TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL DO FUNCIONÁRIO DA UNISINOS

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - uNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

cURSO DE administração

MÉTODO QUANTITATIVO E PROCESSO DECISÓRIO

PERFIL DO FUNCIONÁRIO DA UNISINOS

Professor Ricardo Ferreira Vitelli

Gustavo Basotti Strassburger

Marcelo dos Santos Marques

São Leopoldo

2013

SUMÁRIO

Introdução............................................................................................................3

1. Objetivo do estudo...........................................................................................4

2. Análise dos resultados.....................................................................................5

3. Anexos...........................................................................................................10

3.1. Questionário aplicado.................................................................................10

3.2. Planilha de respostas..................................................................................11

        

INTRODUÇÃO

A Unisinos está entre as maiores universidades privadas do Brasil, com cerca de 30 mil alunos em curso de graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial e à distância. É mantida pela Associação Antonio Vieira, da Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola em 1540.

Além do campus principal em São Leopoldo, a Unisinos está presente em Porto Alegre, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Santa Maria, Rio Grande e Canoas, no Rio Grande do Sul, Joinvile e Florianópolis em Santa Catarina, e Curitiba e Ponta Grossa, no Paraná.

A Unisinos procura sempre inovar em seus serviços e aperfeiçoar cada vez mais o seu atendimento com o cliente – o aluno – por isso ela precisa de funcionários capacitados para realizar bem a sua tarefa de cada dia.

Com base no conteúdo visto na disciplina de Método Quantitativo e Processo Decisório, realizamos uma amostra com 30 funcionários da empresa, contendo questões quantitativas e qualitativas. O trabalho tem como base identificar o perfil dos funcionários da instituição.

1. OBJETIVO DO ESTUDO

Identificar qual o perfil dos funcionários da Unisinos a partir de um conjunto de dados coletados.

2. ANÁLISE DOS RESULTADOS

Esta pesquisa foi realizada com os funcionários da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, com o objetivo de determinar o perfil destes. Para isso, foi realizada uma pesquisa com uma amostra de 30 funcionários.

Inicialmente foram questionados a respeito do gênero.  A maior parte dos funcionários pesquisados foi composta por pessoas do gênero feminino, representando 60% dos entrevistados (figura 1).

Em seguida foram questionados a respeito do fato de estudarem ou não. Conforme os resultados, percebemos que 80% dos funcionários estão estudando (figura 2).

Ao analisarmos se os funcionários já trocaram de setor dentro da Universidade, podemos ver que 23% dos pesquisados já trocaram alguma vez de setor, e que 77% nunca trocaram (figura 3).

Além disso, também foram pesquisados a respeito da idade. Percebemos que a faixa etária média dos funcionários é de 27,93 anos, sendo que a idade mais freqüente é 23 anos. Ainda observou-se que 50% dos pesquisados tem pelo menos 25 anos (figura 4).

Quanto ao tempo de trabalho na Unisinos, a média calculada entre eles foi de 4,82 anos, sendo que a maior parte destes trabalham a 1,5 anos e 50% deles tem pelos menos 2,15 anos de Unisinos (figura 5).

No instrumento 6, foi pesquisado o tempo em anos, que cada funcionário tem no setor atual. A média calculada foi de 4,64 anos, sendo que a maioria dos pesquisados estão a 1 e 1,5 anos no setor atual e 50% deles estão no máximo a 2 anos no seu setor (figura 6).

Outro ponto abordado foi o número de filhos que os funcionários possuem. Neste caso percebemos que os pesquisados têm em média 0,33 filhos e que a maior parte, totalizando 23 funcionários, não possui filhos (figura 7).

Analisamos também a quantidade de empresas que cada funcionário trabalhou antes de vir para a Unisinos. Pode-se observar que eles trabalharam em média em 2,5 empresas e que a maioria dos pesquisados trabalhou em 3 empresas. 50% deles trabalhou em até 3 empresas (figura 8).

Perguntamos aos funcionários, quantas idiomas eles dominam além do português, e o resultado encontrado foi de apenas 0,7 línguas em média e apenas 2 pessoas sabem dois idiomas além da língua materna (figura 9).

No último questionamento em busca do perfil dos funcionários da Unisinos, analisamos quantos anos cada um tem de carteira assinada. O tempo de carteira assinada entre os funcionários pesquisados foi em média 7,84 anos e a maior parte tem apenas 3 anos (figura 10).

Figura 1: Resultado do estudo quanto ao gênero dos funcionários.

[pic 1]

Figura 2: Resultado do estudo se o funcionário estuda.

[pic 2]

Figura 3: Resultado do estudo se o funcionário trocou de setor dentro da Universidade.

[pic 3]

Figura 4: Resultado do estudo conforme a idade dos funcionários.

[pic 4]

Figura 5: Resultado do estudo sobre os anos de trabalho que cada funcionário tem na Unisinos.[pic 5]

Figura 6: Resultado do estudo conforme os anos de cada funcionário no setor atual.

[pic 6]

Figura 7: Resultado do estudo sobre quantos filhos cada funcionário tem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (261.9 Kb)   docx (231.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com