TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPER POSITION (CONTEXTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA)

Por:   •  13/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES

PROF. RAULINO PEDRO GONÇALVES

ACADÊMICA: TAINARA ILIBIO BITTENCOURT

PAPER POSITION (CONTEXTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA)

Não é de hoje que assuntos como a saúde do meio ambiente e do planeta como um todo, vêm sendo levantados no mundo. Os filmes "As marcas da humanidade" e "Uma verdade inconveniente", trazem à tona questões bem relevantes sobre os impactos causados pelo consumo desenfreado e a falta de compreensão sobre os danos que causamos no ambiente em que estamos inseridos, podem contribuir significativamente para o aquecimento global e para a escassez de recursos naturais devido a contaminação da natureza.

.De modo geral, o filme "As Marcas da Humanidade", aborda temas como a quantidade de alimentos que consumimos, lixo que produzimos e informações que adquirimos ao longo de uma vida toda.

O documentário apresentado pela "National Geografic", tem como base de dados, os indivíduos pertencentes a Grã Bretanha e alguns dos dados alarmantes apontados, tem o intuito de chocar o telespectador, colocando em evidência a quantidade consumida ao longo da vida por um produto específico. Neste caso seria a quantidade de leite com café, cerca de 15951 (quinze mil, novecentos e cinquenta e uma) porções ao longo da vida. Ainda sobre o consumo de alimentos, destaca-se quantidade de frango consumida 1200 (mil e duzentos) unidades por pessoa ao longo da vida, quantidade de ovos 13345 (treze mil, trezentos e quarenta e cinco)  unidades e quantidade de pão consumida, 4283 (quatro mil, duzentos e oitenta e três) pacotes.

Todo esse consumo gera lixo, e cada ser humano é capaz de produzir 8,5 toneladas de lixo alimentício em toda a sua trajetória na terra.

Além do lixo alimentício produzimos, 155 (cento e cinquenta e cinco) litros de esgoto por semana, desperdiçamos 1 (um) milhão de litros de água em banhos demorados e liberamos cerca de 3 (três)  toneladas de fezes ao longo da vida, o que abre a discussão de como este hábito por limpeza são recentes, tendo em vista que nosso antepassados não era muito adeptos dos hábitos de higiene dos quais disponibilizamos hoje.

Ao longo do documentário a narrativa muda e, outros dados são apresentados, tais como: a quantidade de produtos consumidos, palavras que falamos, pessoas que conhecemos, quilômetros percorridos (no carro e caminhando) e, salienta a quantidade de lixo produzida por um único ser humano. Em média 40 (quarenta) toneladas de lixo, um número realmente impactante para a sociedade atual, salientando que quando encontramos um parceiro para dividir a vida, a quantidade de objetos que se tornam necessários para nossa vida quando atingimos este objetivo e nos tornamos "felizes" pode aumentar consideravelmente. Dentro desta prerrogativa destaca-se a frase dita pelo narrador: - A quantidade de objetos que utilizamos hoje é bem diferente de quando precisávamos de tangas e gravetos para sobreviver.

De maneira semelhante a concepção de Marilena Chaui (Convite à Filosofia – Editora Ática) explica que

Os seres humanos habitam a Terra a bem pouco tempo se comparado com a existência do planeta. Nos primórdios da humanidade acredita-se que o modo de vida dessas espécies, animais, plantas, seres humanos, e outros seres quaisquer contribuíam, mesmo que irracionalmente, do ponto de vista humano, para que a natureza pudesse subsistir equilibradamente. É sabido que eles viviam basicamente de coleta e caça, não havendo evidências que cultivassem qualquer coisa que fosse. Apesar disso, o ecossistema Terra manteve-se preservado até bem pouco tempo atrás. Assim, com a evolução da espécie humana, houve uma busca por maior segurança, motivando-os a unirem-se cada vez mais, proporcionando aglomerados humanos, que propiciavam devastação e desequilíbrio na região onde se instalavam.

O mesmo artigo destaca que "[...] Apenas na segunda metade do século XX que um grupo de cientistas a pedido do Clube de Roma, procurou prever os riscos de um crescimento econômico contínuo com base na exploração dos recursos naturais não renováveis. Algumas projeções desse grupo de cientistas dão conta que chegaremos a uma situação insustentável em pouco tempo [...]" (Marilena Chaui Convite à Filosofia – Editora Ática, Prof. Adm. Raulino Pedro Gonçalves Atualizado em: Fev/2020, pag 04).

O documentário tem como objetivo nos alertar para as marcas que vamos deixar no planeta para as futuras gerações. O ser humano precisa urgentemente repensar sobre o seu consumo e sobre o lixo que esse tipo de consumo inconsciente pode impactar na vida na terra para as futuras gerações.

Nota-se que os hábitos de vida sofreram transformação, e que a revolução industrial gerou um grande impulso para as produções em larga escala, nos levando para a economia atual, sendo esta, o resultado crescente da industrialização de produtos e o consumo constante de combustíveis fósseis. O que acarreta na preocupação constante com gases gerados e os resultados que o efeito estufa vem contribuindo para o aquecimento global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com