TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO SOBRE A EMPRESA CARVÃO 3 PODERES E SEU AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

Por:   •  15/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA

UM ESTUDO SOBRE A EMPRESA CARVÃO 3 PODERES E SEU AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

VAGNER APARECIDO DE JESUS – RA 5494316807

UBERLANDIA, MG

Outubro/2017

[pic 2]

VAGNER APARECIDO DE JESUS - RA 5494316807

UM ESTUDO SOBRE A EMPRESA CARVÃO 3 PODERES E SEU AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

Projeto apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Pública como requisito de avaliação do Projeto interdisciplinar PROINTER II, sob orientação da tutora Priscila Cintra.

UBERLANDIA, MG

Outubro/2017

“Somente a moralidade de nossas ações pode nos dar a beleza e a dignidade de viver”.  

Albert Einstein


SUMARIO

  1. INTRODUÇÃO .........................................................................................5
  2. LEVANTAMENTO DE CAMPO.............................................................6-8

2.1 Análise SWOT..........................................................................................9

  1. CONSIDEERAÇÕES FINAIS..................................................................10
  2. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................11


1        INTRODUÇÃO

Notadamente as empresas sempre representaram um importante papel na sociedade, como geradoras de empregos, pagadoras de tributos e multiplicadoras de lucros, enfim como contribuintes do desenvolvimento econômico mundial, entretanto seu papel no âmbito social sempre foi fortemente discutido. Cabe as empresas destinar parte de seus recursos financeiros para a área social, ou a preocupação com o desenvolvimento social é responsabilidade exclusiva do Estado? Este debate não é algo recente começou por volta do século XX no período pós-industrial, nesta fase o mundo crescia de forma desenfreada, a responsabilidade das empresas se restringia ao cumprimento de obrigações legais, o desrespeito aos direitos humanos e natureza era visível, com isso, começaram os protestos da opinião pública que passou a cobrar uma maior responsabilidade das empresas no desempenho de suas atividades. Neste ambiente de conflitos que reivindicavam direitos civis, feministas, ambientais e também o fim da guerra do Vietnã, surgiram os primeiros debates sobre a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) como uma resposta às pressões sociais. Embora o conceito de RSE ainda permaneça em discussão cada teórico procura conceituá-la de acordo com a cultura de sua época. O que se sabe é que a RSE engloba responsabilidades éticas, legais, econômicas, ambientais e outras responsabilidades da empresa.

Conforme Ashley (2005):

Ser socialmente responsável implica, para a empresa, valorizar seus empregados, respeitar os direitos dos acionistas, manter relações de boa conduta com seus clientes e fornecedores, manter ou apoiar programas de preservação ambiental, atender a legislação pertinente à sua atividade, recolher impostos, apoiar ou manter ações que visem diminuir ou eliminar problemas sociais nas áreas de saúde e educação e fornecer informações sobre sua atividade. Em resumo, a empresa deve ter conceitos de ética e transparência como os princípios básicos de sua conduta. (ASHLEY, 2005, p.173).

Outro fator relevante no campo da sobrevivência empresarial é a capacidade da empresa lidar com a competividade. Ela está relacionada com a capacidade de conhecer seus concorrentes, tendências de mercado e tecnologias do segmento. A inteligência competitiva é fator indispensável. No entendimento de DEGEN (1989):

Competitividade é a base do sucesso ou fracasso de um negócio onde há livre concorrência. Aqueles com boa competitividade prosperam e se destacam dos seus concorrentes, independente do seu potencial de lucro e crescimento... Competitividade é a correta adequação das atividades do negócio no seu microambiente. ( DEGEN, 1989, p.106-107)

Ainda sobre competitividade Teixeira Filho (2001) descreve: “a empresa que melhor perceber as aplicações das tecnologias emergentes às suas operações, e que puder usar mais eficazmente a informática aos processos decisórios, terá maior vantagem competitiva em seu setor de atuação”.

 objetivo deste trabalho foi estudar a Empresa Carvão 3 poderes, conhecer sua origem, suas forças e fraquezas, bem como, estudar como ela lida com as Oportunidades e Ameaças do ambiente externo, fatores estes, relacionados com a competitividade Empresarial e RSE.

2        LEVANTAMETO DE CAMPO

A empresa analisada é a CARVÃO 3 PODERES LTDA ME, de nome fantasia Carvão Planalto, empresa genuinamente brasiliense. A escolha do nome é uma homenagem aos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Assim como, o nome fantasia que está relacionado ao Planalto Central, ou seja, ao fato de Brasília estar localizada em uma planície elevada, se considerado o mapa de relevos brasileiro.

Sua sede está em Ceilândia – DF. Possui apenas dois sócios, a principal delas é graduada em Administração de Empresas, a segunda é menor, deste modo, não participa da gestão do negócio.

A empresa atua no segmento: comércio atacadista de combustíveis de origem vegetal, mais precisamente, no empacotamento e distribuição de Carvão vegetal para atacado e varejo no Distrito Federal e Cidades limítrofes.

A empresa foi criada em 1999 com o objetivo de atender uma demanda alta que havia no DF nesta época, e também, para aproveitar o conhecimento dos sócios, que já trabalhavam como transportadores do produto para Siderúrgicas do país.

A empresa possui como Missão: Atender com qualidade, pontualidade, presteza e seriedade nossos consumidores e causar o mínimo de impactos ambientais.

Sua Visão é: Ser a marca de carvão número 1 do país.

Valores:

  • Operamos no país, sobre a proteção de Deus
  • O cliente é nossa razão de ser
  • Respeitamos os nossos Concorrentes
  • Temos o compromisso de trazer o melhor produto ao consumidor
  • Zelamos e acreditamos em nosso time de funcionários

A Carvão 3 poderes possui 18 (dezoito) funcionários diretos: 1 (um) administrador, 1(um) assistente financeiro, 6 (seis) pessoas no empacotamento, 3 (três) encarregados na linha de produção, 3 (três) pessoas quer fazem o fechamento e costura dos pacotes e 2 duas pessoas no controle do estoque, 2(dois) motoristas que faz o transporte das carvoarias até o depósito. A distribuição até os lojistas é feito por vendedores autônomos, que hoje totalizam 15 (quinze).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (221.9 Kb)   docx (86.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com