TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NO CLIMA ORGANIZACIONAL

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.817 Palavras (16 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 16

IVY MILLENA GUEDES

A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NO CLIMA ORGANIZACIONAL

                        

                                

São Paulo

UNINOVE

2015

                        

IVY MILLENA GUEDES

A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NO CLIMA ORGANIZACIONAL

                        

                                        

Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de ..................

sob a orientação do prof ( a) ................

                São Paulo

                                        UNINOVE

                                            2015

        

A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NO CLIMA ORGANIZACIONAL

                                                        Ivy Millena Guedes *

*Ivy Millena Guedes- Pós Graduação- UNINOVE

RESUMO

O ambiente de trabalho é influenciado pela cultura e clima organizacional, no qual devemos considerar uma forte influência do líder para esse clima, comportamento e motivação das pessoas dentro da organização. O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da liderança no clima organizacional de uma empresa. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica no qual utilizamos artigos da plataforma Lilacs, Capes e Scielo. Concluímos que o papel do líder para o clima organizacional de uma empresa é de grande importância.

Palavras- Chave: Liderança, Clima Organizacional, Fator Humano.

  1. INTRODUÇÃO

        Na década de 60 nas empresas americanas começaram a surgir os primeiros estudos sobre clima organizacional, várias foram as correlações já realizadas entre clima e ouras áreas criticas das empresas, tais como liderança, motivação, desempenho e cultura organizacional (CUNHA,2007).  No entanto apenas atualmente tem se destacado a importância do impacto do clima sobre a qualidade de serviços e produtos. Clima organizacional é o reflexo das motivações, comportamentos e relações estabelecidas entre os funcionários, líderes, agentes organizacionais e fator de imensa influência para as empresas.

        A liderança tem uma grande importância dentro de uma organização, sendo responsável pelo sucesso ou pelo fracasso. Um bom líder é capaz de influenciar e motivar os seus subordinados para alcançarem os objetivos da equipe (MARTINS, 2014). O clima ético da empresa tem grande influência com o tipo de liderança que a empresa possui em sua organização. O clima organizacional afeta os sistemas, estruturas e comportamentos dos recursos humanos, tendo um impacto negativo ou positivo no desempenho e satisfação da organização, assim como define através dos valores éticos os comportamentos apropriados ou inapropriados (BISPO, 2006). Com esse pensamento, o clima organizacional deve ser uma preocupação constante para o Líder uma vez que afeta o desempenho e a satisfação dos subordinados (OLIVEIRA et al, 2012).

        De acordo com Chiavenato (1999), as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações. E as organizações, por sua vez dependem das pessoas para poderem funcionar e alcançar o sucesso. As organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhe dão vida, dinâmica, impulso, criatividade, racionalidade. Tomando como premissa que o clima organizacional numa organização é importante, nem todas as empresas sabem como alcançar esse ideal, o clima favorável ao desenvolvimento humano para o trabalho. Com isso os liderem devem trabalhar em sinergia com todos os seus funcionários para que a empresa alcance os seus objetivos, o sucesso, e o funcionário a satisfação no trabalho.

        Chiavenato (2004) afirmou que a liderança é um fenômeno social que ocorre em grupos sociais. E a define “como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”.

        Os executivos utilizam seis estilos de liderança, mas somente quatro tem efeito consistentemente positivo no clima e nos resultados (GOLEMAN, 2004).

        A liderança é um processo contínuo de escolha que permite ao grupo caminhar em direção à sua meta, apesar de todas as perturbações internas e externas. Ao auxiliar o grupo a lidar com escolhas, a liderança passa a ser uma questão de tomada de decisões do grupo          (CARVALHO, 2011).

  1. SITUAÇÃO DO PROBLEMA

Qual a influência do líder no clima organizacional da empresa?

  1. OBJETIVO/MÉTODO

        O estudo em questão tem como objetivo mostrar através de uma pesquisa bibliográfica utilizando como base de dados Scielo, Capes e Lilacs, a importância da influência do líder no clima organizacional.

  1. JUSTIFICATIVA

        O tema proposto busca investigar através da literatura e artigos científicos a influência da liderança no clima organizacional das empresas. O relacionamento interpessoal e intrapessoal da organização, o clima, pode gerar satisfação ou insatisfação, pessoal ou do grupo, repercutindo no resultado final da empresa.

        A importância desse presente estudo encontra-se em sintonia com a atual preocupação das empresas no Brasil em melhorar sua gestão de liderança, com a humanização do ambiente de trabalho, com destaque para o diálogo para alcançar a satisfação na empresa. O líder deixa, portanto de ser apenas uma peça da engrenagem organizacional e passa a ser canal de potencialização das pessoas, desenvolvimento interpessoal e intrapessoal, profissional. Contribui para o crescimento de seus subordinados em harmonia com a evolução e sucesso da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com