TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os f=Fundamentos Econômicos

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.895 Palavras (12 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 12
  1. RESUMO

    Este Trabalho foi desenvolvido com o intuito de identificar os fundamentos econômicos explicando para solucionar uma inflação devemos partir do principio da economia ou seja usar o manual de instrução vamos especificar de forma clara e o objetiva de acordo com o entendimento dos conceitos que foram se desenvolvendo com o tempo falaremos sobre a curva de possibilidade e quanto ela custa, o objetivo da ATPS é fixar o conteúdo ministrado em sala de aula.

Falaremos sobre as estruturas de mercados de bens e serviços e as várias estruturas que a compõem e os seus conceitos. Sendo que maiorias dos modelos pressupõem que as empresas maximizam o lucro total. Essas estruturas são:corresponde ao mercado cuja oferta do fator de produção é abundante, o que torna o preço deste fator constante.Monopólio configura-se pela unicidade do produtor, e por não ter uma substituição do produto e por intransponíveis barreiras de entrada.Oligopólio é a estrutura de mercado em que um pequeno número de empresas controla a oferta de um determinado bem ou serviço. Os poucos vendedores oferecem produtos Concorrência perfeita similares ou idênticos. Monopsônio é caracteriza pela existência de muitos vendedores e um único comprador, sendo que essa estrutura pode prevalecer no mercado de trabalho Oligopsônio considera-se um tipo de competição imperfeita, é o mercado em que existem relativamente poucos compradores, que dominam o mercado e muitos vendedores.E exemplificaremos algumas empresas que se encaixam em cada uma delas



2. INTRODUÇÃO
Este trabalho vai falar sobre os conceitos principais e fundamentais da economia mostrando qual é o primeiro passo em momentos de crise ou mostrar como podemos prever que as crises não afetem, prevendo e planejando os futuros problemas da sociedade econômica. Veremos também um modo de se organizar mediante solicitação de empréstimos mostrando que é necessário compensar na ideia de pagar os juros e o capital emprestado e visar o lucro encima deste processo.
E percebemos que nada é de graça para tudo no processo de economia é preciso tomar decisões e criar riscos encima disso e ir com ela até o final independente do resultado não quer dizer que é necessário proceder até o final mais sim ter a visão que a tomada de uma decisão gera uma consequência, por isso decisões devem ser analisadas o processo pode até sofre alteração tendo em vista os custos e a margem de produção. Percebemos as diferenças dos padrões de vida de acordo com os o desenvolvimento do país. E falaremos sobre inflação as causas e por que a elevação da moeda em circulação contribui para que apareça a elevação de preços.
Em relação à produção abriremos uma síntese que se a produção aumentar em percentual maior que os fatores produtivos apresentaram crescimentos nos rendimentos se aplicou na economia como um todo, e podendo assim investir no crescimento da produção ou na qualidade, para que o produto seja aperfeiçoado com garantia de vendas e retorno. E veremos que a atividade econômica depende do preço que depende de um planejamento para mantê-lo sobre o controle. Os padrões de vida são garantidos mediante investimentos na produção visando que ninguém investe se não houver garantias que o investimento estará sendo realmente um INVESTIMENTO, pois as variações de vida e diferenças de crescimento do PIB.

3. DESENVOLVIMENTO

O Custo de Oportunidade é um dos fundamentos da economia. E um dos principais de fato, um exemplo comum disso é imaginarmos uma indústria de carros que produzia 500 carros por mês em um mercado que consumia todos os produtos fabricados mediante disso ela tomou a decisão de industrializar um novo tipo de carro, porém percebeu que precisaria deixar de produzir 50 carros do modelo antigo para alimentar a demanda solicitada, o custo da oportunidade esta no valor perdido de 50 carros do modelo antigo que não será fabricado.
Curva de Possibilidade de Produção representa as possíveis produção que podem ser atingidas de acordo com os recursos e tecnologias existentes e possíveis de serem utilizadas um exemplo comum é uma fazendo que tem numero fixo de funcionários e insumos agrícolas e produzem mandioca e milho se o dono da fazenda utilizar toda terra para plantar mandioca não terá área para plantar milho, mais se optar por plantar apenas mandioca não plantará milho, alternativas intermediárias ou seja a utilização de parte da área para mandioca e ficando o restante para o plantio de milho, há varias as possibilidades disponíveis.

|Possibilidades Mandioca(kg) Milho (kg) |
|A 0 16000 |
|B 3000 14000 |
|C 5000 12000 |
|D 7000 11000 |
|E 9000 7000 |

Produto Inelástico é o quadro “Monalisa”. Este, por ser único no mundo, não tem a demanda atrelada ao preço, que por, pois mais que aumente o valor cada vez mais ainda haverá compradores. Quando se fala num bem essencial, fala-se sob o aspecto das preferências do comprador, não das suas dependências.

 De posse de uma boa análise da demanda dos produtos da sua empresa, será possível prospectar:
Surgimento de novas necessidades;
     •aumentar e melhorar a variedade (mix) dos produtos;
     •atender às exigências dos velhos e novos clientes;
     •ajustar mais racionalmente a margem operacional.
Produtos Elásticos dados as condições normais de oferta dos produtos (mantendo-se a qualidade e níveis de quantidade), e ocorrendo uma alteração no preço de vendas, há uma resposta imediata e inversa na demanda/consumo. Ou seja, ao reduzir-se “x%” no preço de venda do produto, aumenta-se “y%” na demanda (faturamento). Inversamente, ao se aumentar “x%” no preço de vendas diminui-se “y%” na demanda. Essa é a característica básica dos produtos “elásticos”: quando os preços se alteram as pessoas tendem a aumentar ou reduzir o consumo.
     Ex1: Alguns produtos elásticos: café, carnes nobres (picanha, filé-mignon, etc), manteiga (que pode ser substituída por margarina), carro, calçados, celular, computador, geladeira, etc.
     Ex2: Com o preço do celular reduzido em “x%” sua demanda aumenta em “y%”. Inversamente, se o preço aumentar “x%” sua demanda diminui em “y%”.
É interessante ter noção do comportamento dos preços-demanda de certos produtos que têm similares. Ao se alterar o preço de um produto, há um imediato aumento na demanda do seu substituto
Em momentos de crise econômica, ninguém conversa com um economista para tentar entender, precisamos compreender os princípios econômicos que são os únicos que podem ajudar nesses momentos, como dizem quando não tem o que fazer leia o manual. Um exemplo que acontece todos os dias sem percebermos é que para obter algo que desejamos devemos abrir mão de algo que gostamos tomar decisões é comparar um objetivo com outro, isso na economia se chama TRADEOFF existem vários, o mais clássico é aquele entre “armas e manteiga” na qual quanto mais for gasto em defesa nacional para proteger o país de agressores externos (armas), menos se pode gasta com bens pessoais para aumentar o padrão de vida (manteiga), ou seja, quanto mais nos investimos na proteção nacional que nos esquecemos dos padrões de vida que são interligados em saúde, educação, moradia, pavimentação e melhoria na qualidade vida, abriram mão do que é uma necessidade para investir em segurança que é o que desejamos. Os TRADEOFFS é difícil de enfrentar, mais reconhecer que não significa dizer como deverão proceder, apenas considerar esse fator ao tomar decisões pois, terão uma melhor visão de suas opções.
Obviamente em fazer uma faculdade estando atentos que é um investimento na qual tomamos uma decisão, entretanto se atentar aos custos dessa oportunidade, um investimento que acompanha a ação, e devemos estudar e aprender para que não seja dinheiro jogado fora que não vai ter retorno algum. Lição para não ocorrer à crise: o custo para aprovar um empréstimo corre o risco de falência do seu banco sem garantia (subprime), por isso temos que analisar o investimento para que possamos pagar os juros e o valor do empréstimo visando o lucro. O custo de uma oportunidade de um item é o que se abre mão ao escolhê-lo.
Pessoas racionais PENSAM antes de agir, quando as provas se aproximam a decisão não é jogar tudo para o alto ou estudar sem parar, mas entre gastar mais uma hora revendo a matéria ou assistir televisão, entretanto planejar-se e manter-se equilibrado   para não ficar sobrecarregado. Os economistas usam a expressão alteração marginal para falar de ajustes para complementar um ação a principio é o que ajuda a tomada de decisões e determinar se a mudança de uma variável vai deixá-la em melhores condições. O custo marginal adiciona custo e resulta num aumento das atividades, de acordo com a teoria você aumenta o nível de atividade enquanto o beneficio marginal for maior que o custo marginal ao atingir o nível de igualdade entre benéfico e o custo seu investimento foi concluído com sucesso. Resumindo em muitos casos as pessoas tomam as melhores decisões quando pensam na margem. Um tomador de decisão executa uma ação se, se somente se, o beneficio marginal da ação ultrapassa o custo marginal.
Respondemos aos incentivos para tomar decisões comparando custos, qualidade e benefícios, entretanto quando ao compará-los percebemos alguma mudança o nosso comportamento muda se ganhássemos algo para fazermos apostar arriscadas seria um grande passo para arriscá-las, gerando competições e princípios de liderança, baseadas no desenvolvimento econômico. Mediante grande desenvolvimento econômico, pois  comercio esta permitindo que cada pessoa se especialize em atividades que melhor se encaixe com o seu perfil, ou seja, mais apta, seja no ramos de Humanas, Exatas, Tecnológicas entre outras áreas. Muitas políticas afetam os benefícios e os custos para as pessoas, muitas vezes de maneira indireta. Ao analisarmos qualquer política, precisamos considerar não apenas seus efeitos diretos, mas também os efeitos indiretos que operam por meios de incentivos.
Os mercados é um modo de organizar as Atividades Econômicas este insight (compreensão ou intuição de uma situação) deve-se a Adam Smith, por mais que indivíduos e empresas busquem um lucro pessoal e pesem só em si mesmos ele favorece a sociedade como um todo, Adam usou este termo como mão invisível do mercado para que este paradoxo aconteça a competição é fundamental pois gera preços menores e maior eficiência em produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com