TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO Sustentabilidade: Reciclagem na empresa Leroy Merlin

Por:   •  24/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  1.124 Visualizações

Página 1 de 9

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

Sustentabilidade: Reciclagem na empresa Leroy Merlin

Trabalho apresentado com o objetivo de pesquisar o tema da SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, com foco para o trabalho de RECICLAGEM, tomando como referência de pesquisa a empresa Leroy Merlin, e os possíveis melhoramentos.

São Paulo

2017

Índice        1

INTRODUÇÃO        2

1.0 - Tema de pesquisa        3

1.1 - Delimitação do tema         3

2.0 - Estações de Coleta Seletiva        4

2.1 - Reciclagem de lâmpadas Fluorescentes        4

3.0 –IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA        5

3.1 - Empresas que atuam na reciclagem de  lâmpadas Fluorescentes        5

3.2 - Como a Leroy Merlin Procede?        7

4.0 – PROBLEMA IDENTIDICADO         7

4.0 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

4.2 – Relação com o tema proposto        9

5.0 - CONCLUSÃO        9


INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos sobre a SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, e a delimitação deste tema será Reciclagem, mais concretamente tomando como base para pesquisa a empresa Leroy Merlin.

É nosso objetivo neste trabalho, mostrar a importância da reciclagem, identificando neste tema o problema de pesquisa. Sendo este um tema cada vez mais presente em nosso cotidiano e no meio empresarial, pois além dos benefícios ao meio ambiente gera economia em diversos segmentos através de ações como reciclagem dos materiais utilizados.

Tomaremos como exemplo três empresas que atuam no segmento de reciclagem de lâmpadas fluorescentes, seu tratamento e descontaminação, e abordaremos o problema de pesquisa com base na Leroy Merlin que é inerente ao tema proposto.

O presente trabalho visa fazer uma análise de fatores, dentro da fundamentação teórica estabelecida para este tema, afim de se que possa observar na sociedade, mais especificamente em São Paulo – SP, o desafio de crescer ainda mais no conceito do desenvolvimento sustentável, tão importante para as empresas e a sociedade como um todo, que cada vez mais carece de ações que favoreçam o cuidado com o nosso planeta e a toda a humanidade.

1.0 – TEMA DE PESQUISA

SUSTENTABILIDADE

  1. - Delimitação Do Tema: RECICLAGEM

reciclagem é um dos conceitos mais antigos relacionados ao meio ambiente.Apesar de ser considerada uma questão ambiental desde os anos 70, alguns países já utilizavam do método de reaproveitar materiais descartáveis para novas criações.

O consumo e o descarte desenfreado geraram no planeta uma mudança de mentalidade. Era preciso cuidar do meio ambiente e o reaproveitamento era uma das formas de evitar danos mais graves. Também era necessário pensar em alternativas e a reciclagem foi uma das saídas para evitar maiores problemas.

Entre as vantagens da reciclagem podemos destacar: a redução do uso de fontes naturais, que por muitas vezes não são renováveis, e a minimização de práticas nocivas ao meio como a incineração ou aterro de produtos.

As empresas que adotam a reciclagem são bem vistas pela comunidade, pois contribuem com o desenvolvimento sustentável e aumentam a qualidade de vida com mais produtos reaproveitados no mercado.

A reciclagem está presente desde sempre na produção do papel, por exemplo. A indústria utiliza material usado na fabricação de novos papéis no Brasil e quase ninguém sabe. Quanto maior for o interesse do consumidor em comprar produtos reciclados, maior será a possibilidade de aumentar esse mercado de forma bastante positiva.

Portanto a reciclagem não afeta o lucro de empresas de produção de materiais possivelmente recicláveis, uma vez que a durabilidade do produto não permanece a mesma em longo prazo. “Existe um tempo para usar os materiais reciclados, não é perpétuo. No caso do papel, a fibra perde a qualidade e vira lixo mesmo.

2.0 – Estações de Coleta Seletiva na Leroy Merlin

Todas as Unidades da Leroy Merlin têm Estações de Coleta Seletiva. Desde 2010, já foram destinadas para reciclagem cerca de 160 toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas, carregadores e celulares coletados nestas estações.

Tomamos, portanto, como objeto de pesquisa, a reciclagem de lâmpadas fluorescentes e suas influências tanto na parte interna da Leroy Merlin, quanto no seu impacto dentro da sociedade paulistana, que é favorecida por este trabalho, embora seja de grande importância sustentável, ainda apresenta pontos que devem ser repensados para a melhoria deste trabalho.

2.1 – Reciclagens das Lâmpadas Fluorescentes

Compradores de lâmpadas fluorescentes estão incomodados com a falta de maneiras para descartar o produto com segurança. Algumas instituições chegam a ter que pagar para fazer o descarte correto. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), 250 milhões de lâmpadas fluorescentes são produzidas anualmente no Brasil, das quais apenas 5% são reciclados.

Os resíduos sólidos são materiais considerados sem utilidade ou perigosos para a natureza e o bem-estar do ser humano. Tanto o descarte quanto a eliminação deve ser feito com cuidado.  As lâmpadas fluorescentes encontram-se entre esses materiais por conter altas concentrações de mercúrio e chumbo.

Tanto o chumbo quanto o mercúrio são extremamente tóxicos e prejudiciais à saúde. O mercúrio tem um efeito cumulativo no organismo, ataca o sistema nervoso e pode resultar em má formação embrionária, câncer e até morte. O chumbo também causa câncer e ataca o cérebro, os rins e os sistemas digestivo e reprodutor. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (170.2 Kb)   docx (686.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com