TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A implementação do processo de planejamento financeiro

Pesquisas Acadêmicas: A implementação do processo de planejamento financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 10

[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO ADMINISTRAÇAO

MATEUS PAULO PETRY

finanças empresariais

Concórdia

2012

mateus Paulo petry

finanças empresariais

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Administração Orçamentária; Administração Financeira; Matemática Financeira II; Direito Tributário e Teoria Economica].

Prof. Tiago Nunes Bazoli

Fábio Proença

Helenara Regina Sampaio

Janaína Vargas Testa

Regina Lúcia Sanches Malassise

Concórdia

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO...................................................................................................5

3 CONCLUSÃO..............................................................................................................10

4 REFERÊNCIAS............................................................................................................11

INTRODUÇÃO

A administração financeira é a diciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças das organizações, estando diretamente ligada à administração, à economia e à contabilidade. As questões relacionadas às decisões financeiras requerem uma série de cuidados no tocante aos seus aspectos conflitantes, exigindo uma análise mais profunda. Uma vez que o “saber administrar” é responsavel pelo bom andamento da organização, fica claro, então, a responsabilidade do administrador financeiro no fornecimento de informações e nas decisões tomadas e a importância delas.

Como instrumento de administração, o orçamento fornece direção e instruções para a execução de plamos, sua elaboração predetermina as unidades que serão responsáveis por certos resultados dentro do período sob planejado. O orçamento de capital é um conjunto de recursos no qual são enfatizados os resultados da organização para que o administrador financeiro possa tomar as decisões de aquisições de ativos de longo prazo.

É uma atividade que requer centenas de dados coletados dentro e fora da organização. O planejamento financeiro deve estar diretamente ligado à estratégia da empresa a fim de executá-la. As empresas que tomarem agora a decisão de colocar em prática uma solução de planejamento financeiro eficiente estarão muito mais capacitados a alcançar uma real vantagem competitiva sobre seus concorrentes no mercado.

A administração do capital de giro pode ser considerada uma das ferramenas mais importantes para o boa saúde financeira da empresa. As organizações que conseguem lidar positivamente com esse capital, com certeza, tem um diferencial operacional, uma vez que isso proporcionará melhores condições de compra e venda.

Nas empresas, o conhecimento das diversas fontes de financiamento pode ser um grande diferencial competitivo. No mercado financeiro existem diferenciadas modalidades de financiamento, cada qual com sua especialidade. Cabe a empresa escolher as formas mais viáveis de investimentos, financiamentos, emprestimos, etc..

DESENVOLVIMENTO

Em um cenário econômico cheio de incertezas, crises econômicas e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se não somente como uma ferramenta para a boa gerência, mas sim como algo necessário a sobrevivência da empresa. De acordo com o conceito, planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática, e finanças significa dinheiro, riqueza. Desta forma, planejamento financeiro da empresa é criar uma estratégia econômica, para que atinjam os objetivos que podem ser de curto ou longo prazo, da maneira mais estrutural e precisa possivel. Realizando este processo, a empresa obtem o seu crescimento financeiro e estrutural planejado com maior facilidade e auxilia a mesma a possuir sustentabilidade em seus empreendimentos.

O planejamento Financeiro abranje tres níveis: Estratégico – é o planejamento mais amplo e abrangente, voltado para o longo prazo, envolve a totalidade da organizaçãoo e é definido pela cúpula; Tático – é o planejamento feito no nível gerencial ou departamental, voltado para o médio prazo; Operacional – é o planejamento que se refere a cada atividade ou tarefa, voltado para o curto prazo.

Através do Demonstrativo de Resultado do Exercício podemos apurar se o período orçado vai ser lucrativo ou não. Da junção do orçamento de vendas e os gastos orçados é possível a elaboração do DRE projetado. O DRE é elaborado atravéz do regime de competência e tem como finalidade apurar o resultado de cada período orçado. Desta forma, deve-se apurar a real receita e deduzir todos os custos para se chegar ao lucro projetado.

A Demonstração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com