TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DIFERENTES TIPOS DE LIDERANÇA E SUA INFLUÊNCIA NO CLIMA ORGANIZACIONAL

Artigos Científicos: OS DIFERENTES TIPOS DE LIDERANÇA E SUA INFLUÊNCIA NO CLIMA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 3

CARLOS ALBERTO ROSSE

Etapa 3 – Passo 1

OS DIFERENTES TIPOS DE LIDERANÇA E SUA INFLUÊNCIA NO CLIMA ORGANIZACIONAL

Em todos os setores da vida a presença de uma liderança faz a diferença. Sua atuação faz as coisas acontecerem, para o bem ou para o mal, dependendo dos interesses envolvidos. Em uma organização, em uma empresa, não é diferente. A figura do líder integra um dos alicerces do ambiente organizacional. É o líder que consegue fazer com que os liderados se comprometam com os objetivos da organização. Mas, como ser um líder?

Enquanto alguns autores afirmam que ninguém nasce líder, que essa condição só é adquirida quando a pessoa é preparada para o exercício da liderança, outros afirmam que a liderança provém da vivência, da experiência adquirida durante a vida e que ninguém ensina uma pessoa a ser líder. O exercício da liderança requer habilidades que podem ser adquiridas ao longo da vida, seja pela vivência e pela experiência adquirida ou por preparo. Portanto não há uma receita pronta para que alguém se torne um líder. Alguns autores tipificaram, caracterizaram, estilizaram a figura do líder, como pode ser verificado no artigo. No entanto o mais importante é constatar que um conjunto de valores e habilidades são essenciais para o exercício da liderança, independente do tipo, da característica e do estilo do líder.

Um líder, necessariamente, tem que ter o poder de persuasão dos liderados. Para tanto, é essencial que ele possua a facilidade / habilidade da comunicação, para passar as suas ideias da maneira mais clara e concisa possível. Aqui deve-se levar em conta que se comunicar não envolve somente o uso da palavra, falada ou escrita. A comunicação tem uma amplitude que vai além da palavra. A sua experiência de vida, a sua vivência social são importantes para a formação dessa condição, sem deixar de considerar as técnicas de comunicação existentes, que podem capacitá-lo ainda mais para o exercício da liderança. Outra condição importante para um líder é o exercício da humildade. Saber ouvir, acatar sugestões e opiniões, reconhecer erros, compreender e aceitar diferenças, são qualidades que cativam ainda mais o grupo. Mas, um líder, para ser completo, não pode prescindir do conhecimento. O conhecimento lhe traz confiança, segurança para compartilhar com os liderados as responsabilidades existentes, sem se sentir ameaçado em seu cargo e função, além de conferir maior qualidade ao grupo.

Sem essas condições, penso eu, não há um líder. Há um chefe, uma autoridade, um carrasco, outras patentes, menos um líder. Para exercer uma liderança que seja democrática e efetiva, o verdadeiro líder não pode prescindir desses valores e habilidades. Em uma empresa, um líder consegue construir um clima organizacional saudável e harmonioso no exercício da sua liderança; consegue construir um ambiente propositivo, proativo e comprometido com os objetivos da empresa, através da condução de seus liderados.

No caso da cafeteria um líder, com os valores e qualidades anteriormente expostos, será capaz de envolver seus comandados em um projeto de recuperação e até mesmo de uma futura expansão do empreendimento, criando dessa maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com