TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os benefícios que uma organização pode receber, usando os princípios da gestão socialmente responsável

Por:   •  13/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.430 Palavras (10 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

TRABALHO FINAL

Pós-graduação em Gestão Empresarial

Professor: Leonardo Pinheiro

Matéria: Metodologia da Pesquisa

Aluna: Jacqueline Brito Mendes

ALUNO

Rio de Janeiro

2018

[pic 2]

Título: Responsabilidade Social e Seus Ganhos

Subtítulo: Como identificar quais os ganhos que uma organização obtém seguindo as diretrizes da gestão socialmente responsável  

Aluna: Jacqueline Brito Mendes

ALU

Rio de Janeiro

2018

SUMARIO

RESUMO

ABSTRACT

INTRODUÇÃO

OBJETIVO

HIPOTESE DA PESQUISA

PROCEDIMENTO METODOLOGICO

CONTEXTUALIZAÇÃO

1 -MEIOS DE UTILIZAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

2 -ESTRATEGIA DE GESTÃO PAUTADA PELA RESPONSABILIDADE SOCIAL

3 -OS GANHOS SOBRE AS DIRETRIZES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

CONCLUSÃO

REFERENCIAS TEORICAS

BIBLIOGRAFIAS

RESUMO

Com o fenômeno onde os espaços geográficos tornam-se mundializado criando uma conecção entre setores econômicos, políticos, culturais e ambientais, tem sido causador de grandes impactos nas organizações. Um dos pontos negativos dessa globalização e a escasseeis dos recurso naturais, consequentemente esse e um dos motivos para o aumento da competitividade entre as mesmas.

Em seu atual cenário as empresas travam uma incessante batalha para se manter vivos nos mercado, por isso tem sido indispensável a busca de algo que permita obter vantagem competitiva, a utilização desses recursos inovadores tem possibilitado alcançar esse objetivo.

Alguns dos temas mais comentados na atualidade e a ética, responsabilidade social e sustentabilidade, então porque não se utilizar desses métodos para obter o tão desejado diferencial competitivo.

Esse estudo busca identificar os ganhos que uma organização pode obter utilizando das diretrizes da gestão socialmente responsável. Já que o interesse por adotar uma conduta responsável socialmente está em ascensão dentro das organizações, por estar atrelado a exigência dos seus colaboradores, clientes e fornecedores.

ABSTRACT

With the phenomenon where geographical spaces become globalized creating a connection between economic, political, cultural and environmental sectors, it has caused great impacts on organizations. One of the negative aspects of this globalization and the scarcity of natural resources is therefore one of the reasons for increasing their competitiveness.

In their current scenario, companies are fighting an incessant battle to stay alive in the market, so it has been indispensable to search for something that allows them to gain a competitive advantage. Using these innovative resources has made it possible to achieve this goal.

Some of the most talked about topics today and ethics, social responsibility and sustainability, then why not use these methods to achieve the much desired competitive differential.

This study seeks to identify the gains that an organization can obtain if using the guidelines of socially responsible management. Since the interest in adopting socially responsible conduct is on the rise within organizations, because the demands of its employees, customers and suppliers are linked.

INTRODUÇÃO

Em seu crescente aumento da competitividade as empresas iniciam uma busca constate pela obtenção de diferenciais competitivos por meio do processo de gestão. Atualmente a responsabilidade social e uma das estratégias mais significativas, a mesma permite maximizar a lucratividade dando suporte ao seu desenvolvimento organizacional.

Isto só e possível pela crescente conscientização das pessoas para as necessidades da nossa sociedade. E notório         que os recursos naturais estão se exaurindo e com essa compreensão os cliente internos e externos estão optando por empresas que assumiram uma postura socialmente responsável.

Para que possa ser compreendida os fundamentos dos temas mencionada esta sendo citado abaixo alguns dos conceitos básico.

Com essa nova visão virou foco primordial a aplicação da ética Segundo ROSINI (2003: 146), “a ética é definida como o estudo de juízo de apreciação referente à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, relativamente à determinada sociedade, ou de modo absoluto” e da responsabilidade social Segundo ASHLEYV et al (p. 6 – 7, 2003) Responsabilidade Social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente de modo amplo, ou a alguma comunidade de modo específico, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela. Esses meios estão sendo utilizados para manter vivo no mercado as organizações socialmente responsáveis, por isso a busca por meios de aplicação dessas diretrizes são importantíssimas para manter a lucratividade e competitividade ativa.

E proposto pela pesquisa a possibilidade de adquirir um melhor desempenho financeiro desenvolvendo o desempenho social, aumentando a probabilidade de existir recursos livres, que podem ser alocados para questões sociais.

As empresas tem demonstrado as mudanças ocorridas em suas relações comerciais, em consequência de sua atuação socialmente responsável, propiciando um aumento em seu poder de barganha com os seus clientes diretos e indiretos, que não querem deixar de ter suas marcas atreladas à marca de uma empresa reconhecida como socialmente responsável pelo mercado ( COUTINHO, 2001)

Nota-se, portanto a necessidade de se desenvolverem instrumentos que auxiliem as empresas a exercerem sua responsabilidade social de maneira mais efetiva. Uma empresa não passa a ser socialmente responsável da noite para o dia. Tais transformações implicam em mudanças profundas em várias dimensões da organização, para trazerem resultados positivos, estas mudanças devem ser contempladas como patê integrante da estratégia de negócios da empresa.

OBJETIVO

O Objetivo desse trabalho e identificar os ganhos que uma organização pode obter utilizando as diretrizes da gestão socialmente responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com