TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE CAMPO AMBIENTE INTERNO DA EMPRESA LEROY MERLIN

Por:   •  26/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 3

2- DESENVOLVIMENTO 4

2.1- A Empresa 4

2.2- A Empresa.............................................................................................................5

2.3- A Empresa.............................................................................................................7

2.4- A Empresa 8

2.4.1 -Missão 9

2.4.2 -Visão 9

2.4.3 -Valores 10

3 -CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo ajudar no aprimoramento e esclarecimento dos seguintes assuntos: fundamentos e teoria organizacional, comunicação e linguagem, homem, cultura e sociedade e comportamento organizacional, através de uma pesquisa de campo vivenciada numa empresa de grande porte, onde é possível notar-se como esses assuntos podem fazer diferença quando são bem utilizados em uma organização competente e de confiabilidade no mercado empresarial.

Com isso entendemos que independente do ramo comercial de cada empresa, o que vai contribuir satisfatoriamente para o seu desenvolvimento, é o comprometimento, a responsabilidade, a organização e a comunicação de cada instituição tem com seus clientes, funcionários e fornecedores.

Afinal como diz um velho ditado, a primeira impressão que temos das coisas, é sempre o que nos acompanha por toda vida.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1- A EMPRESA

A Leroy Merlin é uma empresa de grande porte, líder de segmento, que conta com 7000 funcionários em 39 lojas no Brasil, lojas essas distribuídas em nove estados brasileiros e Distrito Federal, no mundo esta presente em 12 países: França, china, Brasil, Grécia, Polônia, Portugal, Ucrânia, Itália, Chipre, Espanha, Romênia e Rússia. A Leroy Merlin considerada multiespecialista do lar, especializada em construção, Acabamento, Decoração, Jardinagem e Bricolagem. (Bricolagem – significa “faça você mesmo”, termo Frances usado para designar tudo àquilo que você pode fazer sem a ajuda de um profissional especializado). Loja de Contagem foi criada em 17/05/2000 hoje conta com uma equipe altamente qualificada de 250 funcionários, preparados para garantir a excelência no atendimento e alto padrão de qualidade.

A empresa entrevistada “Leroy Merlin” desenvolve suas atividades utilizando os conceitos da teoria clássica da Administração, descrita conforme as teorias de Henry Fayol.

Os conceitos absorvidos da teoria de Fayol contribuíram para a elaboração de novas técnicas dentro da organização. O presidente da empresa, juntamente com seus gestores, utilizaram os fundamentos da teoria clássica para elaborar uma estrutura de comando solida.

Através destes conceitos, formaram um organograma com divisões por setores, com o intuito de fortalecer a eficiência dos processos de gestão e produtivos da empresa. Conquistando por meio da previsão, organização, comando, coordenação e controle, os objetivos e metas estipuladas.

O Leroy Merlin desenvolve dentro do seu ambiente produtivo um clima organizacional saudável, mas para estabelecer essa meta, a empresa utiliza alguns meios motivacionais importantes, são eles:

 Palestras;

 Treinamentos de capacitação;

 Dinâmicas;

 Processo de carreira e sucessão;

 Apoio estudantil;

 Valorização pessoal;

 Pesquisas de clima;

 Entre outros;

Estas estratégias favorecem a boa relação interpessoal entre o colaborador e a empresa e entre a empresa para com a sociedade (clientes).

O Leroy Merlin é uma empresa que utiliza em seus processos de gestão a visão humanística. Por isto utiliza como lema, a seguinte frase:

“o ser Humano é a nossa Principal Riqueza”!

O gestor dessa empresa tem como exigência de competência, que suas atribuições sejam desenvolvidas, com:

 Raciocínio lógico;

 Raciocínio analítico;

 Técnicas inovadoras no processo de negociação;

 Liderar utilizando meios interativos e participativos;

Todas as competências designadas a este gestor tem o objetivo de torna-lo um administrador hábil a dominar todos os meios de comunicação fornecidos e utilizados pela empresa e desenvolver as habilidades necessárias para interagir com vários tipos de pessoas, conquistando uma ótima relação interpessoal em todos os setores da empresa.

2.2 -

A empresa Leroy Merlin é totalmente dependente de uma ótima comunicação, é através desta importante ferramenta de transmissão da informação que a empresa busca desenvolver seus processos produtivos de forma competitiva e crescente. Esta grande necessidade de estabelecer uma comunicação eficiente e eficaz, faz com que a empresa invista em técnicas e meios formais de comunicação.

A Leroy Merlin utiliza como fonte de circulação de suas informações no meio interno, os seguintes recursos:

 Intranet (rede interna de transmissão de informação para os colaboradores);

 Portal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com