TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos financeiros e orçamentários

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA ESTADUAL ESCRITORA CAROLINA MARIA DE JESUS[pic 1][pic 2]

TRABALHO DE PROCESSOS FINANCEIROS E ORÇAMENTÁRIOS:

ADM 3 – NOTURNO – SALA 9                         VALOR: 10 PONTOS

Dupla de Discentes: __________________________/___________________________

Docente: Ralf de Carvalho

1 – Sobre quais assuntos tratam a Administração Financeira e Orçamentária¿ (1,0 Ponto)

R: administração financeira e orçamentária é uma área que trata dos assuntos relacionados às operações financeiras das organizações, tais como as operações de fluxo de caixa, transações financeiras, operações de crédito, pagamentos, etc.

2 – Qual a contribuição da Administração Financeira e Orçamentária para que se evite a falência das empresas¿ E qual é o papel de um bom Gestor de Finanças¿ (1,0 Ponto)

R: A maioria dos casos de falência das organizações ocorre, principalmente, devido à falta de informações financeiras precisas sobre o balanço patrimonial da empresa e problemas decorrentes do setor financeiro. Muitas vezes as falhas derivam de um controle inadequado, e acometem em grande parte um GESTOR DE FINANÇAS (CFO - Chief Financial Officer) pouco qualificado e despreparado.

3 – Qual o Objetivo primário da Administração Financeira e Orçamentária nas empresas¿ Comente-o. (1,0 Ponto)

R: É necessário dizer que o objetivo primário da administração financeira e orçamentária é a maximização do lucro, ou seja, o valor de mercado do capital investido. Não importa o tipo de empresa, pois em qualquer delas, as boas decisões financeiras tendem a aumentar o valor de mercado da organização em si.

4 – Quais os 3 principais Objetivos da administração financeira e das empresas¿ Comente-os. (1,0 Ponto)

R: > CRIAR VALOR PARA OS ACIONISTAS: Como dito acima, o lucro é uma excelente maneira de medir a eficácia organizacional, ou seja, seu desempenho. Contudo, esse indicador está sujeito a diversas restrições, uma vez que é determinado por princípios contábeis, mas que não evidenciam a capacidade real da organização. É importante salientar também que o lucro contábil não mensura o risco inerente à atividade empresarial, pois suas projeções não levam em conta as variações no rendimento.

> MAXIMIZAR O VALOR DE MERCADO: O valor de mercado é considerado um dos melhores critérios para a tomada de decisão financeira. A taxa mínima de atratividade deve representar a remuneração mínima aceitável para os acionistas diante do risco assumido. Nesse objetivo, duas variáveis são importantes de se levar em consideração: o retorno esperado e a taxa de oportunidade. O importante é a capacidade da empresa de gerar resultado, promovendo a maximização do valor de mercado de suas ações e a satisfação dos STAKEHOLDERS (significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles).

> MAXIMIZAR A RIQUEZA: Como último objetivo nós temos a maximização da riqueza, ou seja, a elevação da receita obtida pelos acionistas. Esse objetivo é alcançado mediante o incremento do valor de mercado (sucede os objetivos anteriores). O alcance desse objetivo fica por conta dos investimentos em gestão, tecnologia e inovação, assim como no descobrimento de oportunidades futuras. A geração de riqueza não deve ser vista de forma isolada, mas como uma consequência determinada pelos objetivos secundários.

OU

* Maximização do seu valor de mercado: pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários. Ou seja, a pessoa que investe seu capital em uma empresa, espera que o mesmo seja valorizado com o aumento de valor de mercado da empresa.

* Os proprietários esperam que seu investimento produza retorno compatível com o risco assumido.

* Geração de lucro e caixa:  geram pagamento de impostos, treinamentos, e remuneração dos empregados, investimentos em melhorias ambiental, etc; ou seja a partir do momento em que a empresa gera lucro e caixa, ela estará contribuindo para o bem comum através de pagamento de impostos, treina bem seus funcionários, e contribui para a movimentação da economia.

5 – O que são STAKEHOLDERS¿ (1,0 Ponto)

R: Público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles

6 – Quais as principais atividades empresariais¿ Comente-as; (1,0 Ponto)

R: Atividades de operações: existe em função do negócio da empresa. Ex: compra de matéria-prima, vendas, salários, aluguel, etc (atividades ligadas as operações das empresas. Ex: uma empresa que fabrica sabão em pó)

Atividades de investimentos: Aplicação de recursos, em caráter temporário ou permanente. Ex: compras de máquinas, integralização de capital de empresas controladas, aplicações financeiras, etc. (a empresa para manter suas operações, ela deve investir nos recursos que ela tem),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com