TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 1 GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  14/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO FINANCEIRA

CLEYDE SELMA BARBOSA  RA 2051745

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM II)

Itauna Indústria de Papel LTDA

ARARAS/SP

2020

CLEYDE SELMA BARBOSA RA 2051745

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

Itauna Indústria de Papel LTDA

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM II), apresentado à Universidade Paulista UNIP, para avaliação do 2° bimestre do Curso Superior de Gestão Financeira, Polo  Araras/SP.

       Orientador: Prof. Fábio Arten

ARARAS/SP

2020

CLEYDE SELMA BARBOSA RA 2051745

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

Itauna Indústria de Papel LTDA

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM II), apresentado à Universidade Paulista UNIP, para avaliação do 2° bimestre do Curso Superior de Gestão Financeira, Polo  Araras/SP.

BANCADA EXAMINADORA

Aprovado em:    /    /

Prof. Fábio Arten

ARARAS/SP

2020

RESUMO

As disciplinas abordadas foram: Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais, Matemática Aplicada. A partir delas, foi desenvolvido o Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM II), sobre a empresa Itauna Indústria de Papel LTDA.  A empresa atua no ramo de fabricação de papel reciclado,  existente há mais de 40 anos. Atua em nível nacional, sendo que suas práticas sustentáveis contribuem com o meio ambiente. Sendo os sócios administradores: André Amato Junior e Denise David. A empresa está localizada na Rua Frei Galvão, 255 - Araras/SP. Tendo apenas a empresa Fiberpap como concorrente na região.

Palavras-chave:  Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais, Matemática Aplicada.

ABSTRACT

SUMÁRIO

  1 INTRODUÇÃO

           Pretende-se com este trabalho analisar a empresa Itauna Indústria de Papel LTDA, empresa de médio porte, que atua no mercado de papel 100% reciclado  há mais de 40 anos,  é uma Sociedade Empresária Limitada de Araras - SP, fundada em 18/12/1970, tendo como clientes empresas de pequeno, médio e grande porte. O objetivo deste trabalho é demonstrar na prática como a empresa desenvolve suas atividades, baseando-se nas disciplinas abordadas no segundo bimestre. O presente trabalho é sobre Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais, Matemática Aplicada.

ECONOMIA E MERCADO

A empresa Itauna Industria de Papel situada no interior do estado de São Paulo, forte produtora de papel reciclado na região, sendo sua principal linha de produção o papel strong comercial e industrial, com pouca concorrência na região, ela se destaca no fornecimento do papel reciclado. Com uma estratégia de crescimento nas vendas e na produção, a empresa tem um valor significativo para economia.

                      A preocupação macroeconômica reside em conhecer o nível de renda de todos os indivíduos de uma sociedade, diferentemente da microeconomia, que está focada na renda do consumidor individual. (LIVRO UNIP p. 79).

    Em relação a microeconomia dentro da empresa, com base nas necessidades dos clientes a empresa toma suas decisões, isso engloba preços, as vezes um pouco alto por falta de concorrência para os seu bens e serviços fornecidos.

                       A falta de conhecimento perfeito – por parte dos vendedores e dos compradores – relacionado com os riscos de mercado, a falta de perfeita mobilidade dos recursos, a incerteza quanto à maximização dos lucros por parte das firmas e a escassez de determinados recursos produtivos, particularmente os recursos naturais, são características do mundo real que mostram a inviabilidade do atendimento de alguns dos pressupostos requeridos para se atingir a produção ótima de todos os bens econômicos necessários e desejados pela sociedade (RIANI, 2012, p. 19).

No que tange a macroeconomia, com poucos dados disponibilizados, a empresa itauna indústria de papel fechou 2019 e o primeiro trimestre de 2020 com alta nas vendas e prestação de serviços de 15% em relação aos anos anteriores, isso se deu pela forte procura de papel strong para ser usado nas granjas de frangos da empresa  Sadia.

                                 A macroeconomia estuda o comportamento de variáveis que representam a soma (ou a média) de quantidades e preços em mercados em uma escala nacional. O tipo de modelo que se associa à macroeconomia é, por essa razão, chamado de agregativo. Os principais problemas estudados pelo enfoque macroeconômico são o desemprego, a inflação, os efeitos das políticas econômicas sobre essas variáveis, o crescimento econômico e a distribuição de renda. Moraes(1996, p. 196).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com