TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA PARA LANÇAMENTO DE NOVO PRODUTO

Por:   •  10/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.936 Palavras (12 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 O QUE É ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? 4

2.2 Principais características de uma alimentação saudável: 4

2.3 Essas variáveis podem ser retratadas através de quatro fatores: 5

2.4 Os fatores psicológicos que podem influenciar nas escolhas: 7

3 DESCRIÇÃO DETALHADA DO PRODUTO 8

3.1 Teste de Conceito / Pesquisa do Desenho do Produto / Pré-Teste 9

3.2 Resolução de conflitos internos 9

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

5 ANEXOS 12

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1 INTRODUÇÃO

A empresa ômega Produtos alimentícios S/A, instalada na região do ABC Paulista, com mais de 20 anos no seguimento. Esta perdendo clientes para sua concorrente Beta Alimentos por isso precisa se inovar e criar um novo produto para lançar no mercado, porem o gerente de produção da empresa esta resistindo a fabricar o produto mate chimarrão 0% de açúcar, alegando que esse tipo de produto natural não gera lucro.

O público-alvo do produto é constituído por homens, mulheres e crianças, que possuem uma vida movimentada, trabalho, escola, e outras atividades. Em suma, as pessoas com escassez de tempo, mal se alimentam e ingerem liquido. Além de ser um produto natural, ele é 0% de açúcar, apropriado em especial as pessoas com diabete.

A metodologia usada nesse trabalho foi realizada por forma descritiva e conclusiva, onde analisamos a real situação desse mercado, e também a real situação da empresa. Foram elaboradas estratégias e ações para podermos chegar ao objetivo do mesmo. Para isso foi identificado para e o porquê as pessoas estão buscando esse tipo de alimento saudável para seu dia a dia. Para analise foi determinada quatro categorias:

• Fatores Pessoais

• Fatores Sociais

• Fatores Culturais

• Fatores Psicológicos

Os fatores acima foram alocados nas entrevistas, assim dando maior clareza ao trabalho proposto. Despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais. O lucro ou prejuízo operacional, as receitas e despesas não operacionais. O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para tal imposto.

O objetivo deste trabalho é recolocar a empresa Ômega no mercado, além de recuperar o prestígio da empresa. Inovar é a palavra chave para que a empresa solucione seus conflitos. Levando ao consumidor produtos saudáveis e práticos para sua rotina corrida, fazer proposta de lançamento, traçar inteligência de Marketing, impulsionar as vendas. Analisar o público alvo, considerando as ameaças e as oportunidades para o novo empreendimento.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O QUE É ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico conceitual. Neste sentido é fundamental resgatar estas práticas bem como estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes, verduras e frutas), sempre levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados às práticas alimentares.

2.2 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

1. Respeito e valorização as práticas alimentares culturalmente identificadas: o alimento tem significações culturais diversas que precisam ser estimuladas. A soberania alimentar deve ser fortalecida por meio deste resgate.

2. A garantia de acesso, sabor e custo acessível. Uma alimentação saudável não é cara, pois se baseia em alimentos in natura e produzidos regionalmente. O apoio e o fomento à agricultores familiares e cooperativas para a produção e a comercialização de produtos saudáveis como legumes, verduras e frutas é uma importante alternativa para que além da melhoria da qualidade da alimentação, estimule geração de renda para comunidades. As práticas de marketing muitas vezes vinculam a alimentação saudável ao consumo de alimentos industrializados especiais e não privilegiam os alimentos não processados e menos refinados como, por exemplo, a mandioca que é um (tubérculo) alimento saboroso, muito nutritivo, típico e de fácil produção em várias regiões brasileiras e tradicionalmente saudável.

3. Variada: fomentar o consumo de vários tipos de alimentos que forneçam os diferentes nutrientes necessários para o organismo, evitando a monotonia alimentar que limita o acesso de todos os nutrientes necessários a uma alimentação adequada.

4. Colorida: como forma de garantir a variedade principalmente em termos de vitaminas e minerais, e também a apresentação atrativa das refeições, destacando o fomento ao aumento do consumo de alimentos saudáveis como legumes, verduras e frutas e tubérculos em geral.

5. Harmoniosa: em termos de quantidade e qualidade dos alimentos consumidos para o alcance de uma nutrição adequada considerando os aspectos culturais, afetivos e comportamentais;

6. Segura: do ponto de vista de contaminação físico-química e biológica e dos possíveis riscos à saúde. Destacado a necessidade de garantia do alimento seguro para consumo populacional.

Fonte- Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição - CGPAN Créditos: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

2.3 ESSAS VARIÁVEIS PODEM SER RETRATADAS ATRAVÉS DE QUATRO FATORES:

Fatores de influência culturais exercem ampla e profunda influência sobre os consumidores. São eles:

Cultura: as pessoas acabam adquirindo um conjunto de valores, percepções, preferências e comportamentos através da vida em sociedade (grupos sociais), que acabam, logicamente, interferindo em seus hábitos de consumo presentes e futuros.

Subcultura: a subcultura é composta por um conjunto de particularidades culturais de um grupo menor, diferindo do padrão da sociedade maior, porém,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com