TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MANIPULAÇÃO INDEVIDA DA CIENCIA NA ELABORAÇÃO DE ARMAS QUIMICAS E AS CONSEQUENCIAS NEGATIVAS PARA OS SERES HUMANOS

Por:   •  6/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

NATHÁLIA DE SOUZA SANTOS

 A MANIPULAÇÃO INDEVIDA DA CIENCIA NA ELABORAÇÃO DE ARMAS QUIMICAS E AS CONSEQUENCIAS NEGATIVAS PARA OS SERES HUMANOS

FEIRA DE SANTANA

2020

Inicialmente, neste trabalho, será feito algumas reflexões acerca de alguns pontos que são muito importantes para a compreensão da manipulação indevida da ciência na elaboração de armas químicas e as consequências negativas para o ser humano, porquanto este Paper aborda questões não apenas filosóficas, mas também históricas e sociológicas. Dessa forma, será trazida à baila, primeiramente, qual o conceito da ciência, o que a caracteriza, o avanço do conhecimento e qual a reação negativa na vida das pessoas, o conceito e o surgimento das armas químicas e qual a sua utilidade. Além disso, portanto, citarei um exemplo histórico que ocorreu no Brasil para podermos entender a gravidade que as armas químicas trazem à sociedade e de qual forma a ciência contribuiu para tal acontecimento.

Seguindo a linha de raciocínio supracitada, a ciência seria a procura pelo conhecimento de forma sistemática, estabelecendo seus esclarecimentos através de leis cientificas e matemáticas. Para algumas pessoas é um campo sem falhas e sempre é válido. Nesse sentido, segue o pensamento do filósofo alemão Ernest Cassirer:

 A ciência é o ultimo passo no desenvolvimento espiritual do homem e pode ser considerada como a mais alta e mais característica conquista da cultura humana. Produto verdadeiramente tardio e requintado, só poderia desenvolver-se em condições especiais [...] não há outro poder, em nosso mundo moderno, que se possa comparar com o do pensamento cientifico [...] (CASSIRER,1977,325)

É notório que a ciência exerce uma grande influência em nossa vida cotidiana, a ponto de ser difícil imaginar como seria o mundo atual sem a sua contribuição ao longo do tempo. Ela tem sido a grande responsável pelas transformações tecnológicas que têm suportado as incríveis evoluções de diferentes concepções. Esta se caracteriza por uma inquietação sucessiva não só em conhecer os fenômenos que acontecem em nosso meio, como também em descrevê-los e propor teorias racionais que possam explicar como eles acontecem.

Dessa maneira, a curiosidade humana foi um dos principais motivos para o progresso da ciência: a descompromissada de resultados concretos e livre de qualquer tipo de tutela ou orientação. A produção científica movida simplesmente por essa curiosidade, hoje, não só tem sido capaz de abrir novas fronteiras do conhecimento e de nos tornar mais sábios e de gerar valor e mais qualidade de vida para o ser humano, mas também uma completa miséria para a humanidade desde os séculos passados.

Sabe-se que ela tem sido a grande responsável pelas mudanças tecnológicas que têm aturado as “incríveis” evoluções nas concepções medicinais, no entanto também devastadoras em relação a criação de armas químicas. Mas o que vem a serem as armas químicas? As armas químicas são todas as substâncias tóxicas capazes de matar ou causar algum tipo de lesão em qualquer ser vivo.

A primeira arma química foi inventada pelo cientista alemão Fritz Harber o qual fez várias pesquisas acerca não só do cloro- é importante que se diga, uma das principais substâncias das armas químicas usadas na primeira guerra mundial-, mas também do gás cianídrico que também foi usado na segunda guerra mundial.

Vale ressaltar que as armas químicas foram proibidas pela convenção de armas químicas e biológicas em 1972, todavia ainda são produzidas e acumuladas por diversos países, tendo em vista os Estados Unidos que até então são um dos maiores produtores de armas químicas do mundo. O que faz com que surja, a partir disso, certo medo, pois o atual presidente dos EUA é conhecido por ter um temperamento explosivo desde criança. Um exemplo disto foi o acontecimento que ocorreu há poucos meses atrás, que os Estados Unidos mataram o general Quasem Soleimani, o que acarretou um medo mundial, pois começaram a brigar entre si e ameaçando uns aos outros com armas químicas, o que sabemos que se isso acontecesse seria o fim da humanidade e, talvez, da vida na terra, pois são diversas consequências negativas para os seres humanos. Por exemplo, o gás cianídrico combina-se com a hemoglobina, bloqueando a capacidade do sangue de transportar oxigênio. Provoca a morte rapidamente quando inalado; Já o gás mostarda Além de atacar o revestimento das vias respiratórias, provocando feridas e inchaço, esse gás com cheiro de mostarda provoca bolhas e queimaduras na pele e cegueira temporária. Se inalado em grande quantidade, mata. Estas são algumas das consequências negativas para o ser humano, pois há varias outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (222.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com