TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM ESTUDO DISCIPLINAR II

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II- PIM II

OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO

Cleodilene Souza D. Santos

Gestão Pública

1º Semestre

Polo de Nova Xavantina

Nova Xavantina-MT

2015

ÍNDICE

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................

03

2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................................

04

2.1 Os dez mandamentos de uma boa administração...................................................

04

3. CONCLUSÃO...........................................................................................................

08

4. REFERÊNCIAS..........................................................................................................

09


RESUMO

A administração é intrinsecamente importante para a atividade humana, pois é ela que viabiliza todas as demais, considerando que uma boa administração impede o desperdício, gastos desproporcionais e prejuízos, gerando um desenvolvimento sustentável. As empresas na atualidade vivem num mundo globalizado e competidor isso faz com estas busquem a eficiência para sobreviver nesse mercado a fim de satisfazer clientes e majorar lucros empresarias. Cabe à administração, portanto, compreender a análise de mercado, o perfil do público, as compras e estoques, os custos e formação de preços, o fluxo de caixa, o ponto de equilíbrio, o planejamento tributário, a estrutura comercial, a política de recursos humanos, bem assim, a informática. O estudo minucioso de cada uma destas tarefas possibilita a boa administração, tema este, que será abordado no presente projeto.


1. INTRODUÇÃO

O administrador de hoje enfrenta vários desafios e situações que mudam constantemente e são desafiadoras. O cenário que se apresenta é carregado de variáveis e modificações carregadas de dúvidas e insegurança.

O Administrador enfrentará problemas diversos e complexos dentro e fora das empresas, muitas vezes estará diante de informações contraditórias, complicando a sua análise de determinadas situações. Para enfrentar cada situação precisa estar em constante aprendizado, se atualizando constantemente, a fim de apresentar uma estrutura adequada a empresa, sabendo atender às necessidades do cliente, bem assim, do empresário.

A estrutura deve representar o tratamento da administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações, conforme estabelece a Teoria Clássica (Fayol), devendo ser trabalhada na atualização e no redimensionamento, com ênfase nos objetivos, conforme estabelece a Teoria Neoclássica, de forma a unir os dois conceitos e princípios estabelecidos ao longo dos anos, objetivando a melhoria administrativa.

A administração de materiais faz parte da rotina das empresas desse modo, tem sob sua responsabilidade as tarefas de compras, conservação e distribuição. Por isso, o esforço grupal organizado e cooperativo na realização de tarefas, em todas as áreas e em todos os níveis da organização, deve ser orientado a fim de que os objetivos propostos sejam alcançados.

O processo de administrar é importante em qualquer escala de utilização de recursos. Como pessoa, ou membro de uma família, seu dia-a-dia é cheio de decisões que têm conteúdo administrativo, definir e procurar realizar objetivos pessoais, como planos de carreira, ou elaborar e acompanhar orçamentos domésticos, ou escolher a época das férias e programar uma viagem, são todos exemplos de decisões administrativas.

Portanto, as habilidades administrativas são importantes para qualquer pessoa que tome decisões sobre a utilização de recursos para realizar objetivos, ou que esteja em ambientes onde essas decisões são tomadas.

2. DESENVOLVIMENTO

Conforme ditado, a administração permeia todas as organizações nos dias de hoje, sejam elas públicas ou privadas, isso porque através de suas ferramentas e princípios que são planejar, organizar, dirigir e controlar conduz as organizações ao atingimento de seus objetivos, visando o seu crescimento e da sociedade.

Segundo Montana; Charnov (2005, p.1), administrar é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos das organizações, bem como de seus membros, cabendo a administração conciliar esses objetivos para que ambas as partes cheguem a um denominador comum, já que a dependência é mútua.

A definição de administração é, em certos aspectos, uma decorrência daquilo que ocorre nas empresas, um meio de operacionalizar conceitos e ideologias a respeito das empresas. Essa teoria trata do estudo da administração dessas organizações, é uma teoria em crescente expansão e abrangente (CHIAVENATO, 1987, p.7).

“O desafio do administrador moderno é agir, de forma eficaz num cenário de competitividade global e de mudanças continuas em todas as esferas da sociedade. Essas mudanças caminham rumo a excelência administrativa”, (OLIVEIRA, 1999, p.15).

2.1 OS DEZ MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO

Para que seja possível e eficiente, a tarefa administrativa deve ser seguida de 10 princípios básicos, aos quais chamamos de Dez Mandamentos da Boa Administração. Estes se referem aos parâmetros traçados antes de se iniciar qualquer negócio, de forma a proporcionar o devido crescimento da firma, possibilitando, ao final, satisfazer-se com os ganhos oriundos de seu negócio. Vejamos cada um dos mandamentos, de maneira específica e aprofundada, aplicando-os de forma vinculada, na seguinte situação hipotética de criação de um negócio.

Trata-se de empresa de fertilizantes agrícolas, exercida de forma artesanal e familiar por um produtor rural da cidade de Nova Xavantina – MT, a quem nomeamos de Joaquim. O mesmo utiliza matérias orgânicas inutilizáveis, como é o caso de folhas secas e adere ao solo de forma gradativa e periodicamente, a fim de acrescentar nutrientes ao solo, aumentando a produtividade agrícola ou vegetal, atividade esta, chamada compostagem. Após a aderência ao solo destes nutrientes, o empreendedor vende o material como fertilizante. Ocorre que o mesmo não obteve lucros que permitissem o crescimento de seu negócio, motivo pelo qual recorreu aos “Dez Mandamentos da Boa Administração” para ver sanada esta adversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (304.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com