TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os conflitos são benéficos ou disfuncionais às organizações?

Por:   •  12/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Os conflitos são benéficos ou disfuncionais às organizações?

ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA: Faça uma pesquisa sobre os pontos positivos e negativos do conflito organizacional. Após a conclusão dessa pesquisa, poste no fórum de discussão o seu trabalho e interaja com seus colegas de turma sobre o seu posicionamento.

Segundo Chiavenato (2021) A palavra conflito está ligada a discórdia, divergência, dissonância, controvérsia ou antagonismo. Para que haja conflito, além da diferença de objetivos e interesses, deve haver necessariamente uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas. O conflito existe quando uma das partes – seja o indivíduo, seja o grupo – tenta alcançar seus próprios objetivos, que são interligados a outra parte, e essa segunda interfere na primeira, a que procura atingir os objetivos. A interferência pode ser ativa – mediante ação para provocar obstáculos, bloqueios ou impedimentos – ou passiva – mediante omissão. Assim, o conflito é muito mais do que um simples desacordo ou desavença: constitui uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada, no sentido de impor um bloqueio sobre a tentativa de outra parte de alcançar os seus objetivos. O conflito pode ocorrer no contexto do relacionamento entre duas ou mais partes, entre pessoas ou grupos de pessoas. Contudo, à medida que o conflito passa a obstruir o progresso e ameaçar a eficácia e o desempenho organizacional, ele precisa ser administrado adequadamente. Caso contrário, ele passará a afetar de forma negativa o comportamento da organização.

Todas as empresas estão sujeitas a enfrentar conflitos negativos e positivos.

De maneira generalizada, há três tipos de conflitos que devemos evitar:

• Conflitos errados resolvidos de formas erradas: não há foco em causas principais e também não há uma liderança definida.

• Conflitos positivos resolvidos de forma errada: o conflito possui certa relevância organizacional, porém os líderes não são capazes de enxergar soluções positivas para ele.

• Conflitos errados resolvidos de forma certa: o conflito possui uma relevância insignificante aos termos organizacional, porém os líderes 4 demandam alta energia e tempo para resolvê-los, sendo que poderiam ser facilmente negociados e resolvidos sem esse desperdício.

Além do desgaste e da insatisfação com o trabalho que o conflito pode produzir, existe outros tipos de reflexos negativos que os conflitos podem gerar que são descritos abaixo:

• Comunicação e informação distorcidas

• Subordinados que interagem somente fomos que gostam e concordam com eles

• Decisões de baixa qualidade

• Aceitações unilaterais de decisões impostas

• Indivíduos interagindo com hostilidade, rigidez e “mente fechada”

O lado positivo dos conflitos nas organizações é que, quando resolvidos com base na razão e na natureza, a mobilização dos recursos e da energia entre as partes promove a busca criativa de soluções, eleva a habilidade das pessoas para o trabalho em equipe e, acima de tudo, estimula a confiança e o relacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com