TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

P.I. Estacio Raial - Estruturação do 5s em micro e pequenas empresas

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.002 Palavras (33 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 33

Introdução

As micro e pequenas empresas sempre foram muito vulneráveis às mudanças do mercado, e somente em meados dos anos 80, passaram a ser valorizadas pela sociedade.

Após a economia brasileira tomar um rumo de estabilidade, com o plano real, houve um crescimento gigantesco de abertura de micro e pequenas empresas no País, chegando hoje, segundo os dados do SEBRAE (2008), a representar 98% das empresas constituídas no Brasil.

De acordo com dados do SEBRAE, em 2002, em cada 10 micro ou pequena empresa constituída 08 fracassavam extinguiam suas atividades nos dois primeiros anos de existência. Segundo o diretor superintendente do SEBRAE- PR, Allan Marcelo de Campos e Costa, dia 17 de novembro de 2008 na abertura da Semana da Pequena Empresa SEBRAE, em Curitiba, atualmente, apenas 02 em cada 10 microempresa constituída, não obtêm êxito, e isso se deve principalmente a falta de informações e ferramentas de planejamento de negócios que os empreendedores deixam de buscar junto à consultorias de apoio como o SEBRAE-Pr.

Com a mudança no mercado e a crescente valorização das micros e pequenas empresas, passou a ser extremamente importante e indispensável o planejamento de ações e projetos na administração das organizações.

A Brasforme Vestuário Profissional Ltda. é uma microempresa no ramo de confecção de uniformes profissionais, que está no mercado desde 1988, e está ativa há mais de 20 anos.

Seguindo o padrão de muitas empresas fundadas nessa época, a principal preocupação era a manutenção e a subsistência e, portanto, planejamento estratégico, financeiro ou qualquer outro, era visto como uma formalidade necessária somente às grandes corporações.

Nos últimos anos, a empresa vem buscando se organizar e crescer e vê neste novo contexto mercadológico a necessidade de se adaptar às exigências de seu competitivo mercado.

Por isso, este projeto tem por intuito, demonstrar o quanto é importante, mesmo nas micro e pequenas empresas um planejamento estratégico bem elaborado e adaptado às reais necessidades dessas organizações, levando sempre em consideração, a falta de recursos, de pessoal e de conhecimento teórico sobre o assunto.

1.1. Pergunta de Pesquisa

Qual a importância do planejamento estratégico nas micro e pequenas empresas?

1.2. Objetivos

1.2.1. Objetivo Geral

Desenvolver um planejamento estratégico para a Brasforme, para proporcionar bases que assegurem a continuidade dos negócios.

1.2.2. Objetivos Específicos

• Analisar o ambiente.

• Levantar dados e analisar a política de negócios da empresa.

• Formular e Propor Planejamento Estratégico.

1.3. Justificativa

Todas as organizações têm como objetivo básico a manutenção e o seu crescimento, possibilitando aumentar e manter variáveis como: faturamento, participação de mercado, reconhecimento social. As organizações têm que ser eficazes, sejam elas pequenas, medias ou grandes.

É o crescimento que viabiliza a sobrevivência da organização no curto prazo e, embora não garanta, dá a ela a perspectiva de existência sólida em longo prazo.

Captar e compreender as grandes tendências que estão delineando para os próximos anos, é vital para a gestão estratégica das organizações, pois é preciso estar preparado para as transformações nos fornecedores, nos clientes, na competição, no ambiente como um todo, de forma a reagir com eficácia.

A organização que trabalha em sintonia com as mudanças em curso multiplica as possibilidades de êxito.

O planejamento estratégico, portanto, é o processo de adaptação continua que as organizações têm que enfrentar as turbulências do ambiente e as tendências futuras.

Assim, o planejamento permite a ordenação do processo decisório dentro das organizações preparando para o futuro, definindo objetivos, os recursos e as ações necessárias.

1.4. Estrutura do Trabalho

O capitulo um é composto pela introdução, seguido da pergunta da pesquisa, objetivo geral e especifico e pela justificativa do trabalho.

O capitulo dois trata do referencial teórico, abordando conceitos pertinentes ao projeto, como:

• Estratégias Empresariais;

• Administração Estratégica;

• Análise SWOT;

O Capitulo três apresenta a metodologia, descrição do caso da empresa piloto, análise dos dados, sugestões de melhoria e a conclusão.

2. Estratégias Empresariais.

A palavra estratégia é um termo emprestado da área militar, tem-se tornado de uso comum em diversas áreas, notadamente na empresarial.

Sun Tsu 2001 afirmava que (apud GRAMMS e LOTZ, p. 10) “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”. A essência deste pensamento pressupõe o conhecimento: da pesquisa de mercado, a análise dos pontos fortes e fracos e das ameaças a serem enfrentadas.

Estratégia empresarial é o conjunto dos grandes propósitos, dos objetivos, das metas, das políticas e dos planos para concretizar uma situação futura desejada, considerando as oportunidades oferecidas pelo ambiente e os recursos da organização (Fernandes e Berton, 2004 p.7).

A definição também demarca o caminho ou método para formular uma estratégia. Em primeiro lugar, analisamos o cenário externo, a seguir, os recursos possuídos, e ai, definem metas e as ações para atingir esses objetivos.

O uso comum da palavra estratégia está associado às grandes decisões tomadas em uma empresa normalmente pelo presidente e seus diretores. Caracterizam-se por ter influência no longo prazo e por impactar a organização como um todo.

As decisões táticas se dão normalmente no nível gerencial consistem em decisões estratégicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com