TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARQUE NACIONAL DA SERRA DO DIVISOR

Por:   •  18/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.270 Palavras (14 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE SOROCABA

DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL

DOCENTE: ILSON JULIANO BARRETO

DISCENTES: GELIANE ANGELO PORTO

                       RENATA JESUS ROSA

PARQUE NACIONAL DA SERRA DO DIVISOR

SOROCABA, SP

2015

PARQUE NACIONAL DA SERRA DO DIVISOR

                   TRABALHO APRESENTADO Á DISCIPLINA DE GESTÃO AMBIENTAL COMO FORMA PARCIAL DE ATRIBUIÇÃO DE NOTA EM SEMINÁRIO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1 OBJETIVO        

2 REVISÃO BIBLIOGRAFICA        

2.1 LOCALIZAÇÃO        

2.2 RELEVO        

2.3 CLIMA        

2.4 FLORA        

2.6 CRIMES AMBIENTAIS        

Peru vende Amazônia e ameaça comunidades indígenas da fronteira com o Brasil        

2.7 ACESSO AO PARQUE DA SERRA DO DIVISOR        

2.8 OUTRAS INFORMAÇÕES        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

Parque nacional é um território relativamente extenso que apresenta um ou mais ecossistemas ainda intactos ou pouco transformados pela exploração e ocupação humanas. A variedade de espécies da fauna e flora, os sítios arqueológicos e os habitats oferecem um interesse científico, educativo e recreativo.
Esta definição de Parque Nacional hoje não contempla a realidade pois, muitas áreas descaracterizadas estão sendo pleiteadas para parques nacionais, com o intuito de recuperá-las e conservá-las.É necessário que o governo do país impeça e/ou elimine toda exploração ou ocupação sobre a totalidade da superfície do parque e, respeite as entidades não governamentais que justificaram a criação do parque. 

No caso do Brasil, as áreas que devem ser especialmente protegidas não podem ser suprimidas, a não ser através de lei, mesmo que as mesmas tenham sido criadas via decreto governamental.

Surgiram na Europa, na época da Idade Média, as primeiras iniciativas para proteção das florestas e habitats da fauna silvestre, através da criação de áreas protegidas pela aristocracia rural e pela realeza, no intuito de garantir a continuidade de se usufruir dos recursos naturais, principalmente no que tange ao exercício da caça, praticada pelos proprietários.

1.1 OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância e a riqueza que o parque Nacional da Serra do Divisor nos traz. O quanto ele agrega e interfere na vida das pessoas e dos animais. E o quão valioso ele é para a vida econômica dos empresários que usam de destruição para ganho próprio.

2 REVISÃO BIBLIOGRAFICA

2.1 LOCALIZAÇÃO


O Parque está localizado no extremo oeste do Estado do Acre, na bacia hidrográfica do alto rio Juruá, na fronteira do Brasil com o Peru, onde encontra-se também o rio  Ucayali, sendo a unidade de conservação mais ocidental da Amazônia (ponto do país mais próximo ao Oceano Pacífico) abrangendo áreas de cinco municípios.

[pic 1]
Parque Nacional da Serra do Divisor

Superfície
846.633 hectares
Bioma
Amazônia 100%
Floresta Ombrófila Densa 15%
Floresta Ombrófila Aberta 85%

2.2 RELEVO


O Parque possui no seu território a única cadeia de montanhas do Acre, a Serra do Divisor, que é o divisor de águas da bacia dos Rios Ucayali no Peru e Juruá no Brasil.
Geomorfologicamente, há três grupos de unidades morfoestruturais, todos situado entre 200 a 650 metros de altitude: Depressão amazônica (extensas planícies e cadeias de montanhas); Planalto rebaixado (pequena área de interflúvios tabulares) e a Planície amazônica (planícies aluviais e níveis de terraços descontínuos).

[pic 2]
Parque Nacional da Serra do Divisor

2.3 CLIMA


A precipitação anual é da ordem de 2.200 mm e a temperatura média mensal é de 26°C no período chuvoso podendo diminuir 3°C ou 4°C no período seco. 
Em parte da Serra do Divisor, próximo às franjas da Cordilheira dos Andes, na fronteira com o Peru, o clima é mais úmido e frio. 
Nos meses de junho e julho a temperatura pode chegar a 7°C, fato surpreendente em se tratando de uma região que fica a apenas 1.000 km da linha do Equador.

2.4 FLORA


A maior parte da área é coberta de Floresta Tropical Aberta, com duas fisionomias: Aberta de Cipó e Aberta de Palmeira.

[pic 3]

2.5 FAUNA

Dentre as 1.233 espécies de animais encontradas no Parque Nacional da Serra do Divisor, 90 foram consideradas de valor especial para conservação (76 vertebrados e 14 invertebrados).

[pic 4]

Este é um dos lugares mais remotos do Brasil. Seus 8 mil quilômetros quadrados ficam no extremo oeste do país, encostados na fronteira com o Peru, numa região em que a Amazônia começa gradualmente a ganhar relevo e a se aproximar da Cordilheira dos Andes. A altitude na Serra do Divisor mal ultrapassa os 600 metros, mas isto já é desnível mais do que suficiente para permitir que os rios formem lindas cachoeiras no meio da floresta virgem.É uma unidade de conservação brasileira de proteção integral . A administração do parque está atualmente a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (357.3 Kb)   docx (481 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com