TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPER: A MANIPULAÇÃO INDEVIDA DA CIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE ARMAS QUÍMICAS E AS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA OS SERES HUMANOS

Por:   •  20/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Veiga de Almeida  

Nome: Vitor Lucas de Souza Marins Vieira

Graduação: Administração (EAD)

Matéria: Filosofia

A consequência da bomba mortal

Rio de Janeiro

2018

PAPER: A MANIPULAÇÃO INDEVIDA DA CIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE ARMAS QUÍMICAS E AS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA OS SERES HUMANOS.

 

Prezados (as) Estudante (s),

 

Neste documento constam as orientações sobre o trabalho da disciplina Filosofia. Esta é uma atividade muito importante, pois permitirá a articulação entre o conhecimento e a realidade prática.

O objetivo da disciplina Filosofia é habilitar o aluno a identificar as características básicas que tornam o homem um ser de cultura, distinguir os elementos da constituição lógica do raciocínio, descrever os sistemas clássicos da filosofia e sua relação com o mundo concreto, bem como elaborar uma reflexão crítica acerca do conhecimento, da ética e das novas tecnologias que se interpenetram e interagem no mundo globalizado.

A elaboração deste trabalho será uma oportunidade ímpar para refletirmos sobre a superação do mito de uma realidade que se impõe a partir dos avanços do conhecimento científico, mas que carece de reflexões filosóficas. Neste sentido, estaremos mais próximos de um posicionamento crítico acerca das contradições do século XXI, bem como nos tornaremos mais conscientes do nosso papel enquanto cidadãos socialmente responsáveis.

 

Espero que esta atividade não seja um mero trabalho, mas uma oportunidade à reflexão efetiva.

Sucesso a todos!

 

Situação problema:

Desde seus primórdios na Grécia Antiga (século VII a.C), a Filosofia se constituiu como um conhecimento racional sobre a ordem da natureza e abrangia até mesmo as ciências. Posteriormente, com o avanço científico da modernidade, o conhecimento passa a se segmentar em campos específicos, o que fomentou o progresso que chegou ao século XXI com toda a força. Tal desenvolvimento interfere decisivamente em todos os segmentos da sociedade, afetando inclusive a vida e os valores humanos.

Vimos nos recursos didáticos da disciplina que a Filosofia se pauta na reflexão integrada da realidade. Vivemos num mundo de profundas transformações sejam sociais, globais, econômicas, etc., que interferem diretamente no nosso cotidiano. Já parou para observar isto? Mas será que todo este avançado contempla o conceito de humanidade a contento? Guerras, preconceitos, violências, manipulação genética, armas químicas, espionagem e robotização desenfreada são sintomas de entraves que têm prejudicado diversos povos. Todos estes indicadores evidenciam a necessidade de começarmos repensar os fluxos da divinização do conhecimento científico, do contrário seremos apenas guiados pelos vetores destes processos sociais.

Nesse sentido, a proposta deste estudo é fomentar reflexões filosóficas acerca da revolução da ciência contemporânea e dos avanços e retrocessos do mundo globalizado, tendo em vista as temáticas tratadas na nossa disciplina.

O tema escolhido para este Trabalho da disciplina é “A manipulação indevida da ciencia na elaboração de armas químicas e as consequências negativas para os seres humanos”. Para tanto, solicita-se a elaboração de um paper alinhado ao contexto da disciplina e à relação entre teoria e realidade.

Para ajudá-los a desenvolver esta atividade, observem abaixo o passo a passo:

1. Leiam os textos das unidades 3 e 4 da disciplina.

2. Assista ao vídeo “Armas químicas, ninguém vistoria os Estados Unidos”. Disponível em . Acesso em:12 dez 2016.

3. Leiam a materia intitulada “Armas químicas e biológicas”, disponível em:< http://super.abril.com.br/ciencia/armas-quimicas-e-biologicas/> . Acesso em: 12 dez. 2016.

4. Pesquisem na internet informações adicionais sobre o uso da ciência na construção de armas químicas.

5. Elaborem dois parágrafos sobre a manipulação indevida da ciencia na elaboração de armas químicas e as consequências negativas para os seres humanos com as palavras de vocês (sugiro não colar textos da internet, pois trabalhos com plágios obterão nota zero).

6. Interpretem este fato utilizando as reflexões filosóficas do material de leitura sobre a Filosofia e o desenvolvimento científico, a supervalorização da ciência moderna, a ética, a moral, a ética planetária, mundo sensível e mundo inteligível.

7. Montem o texto. Ele deve ter uma sequência lógica de ideias, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão.

7.1 Na INTRODUÇÃO - deve ser apresentado o trabalho, qual o tema, qual o seu objetivo, falar um pouco sobre a disciplina Filosofia. Trata-se de um comentário geral.

7.2 No DESENVOLVIMENTO – nesta parte deve-se fazer a exposição do assunto propriamente dito, discutir os significados da criação de armas químicas, o papel da ciência no desenvolvimento das mesmas, seus impactos negativos e utilizar as discussões do material de leitura sobre a Filosofia e o desenvolvimento científico, a supervalorização da ciência moderna, a ética, a moral, a ética planetária, mundo sensível e mundo inteligível para discutir o problema em questão.

7.3 Na CONCLUSÃO – deve ser feito o fechamento do trabalho. É preciso discutir a importância do saber filosófico para a ciência e para o mundo, quais conclusões podem ser extraídas do trabalho elaborado e o que foi aprendido com a elaboração do mesmo.

Introdução

O atual trabalho é sobre o processo de preparação e posteriormente conseguencia trouxeram detonação das duas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki.

O objetivo é explicar com mais detalhes os acontecimentos da preparação da equipe americana que estava no avião que executou o lançamento e mencionar também os males que as bombas deixaram para o povo do Japão em 1945.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com