TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os papéis dos lideres nas organizações

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 6

O líder Jack Welch

Jack Welch nasceu em Salem, Massachusetts. Bacharelou-se e m ciências pela Universidade de Massachusetts e alcançou seu mestrado em ciências e Ph.D. em engenharia química pela Universidade de Ilinóis.

 

Iniciou sua carreira na General Electric Company em 1960 e, em 1981, tornou-se o oitavo chairman e CEO da empresa. Nos seus 20 anos como CEO da General Electric, tirou a empresa de uma burocracia incomensurável para transformá-la em uma central elétrica dinâmica e respeitada. Durante seu mandato, o valor de mercado da GE cresceu de 13 bilhões para 400 bilhões de dólares. Nesse processo, as inovações gerenciais de Welch conferiram-lhe a posição de CEO mais influente de sua época.

 

Quando se aposentou da GE em 2001, Jack Welch escreveu sua autobiografia, campeã de vendas internacional. Ele também dedica grande parte do seu tempo viajando pelo mundo, falando com pessoas em todos os níveis da empresa, respondendo às suas indagações sobre uma dezena de tópicos abrangentes. Esses encontros proveram a inspiração para seu novo best-seller, Winning (Paixão por Vencer).

  
Em 2000, foi nomeado Gerente do Século pela revista
Fortune.  Em 2005, foi eleito o CEO mais Admirado dos últimos 20 anos  e o Maior Líder Mundial da atualidade.

 
Jack Welch é, atualmente, diretor da Jack Welch, LLC, onde trabalha como consultor para um pequeno grupo de 500 CEOs empresariais da
Fortune, proferindo palestras para pessoas e estudantes em todo o mundo.  Ele e sua esposa Suzy mantêm uma coluna mensal na revista Business Week, escrevendo também para uma coluna em uma publicação de grande divulgação mundial, com presença em 30 países, respondendo perguntas sobre negócios, empresa ou desafios na carreira.

Os papéis dos lideres nas organizações

O papel do mentor – Expressar reconhecimento, ensinar pelo exemplo e desejar desencadear mudanças significativas em outros.

É uma ferramenta que utiliza o compartilhamento de conhecimento. Este conhecimento só poderá ser transmitido através da força de trabalho atuante. Mentores compartilham experiência, lições aprendidas, oferecem uma ampla perspectiva do negócio compartilhando conhecimento e sabedoria. Os empregados são considerados recursos importantes a serem compreendidos, valorizados e desenvolvidos.

O objetivo de Jack Welch é falar com pessoas em todos os níveis da organização desde a linha de montagem até os altos executivos. Seu propósito é ajudar todas as pessoas que querem atingir o sucesso.  Segundo Welch não existe um único mentor ou uma única característica definida e sim o papel do mentor está em qualquer pessoa de qualquer nível, que consiga valorizar as idéias, competências e criatividades dos funcionários.

O papel do facilitador – Para  ser um bom facilitador é necessário acima de tudo muita experiência e sabedoria  nas áreas humanas, nessa função o gerente fomenta um esforço coletivo, cria coesão e moral e administra os atritos interpessoais.

Segundo Welch, a drástica diminuição dos níveis hierárquicos deixa a competência dos executivos mais exposta, fazendo com que estes resolvam problemas realmente importantes. A expectativa era a de modificar a antiga figura do líder controlador e autoritário para um líder facilitador e que dá suporte. Este processo tinha como objetivo transformar todo o gerenciamento em prol da velocidade na tomada de decisões e implantação de idéias, além de promover iniciativas sem que fossem necessárias inúmeras revisões e aprovações.

O papel do monitor – A palavra “monitoramento” remete ao olhar atento e intrusivo do burocrata ou do supervisor bisbilhoteiro, alguém pago para flagrar quem se diverte com seu trabalho e vedar-lhe seu prazer. Refere-se a atenção do gerente a questões de controle interno como por exemplo a gestão de processos essênciais, a fim de assegurar que haja consistência.

Na gestão de Jack Welch, ele faz questáo de certificar que as pessoas certas estão nas funções certas para torna-las mais produtivas e criativas em seus trabalhos dando-lhes condições e direcionamento adequado para atingir o objetivo final.

Welch diz que cuidava pessoalmente dos 750 principais executivos da GE. Cuidava de seu desenvolvimento, de sua recompensa e de seu avanço. A cada fim de ano, Welch enviava cartas de duas a três páginas, manuscritas, a cada subordinado direto. Falava o que pretendia para o ano seguinte e juntava uma cópia do bilhete do ano anterior. Assim, as pessoas ficam sabendo que seu líder as está acompanhando de perto.

O papel do Coordenador – O cordenador é o principal responsável pelo fluxo do trabalho, seu papel compreende a cordenação do trabalho de dois ou mais empregados, grupos ou unidade que funcionam de maneira independente.

Os conceitos de Jack Welch  em relação a coordenação são: Elimine a burocracia, seja implacável no corte de disperdícios, as operações devem ser rápidas e simples, valorizem o tempo um do outro, invista em infra-estrutura, devemos ser quem  melhor conhece o  nosso negócio. Não precisamos de consultores para dizer o que devemos fazer.

O papel do Diretor – Este papel é o reflexo da definição de liderança.

Ao se referir aos atributos de um diretor de empresa, Jack Welch cita integridade, autoconfiança, paixão por aquilo que faz, flexibilidade para atingir objetivos cada vez mais exigentes, capacidade de diferenciar os melhores funcionários e boa comunicação, entre outros. Além disso determina os princípios a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com