TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROCESSOS INTEGRADOS NA EMPRESA LEROY MERLIN

Por:   •  11/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 5

ANAILTON CAETANO DE OLIVEIRA JUNIOR

DIELSON FIEL

MATHEUS DE LOVA DA SILVA

HENRIQUE LOURENÇO

GESTÃO DE PROCESSOS INTEGRADOS NA EMPRESA LEROY MERLIN.

Trabalho apresentado para a avaliação da disciplina TCM –  Gestão de Processos Integrados do Curso Superior de Tecnologia de Logística da Universidade Mogi das Cruzes – Campus Villa-Lobos.

Orientadora: Prof. Ivan Mendes

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES - UMC

Campus Villa-Lobos

São Paulo

2017

INTRODUÇÃO

A cultura que vem se enraizando dentro das empresas logísticas, é a de “atender ao cliente a todo custo”. O maior dos desafios encontrados é de atender com qualidade na mesma proporção.

Segundo os valores estabelecidos pela Leroy Merlin, a empresa preza com seriedade a qualidade de seus serviços.

DIAGNÓSTICO        

Em uma visita de observação dos processos da empresa Leroy Merlin, conseguimos detectar diversas falhas em meio aos setores. A falta de troca de informações é o que acarreta mais problemas para a operação.

Não existe um sistema que troca informações entre os processos, é tudo feito manualmente, e, quando não feito da maneira correta ocasiona problemas de recebimento, armazenagem, separação e expedição.

No recebimento, as cargas são recebidas sem qualquer verificação interna do produto, manualmente a pessoa responsável confere os volumes e para “agilizar”, conduz os produtos diretamente para a área de armazenagem, sem fazer qualquer conferência detalhada e com a qualidade necessária.

Dando seguimento aos processos, a armazenagem é feita de uma forma desorganizada. Não se tem local específico para se fazer a estocagem correta. Os produtos normalmente são inseridos em locais vagos, não se segue um padrão de armazenagem, para se ter maior eficiência na separação dos itens.

Com isso, o problema vai se agravando, tendo complicações desde o recebimento até a fase final da cadeia logística. Na fase seguinte de separação, os itens armazenados em locais desapropriados acabam atrapalhando a função não só de quem separa mais também de quem faz o inventario mensal, acarretando um sério problema no sistema de vendas da(loja) e financeiro, ocasionando em produto parado, aumentando o custo de armazenagem, produtos obsoletos, diminuindo as vendas, favorecendo a concorrência, e aumentando a insatisfação por parte dos clientes.

PROGNÓSTICO

Com base nos problemas apresentados a regressão logística é eminente. O impacto sofrido desde o inicio ate o fim dos processos é enorme. Por sucessivos fatores o lead time de pedido acaba sendo afetado diretamente, o tempo de entrega ao cliente é muito elevado, fazendo assim com que a empresa perca muito, tanto na confiança do cliente e também na margem de lucro.

 Entendemos que a organização necessita urgentemente de um sistema eficaz que integre todos os processos logísticos e que leve toda e qualquer informação que seja relevante para os departamentos que formam essa cadeia logística. Com isso, o manuseio será menor, fazendo assim com que a produção aumente consideravelmente.

Para que o sistema seja implantado com eficácia, precisamos de um apoio técnico da equipe de TI, juntamente com a equipe de Logística, assim será pontuar as necessidades que serão de vera importância para a operação.

MATRIZ GUT

MATRIZ GUT

PROBLEMAS EM DISCUSÃO

G (Gravidade)

U (Urgência)

T (Tendência)

Problema na cadeia de suprimento

5

4

4

Falha na armazenagem

3

3

3

Falha na auditoria

4

3

5

Falha na separação de produtos

3

4

4

Falha na comunicação

5

5

5

PDCA

P (PLANEJAR) – Implantar um sistema que integra as principais partes da cadeia logística eliminando a falta de comunicação entre os processos ate o cliente final .

D (FAZER) – Gestores de cada setor junto a equipe de T.I , padronizou um sistema que abastecerá as informações passo a passo de cada procedimento feito na cadeia logística  u.

C (ACOMPANHAR ) – Após o sistema implantado e personalizado dentro da organização , será feito o monitoramento  junto aos gestores de cada setor mantendo o ciclo dos processos alinhados “setor a setor” evitando a falta de comunicação entre eles .

A (AÇÃO) –  Mediante as etapas implantadas serão observados cada processo pelo suporte técnico, para prevenir possíveis falhas entre as etapas da cadeia logística, procurando sempre a melhoria contínua. Com o processo implantado, sendo monitorado e executado da maneira correta, consequentemente aumentará a produção, qualidade de serviço, diminuirá  o tempo de pedido (Lead time), e a possibilidade de ocorrer falhas será reduzida.

Modelo de cadeia de valor

A ferramenta de modelo de cadeia de valores tem como responsabilidade visar os principais processos e identificar as subatividades para que haja valor por si própria, permitindo as funcionarem sem problema é criar valores. Observando as possibilidades de oportunidade dos valores agregados.

Essa ferramenta usa como base as ferramentas de atividades primárias e atividades de apoio elas estão relacionadas como um elo dentro da cadeia de valores, ou seja um depende da outra formando valores ,custo ou desempenho, tornando um diferencial competitivo, por meio de identificar e eliminar atividades que não gera valores a indústria. Estabelecendo  trabalhar uma estratégia na produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (505 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com