TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MANIPULAÇÃO INDEVIDA DA CIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE ARMAS QUÍMICAS E AS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA OS SERES HUMANOS.

Por:   •  6/11/2018  •  Dissertação  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  1.574 Visualizações

Página 1 de 3

1. A MANIPULAÇÃO INDEVIDA DA CIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE ARMAS QUÍMICAS E AS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA OS SERES HUMANOS

A utilização de armas químicas foi registrada pela primeira vez nos combates da primeira guerra mundial. Elas foram utilizadas com intuito de subjugar os inimigos e atingir o máximo de pessoas possível. Devido ao seu caráter cruel após a guerra elas foram proibidas, mas ao longo dos anos existem vários registros de sua utilização em combates espalhados pelo mundo.

É sabido que vários países possuem arsenais de armas químicas escondidas e periodicamente são divulgadas notícias de testes ou mesmo de ataques ocorridos. Recentemente foi veiculada a noticia de um suposto ataque realizado pelo governo sírio nas proximidades de sua própria capital, Damasco isso ocorreu em abril desse ano o que mostra o quanto esse discursão é atual e como somos ignorantes e indefesos em relação a isso.

O ser humano através da ciência vem alcançando patamares cada vez mais altos e fazendo descobertas que beneficiam a comunidade como um todo, seus avanços são indiscutíveis e seu desenvolvimento pode ser observado através das descobertas nos mais amplos campos. A ciência está presente no combate a doenças, no desenvolvimento de produtos mais eficientes para o uso no dia a dia, na tecnologia e em vários outros setores da sociedade, porém seu crescimento acelerado não traz apenas benefícios.

Com as modificações feitas pelo homem em seu ambiente começaram a surgir questionamentos de até onde seria justificado o uso da ciência e seus avanços, isso começou a esbarrar em questões éticas pois toda a modificação é justificada pelo avanço não levando em consideração as consequências a natureza, aos animais ou ao seus próprios semelhantes, muitas vezes penalizando a minoria em prol do “beneficio” de todos. A filosofia já utilizou e ainda hoje utiliza a ciência como campo de seus estudos buscando uma visão ampla e fazendo questionamentos sobre seus propósitos e suas interferências sociais, seu intuito não é modificar a realidade, mas apenas promover uma reflexão qualitativa sobre os fatos. Ainda hoje é possível ver essa interferência através da Filosofia da ciência que estuda vários campos como a psicologia e a física.

Ainda falando de questões éticas pode-se citar novamente a utilização de armas químicas, o grande avanço da ciência e enormes investimentos possibilitaram sua criação com o intuito de submeter outros povos e provar a supremacia das grandes potências. A acumulação de armas não só químicas é algo presente e vem como um sinônimo de poder, mas sua utilização causa sofrimento e mortes cruéis de inocentes não sendo assim algo justificado. Isso mostra o grande desrespeito pela vida e pelos semelhantes e como a visão etnocêntrica afeta o relacionamento entre os povos.

É inegável que a modernidade e seus avanços trouxeram e trazem vários benefícios, mas todo conhecimento utilizado para subjugar, causar sofrimento e medo não é aceitável. Cabe ao ser humano refletir até onde se pode ir e qual deve ser o seu limite avaliando seus impactos no mundo. Assim como no mito da caverna de Platão a sociedade vive em um mundo de sombras e é manipulada por fragmentos de conhecimento e por não fazer o mínimo esforço em questionar e buscar outras fontes. O mundo se modifica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com