TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE CAFE

Por:   •  12/4/2015  •  Dissertação  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem Baseada em Problemas

O Problema

O consumo de café no mercado interno do Brasil mais do que dobrou de 1990 até o ano de 2013, segundo dados da ABIC. O número de cafeterias aumentou, como também a emergência dos cafés tipo gourmet. Empresas como a Kopenhaguen especializadas em chocolates finos possuem hoje cerca de 30% de sua receita proveniente da venda de expressos de seu café exclusivo.

Apesar de iniciar suas atividades em 1986 é no ano de 2001 que a marca Nespresso Nestlé populariza a venda de sua linha de café em cápsulas e ganha reconhecimento mundial. Protegida inicialmente por prazos de suas patentes, a marca ganha concorrentes. Geralmente são empresas especializadas ou focadas em café que investem neste tipo de tecnologia. A Nestlé também lançou uma marca de bebidas com foco em café chama de Dulce Gusto. Notadamente suas marcas possuem posicionamentos diferentes.

No ano de 2005 há uma fusão no Brasil de dois dos maiores grupos empresariais de café, o Grupo São Miguel (Café Santa Clara) e Grupo Strauss (Café 3 Corações). Segundo dados da ABIC, o grupo oriundo dessa fusão é hoje o maior produtor de café do Brasil. Na foto desta página podemos perceber que o café em cápsulas é uma nova realidade da categoria de cafés, mas algumas dessas máquinas são mais diversificadas e fazem outras bebidas.

A resposta do atual Grupo 3Corações foi desenvolver uma máquina de bebidas e cápsulas e entrar neste mercado. O problema é como a 3 Corações deve entrar neste mercado e quais as alternativas de estratégias da empresa. Lembre-se de analisar o problema nas diferentes perspectivas estratégias (Corporativa, Negócios e Operacional).

A imagem abaixo mostra um ponto de marketing no ponto de venda (Loja Jurandir Pires). Uma marca de café Gourmet resolveu produzir e vender suas cápsulas compatíveis com as máquinas da Nespresso.

[pic 1]

[pic 2]


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (481.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com