TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os diferentes tipos de liderança e sua influencia no clima organizacional

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 6

PASSO1
RESENHA/ ARTIGO

Os diferentes tipos de liderança e sua influencia no clima organizacional

O artigo aponta diversos tipos de  liderança e seus conceitos, entre eles destaca-se que
–“Liderança é uma influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo. e ainda Liderança é o processo de exercer influencia sobre pessoas ou grupos nos esforços para a realização de objetivos em uma determinada situação”– CHIAVENATO

Sabemos que liderança seja ela boa ou ruim é aprendida e desenvolvida por qualquer pessoa. Uma liderança pode ou não sofrer mudanças e obviamente para uma possível melhora, pois quando tudo se vai bem não há manifestação contrária contra um líder. Para ser um bom líder é preciso está em sintonia com o ambiente e seus liderados, vendo que o clima organizacional exerce influencia total sobre a liderança. Liderar exige paciência todo e qualquer tipo de trabalho exige paciência para obtenção de resultados e realização de tarefas. Liderar com disciplina, uma equipe que segue as normas com responsabilidade contribui bastante para bons resultados. Liderar com respeito, um líder que respeita seus colaboradores tem o retorno em admiração e a busca por resultado se torna uma obrigação. Liderar com humildade, um bom líder que sabe reconhecer os erros e ter humildade para aceitar ajuda de seus colaboradores conquista não somente a admiração como também o colaborador para si. Liderar com compromisso, um líder compromissado com seus colaboradores e empresa consegue atingir seus objetivos e criar oportunidades.

O artigo esta enriquecido de informações necessárias e importantes destacando os estilos de liderança e suas habilidades tais como o comportamento autocrático onde os líderes se comportam de forma autoritária e suas decisões independem da participação ou aceitação dos membros. Um líder autocrático é centralizador como mostra o artigo definido por - Maximiano. As características apresentadas de um líder autocrático são; arbitrariedade, despotismo, e tirania. Geralmente quando uma equipe é gerida por esse tipo de gestão ela se porta de maneira agressiva com palavras e gestos, tensa de maneira desgastante levando ao estresse e frustrada  a ponto de deixar o individuo depressivo. O líder autocrático quer resultados não importa suas consequências.
Já o líder democrático  que de alguma forma envolver seus liderados em prol de resultados se comunica com facilidade com os seus liderados tem responsabilidades franqueza e amizade, este tipo de líder consegue atrair sua equipe e fazê-la participar nas decisões e no uso de autoridade.

O clima organizacional
 
assim como a liderança o clima organizacional é um fator importantíssimo na relação entre o líder e o liderado. É quase impossível trabalhar em um ambiente desfavorável e que não contribui para que o líder nem o seus liderados se sintam a vontade para exercerem suas designadas funções.  
Nesse caso cabe ao líder buscar alternativas para transformar o seu ambiente de trabalho um local agradável onde não somente ele, mas também os seus liderados exerçam suas funções motivados e entusiasmados. Um clima organizacional agradável no contribui bastante para a motivação dos  colaboradores. É fácil perceber quando o clima em uma organização não está bem, os funcionários  ficam tensos, acontecem rivalidades, desinteresses, erros constantes, desobediência às ordens, falta comunicação, greves, desperdício de materiais e tantos outras atitudes adversas ao bom clima que são alegria no ambiente de trabalho, aplicação e surgimento de ideias novas, os colaboradores se sentem confiáveis, engajados, e predominam atitudes positivas.

Comprometimento organizacional e motivação dos colaboradores
 
CHIAVENATO –“ Motivação é fundamental para atingir objetivos pois uma pessoa motivada pode superar obstáculos que venham surgir no seu trabalho”. – Podemos afirmar que a motivação é um impulso para a realização de tarefas na vida do indivíduo.
Bem como o clima favorece com o bom desempenho dos colaboradores o comprometimento é fundamental qualidade, mas como receber esse compromisso particular do líder e seus liderados? A motivação é uma das ferramentas para conseguir isso de um colaborador mas como também motivar  essas pessoas? A instituição precisa buscar fontes de motivação de seus colaboradores aproximando-se mais deles. O colaborador é uma peça chave muito importante na instituição e ele precisa saber disso e usar esses argumentos repetidamente vai criar nele um sentimento de importância  e então ele se sentirá motivado. O colaborador quando sente que faz parte de uma equipe bem representada ele vai contribuir com suas ações e ajudará a empresa a alcançar o sucesso e todos sairão beneficiados com essa motivação.

– Motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou pelo menos, que da origem a uma propensão a um comportamento específico

Quando falamos em motivação  não podemos deixar de citar a teoria da motivação de MASLOW
[pic 1]
A teoria de Maslow aponta que o ser humano possui diversas necessidades que podem ser separadas em categorias hierarquizadas. De acordo com a teoria de Maslow, um indivíduo só será  motivado por um nível mais superior de necessidades quando os níveis anteriores já estiverem satisfatoriamente preenchidos para ele.
Essa teoria é uma das mais usadas se não for a mais usada ate nos dias de hoje.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com