TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sete Níveis de Delegação

Por:   •  30/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

Os Sete Níveis de Delegação

A ideia de delegar geralmente é compreendida pela dicotomia de “eu faço” ou “você faz”. Porém, de acordo com o autor, na verdade existem sete níveis para a prática de delegar.

Estes níveis variam desde a situação em que o Líder possui total autonomia para tomar a decisão, até o último nível, em que o poder da decisão está totalmente nas mãos do(s) colaborador(es), sem a sua interferência. Veja abaixo quais são estes sete níveis:

Nível 1: DIZER. O Líder toma a decisão e informa ao seu colaborador o quê deve ser feito.

Nível 2: VENDER. O Líder toma a decisão e procura convencer o colaborador de que esta foi a melhor escolha.

Nível 3: CONSULTAR. A decisão está nas mãos do Líder, porém, antes de tomá-la, busca as opiniões dos seus colaboradores a respeito, podendo ou não considerá-las.

Note que nos três primeiros níveis, quem toma a decisão ainda é o Líder, porém a participação do colaborador vai aumentando conforme os níveis vão avançando.

No primeiro nível, o colaborador somente é informado da decisão. No segundo, o Líder procura deixá-lo ciente do que motivou a decisão; no terceiro, o colaborador pode contribuir com a sua opinião antes da decisão ser efetivada.

Nível 4: CONSENSAR. A decisão é submetida ao grupo, que deliberará buscando o consenso.

Observe que neste nível o poder de tomar a decisão não está mais centrado no Líder, mas sim no grupo, que deverá construir a decisão por consenso.

Existem diversas interpretações do que vêm a ser decisão por consenso, que não serão abordadas no objeto desta discussão. Entretanto é suficiente o entendimento de que uma votação e aprovação da maioria é o que se busca nestes casos.

Nível 5: ACONSELHAR. A decisão será tomada pelo colaborador, mas ele deve buscar a percepção e o conselho do Líder a respeito da escolha. Da mesma forma que ocorre no nível 3, a opinião do Líder pode ser considerada ou não. Lembre-se, contudo que: Aconselhar é diferente de pressionar!

Nível 6: PERGUNTAR (informar-se). A autonomia da escolha será do colaborador e após a decisão ter sido tomada, o Líder é informado sobre a decisão. O Líder pode examinar os critérios para a decisão tomada.

Nível 7: DELEGAR. A decisão será tomada pelo colaborador. Este é considerado o especialista no assunto e pressupõe-se que tenha maior domínio que o Líder.

Veja que nos três últimos níveis, a decisão não é mais do Líder e nem do grupo, mas centraliza-se no colaborador, sendo a participação do Líder minimizada de acordo com o avanço dos níveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com