TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Econômicos

Por:   •  7/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Panorama Econômico

Os sistemas econômicos e o filme ‘Adeus Lênin’

Fernanda Erthal Stein

201608 267 121

Prof : Irene Campeas

O sistema capitalista, se caracteriza por meios de produção e distribuição de propriedade privada, com fins lucrativos.

As decisões sobre oferta, demanda, preço e distribuição não são feitos pelo Governo, e sim pelo mercado, e com isso, os lucros são destinados ao pagamento de salários dos trabalhadores e parte pertence aos pelos investidores das empresas.

O Capitalismo é dividido em três fases, sendo estas : Capitalismo comercial, industrial e financeoiro. O primeiro, também conhecido como pré- capitalismo, tinha o objetivo de acúmulo de capital, exploração de terras e comercialização de bens. O segundo, surgiu com a Revolução Industrial, a partir da transformação do sistema de produção, ou seja, trabalhos artesanais passam a ser realizados por máquinas e desta maneira, o desenvolvimento do sistema fabril entra em foco. A terceira fase, conhecida também como Monopolista, é o sistema que vigora até os dias de hoje, tendo início após a Segunda Guerra Mundial e está fundamentado nas leis dos bancos, das empresas e das grandes corporações por meio do monopólio financeiro.

Importante ressaltar que, indústrias e comércios ainda lucram nessa fase, porém são controlados pelo poder econômico de bancos e outras instituições financeiras.

O socialismo, ao contrário do capitalismo, visa uma sociedade sem classes, onde bens e propriedades passam a ser de todos. Tem a ideologia de que não há divisão entre pobres e ricos, propondo uma distribuição igualitária de renda, extinguindo a propriedade privada além da tomada de poder por parte do proletariado.

Assim como no capitalismo, o socialismo foi dividos em 2 tipos : o utópico  e o científico. O primeiro, desenvolvido no século XIX, tem sua premissa na mudança de consciência do indivíduo da classe dominante, e por ser um modelo idealizado, leva o nome de utópico. Já o científico, era pautado na análise crítica e cientifica do capitalismo. Diferente do utópico, essa vertente não buscava uma sociedade ideal, e sim  na luta de classes e na doutrina da mais-valia.

Atualmente, os países que ainda seguem os conceitos socialistas são : Cuba, China, Coreia do Norte, Laos e Vitnã.

Ao comparar os dois sistemas econômicos, observamos grandes diferenças, tais como :

  • Os meios de produção no capitalismo pertencem aos investidores, enquanto no socialismo, pertencem ao Estado
  • A produção visa lucro no sistema Capitalista. Já no socialismo, visa a satisfação das necessidades básicas da comunidade
  • No Capitalismo existem classes sociais e no socialismo, não.
  • O mercado dita as prioridades econômicas da sociedade no sistema capitalismo, já no socialismo, o Estado planifica a economia em ciclos.

No filme ‘Adeus Lênin’, podemos observar de maneira clara a mudança do sistema econômico alemão,  com a queda do Muro de Berlin, em 1989, onde ocorre a reunificação das duas Alemanhas.

O filme ocorre na época da Guerra Fria e mostra toda admiração e dedicação de Christine às ideologias do sistema Socialista, porém, ao ver seu filho, Alex, protestando contra o sistema que tanto idolatrava, sofre um ataque cardíaco que a deixa em coma por 8 meses, tempo necessário para que ocorresse a queda do Muro de Berlin e o alastramento do sistema capitalista dentro da Alemanha Oriental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com