TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA e AUDITORIA

Por:   •  19/9/2015  •  Monografia  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ORIENTAÇÕES

TURMA GFCA 3 – A R A C A T U B A

        

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

GESTÃO FINANCEIRA  CONTROLADORIA e AUDITORIA   3  

ARACATUBA

1 – DO TRABALHO EM SI

O trabalho de conclusão de curso é uma exigência do MEC, a partir de turmas iniciadas em fins de 2001, como forma de garantir a titulação de MBA para os participantes.

2-PARTICIPANTES, PRAZO E ORIENTAÇÃO

O trabalho deverá ser feito individualmente, de acordo com alteração de norma do MEC, para turmas com inicio a partir de junho 2007, como é o seu caso

O trabalho poderá ter a primeira parte realizada em grupo, com limitação de até 5 participantes, observadas as características que cada um dos 5 participantes se dedique a um  departamento diferente da organização, no caso, a parte B do projeto, conforme citado abaixo. Neste caso, 5 encadernações deverão ser efetuadas. Atenção a este detalhe.

O tcc pode também ser efetuado por um participante desde o inicio, caso não exista a opção de grupo para a primeira parte.

O prazo de entrega é de até 120 dias após a realização da ultima disciplina da turma, a saber Jogos  On Line, que tem previsao de termino para 19 de junho de 2014.   Assim, vemos que a data de entrega do TCC deverá ser em  aproximadamente  em 15/20 de outubro de 2014.   Fique atento a este prazo pois eventuais atrasos na entrega poderão acarretar problemas junto ao órgão fiscalizador do MBA.

Por outro, torna-se importante esclarecer que o prazo de entrega de tcc NÃO esta vinculado a pendência de disciplinas, caso existam. Recomenda-se fortemente que o aluno entregue o tcc junto com a turma, no prazo estabelecido acima.

A orientação é feita on line, através da coordenação acadêmica do curso, professor Carlos Alberto dos Santos Silva (cass@cass.ecn.br), além de ( prof_cass@yahoo.com.br), alem de reuniões a serem marcadas posteriormente

3-FORMA DE APRESENTAÇÃO

A apresentação do trabalho deverá observar parcialmente normatização padrão da ABNT para publicações de trabalhos científicos, sendo que destacamos abaixo algumas das principais orientações a serem seguidas:

        - 60 páginas, incluindo sumario,  bibliografia, anexos.

        -Formato times new roman 12, espaço hum e meio

        -Encadernação em capa dura, preta, com letras douradas,além de entrega de 1 cd. As info na capa dura são as mesmas da capa do trabalho e não há necessidade de informação na lombada.

        -Conter, no inicio, uma folha para dedicatórias, uma para apresentação e uma para sumário (sumário de textos e de figuras), uma para termo de compromisso (modelo em anexo). Ao final deverão ser inseridas as folhas contendo a bibliografia consultada

        -As figuras deverão ser necessariamente numeradas e, quando citadas, conter uma moldura (borda) com a respectiva numeração. Esta numeração deve ser em itálico, fonte 10, à esquerda da figura.

        -As tabelas deverão necessariamente incluir a fonte de consulta. Esta fonte é citada sempre abaixo da tabela, em itálico, fonte 10. Nas tabelas numéricas a citação de R$ deve ser inserida, porém, apenas no titulo ou topo da planilha

  • Não utilização de Negritos e de Grifos
  • Cada capítulo novo se inicia em nova página. Os títulos dos capítulos, bem como dos novos tópicos, deverão ser centralizados, em letras maiúsculas, sem grifo
  • Numeração das páginas rodapé direito
  • Palavras em outro idioma sempre em italico

4 – ESCOPO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para as turmas de Gestão Financeira e Controladoria o trabalho deverá seguir o seguinte escopo:

PARTE A

Esta parte tem como base a disciplina de Planejamento Estratégico e sugere o desenvolvimento dos seguintes tópicos:

-Escolha de uma empresa (que poderá ser fictícia)

-Apresentação da organização (organogramas e sua formação)

-Missão, visão e seus valores

-Apresentação de seu core business, produtos (com sua descrição), clientes alvo

-Citação de seu market share

-Concorrentes e seus produtos

-Análise das ameaças, oportunidades, pontos fortes e pontos fracos da organização

-Montagem da matriz SWOT

PARTE B

Esta parte tem como base o desenvolvimento específico dos conceitos referentes ao campo das Finanças ou Controladoria. Assim, sugerimos o seguinte:

-Plano de negócios dirigido à área financeira da organização. Este plano poderá ser, por exemplo:

  1. um projeto de expansão. Neste caso deverão ser apresentados os demonstrativos financeiros, bem como previsões futuras (decorrentes da expansão da organização), com a apresentação dos indicadores de desempenho econômico financeiro

2 – Projeto de análise das demonstrações financeiras

3- Projeto de implantação de controles internos, visando a futura implantação de medições, baseadas no BSC. Neste caso, deverão ser indicadas as possíveis melhorias a serem detectadas na organização, após a implementação de tais medidas

4- Sustentabilidade . Garantia de continuidade lucrativa das empresas, através da geração eficiente de resultados

5- Governanca Corporativa

6- Valuation

7- IPO

Estamos aqui sugerindo alguns temas, porém, enfatizando que o tema é ligado à área de Finanças e/ou Controladoria. Qualquer sugestão de tema “para esta parte B” deve ser discutida previamente com a coordenação acadêmica do curso.

5 – CRONOGRAMA DE DATAS

Sugerimos o seguinte cronograma de datas, lembrando que cada uma das etapas é previamente discutida entre os grupos e a coordenação, para que a realização do TCC seja um sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com