TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Parque Nacional do Caparaó

Tese: O Parque Nacional do Caparaó. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  Tese  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

2. INTRODUÇÃO

O Parque Nacional do Caparaó possui uma área protegida de 31.853 ha, e está localizado na divisa do estado de Minas Gerais com o Espírito Santo, sendo que a maior parte se encontra no território capixaba. Seu nome, Caparaó, foi dado pelos índios que foram os primeiros habitantes do local, e significa “águas cristalinas que descem da montanha".

Foi criado em 24 de maio de 1961 pelo decreto federal nº. 646, assinado pelo então Presidente da República Jânio Quadros. Foi o primeiro parque criado por apoio popular e local da primeira guerrilha contra a ditadura militar brasileira, sendo idealizada por Leonel Brizola e patrocinada pelo estadista cubano Fidel Castro.

A Guerrilha do Alto Caparaó reuniu cerca de vinte homens, sendo eles militares, principalmente ex-sargentos e marinheiros, instalados na cidade de Alto Caparaó e que tinham como objetivo derrubar através das armas o governo instalado no país dois anos antes com o golpe de 1964. Os guerrilheiros pretendiam conquistar o apoio da população local, uma vez que acreditavam estar talvez tão descontente quanto eles com a política nacional. Porem, a população, que nunca tinha visto soldados armados e equipamentos bélicos, entrou em pânico, e a certeza de uma guerra eminente entre o governo brasileiro e os comunistas se empalhou na região.

Os guerrilheiros não conseguiram atingir seus objetivos, pois a polícia militar capturou os guerrilheiros com ajuda da população local. A luta armada contra a ditadura militar nem chegou à acontecer e nenhum tiro foi disparado, tendo seu fim entre março e início de abril de 1967. Pouco se conhece ou se falou sobre este assunto, sendo que sua pouca difusão ocorreu devido ao fato de que o governo militar abafava qualquer manifestação contra o citado regime, onde qualquer divulgação poderia representar riscos para o governo e principalmente para o autor da divulgação que era preso e torturado.

O Parque atualmente possui duas portarias, uma no estado do Espírito Santo encontrada na cidade de Pedra Menina, que é um distrito do município de Dores do Rio Preto, e outra portaria no estado de Minas Gerais no município do Alto Caparaó. Apesar de abrigar outros picos como o do Cristal e o do Calçado, a maior atração do Parque continua sendo o Pico da Bandeira, que é o 3° maior do país com 2.892m de altitude. Seu Nome teve origem por volta de 1859 quando D. Pedro II mandou colocar a bandeira do império no pico que se julgava ser o mais alto do Brasil. Hoje, ao invés da bandeira do império, é encontrado um cruzeiro, uma imagem do Cristo e uma torre erguida durante o governo militar.

Subir no Pico da Bandeira é incrível de qualquer maneira, mas quando em uma altitude muito ampla o organismo humano começa a ter algumas reações. Trata-se do que os alpinistas chamam de "Mal das Montanhas", e ele se manifesta de diferentes formas e em diferentes graus, variando de acordo com as características de cada organismo, mas o fato é que está sempre relacionado à falta de oxigênio.

Quando próximos á 3.000 metros de altitude a respiração fica mais acelerada devido ao ar atmosférico ser menos denso e a diminuição da pressão parcial dificultar captação de oxigênio para os, o que altera a acidez do sangue e causa o aumento da frequência cardíaca. Isso culmina na produção de mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com