TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.569 Palavras (15 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Sandra Teresinha Damasceno Ferreira – RA 1658751

FUNDAÇÃO GAÚCHA DO TRABALHO E AÇÃO SOCIAL/SINE

Projeto Integrado Multidisciplinar I

PORTO ALEGRE, 24 DE MARÇO DE 2018


UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

Sandra Teresinha Damasceno Ferreira - RA 1658751

FUNDAÇÃO GAÚCHA DO TRABALHO E AÇÃO SOCIAL/SINE

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do Título Tecnólogo em Gestão Pública, apresentando à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador Professor Daniel Kolling

PORTO ALEGRE – 24 DE MARÇO DE 2018


RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar I vem apresentar temas sobre as disciplinas Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática e tem o objetivo de especificar, de forma clara e acessível, as atividades desenvolvidas pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – FGTAS, responsável pelos programas SINE, CASA DO ARTESÃO E VIDA CENTRO HUMANÍSTICO, localizada no centro de Porto Alegre. A FGTAS caracteriza-se como uma Fundação Publica de direito privado, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. O RS foi o primeiro Estado a firmar convênio com o Ministério do Trabalho para implantação do SINE, cujas atividades são oferecer o seguro desemprego, intermediação de ofertas de emprego, informações sobre mercado de trabalho, qualificação profissional e projetos de emprego e renda. A Fundação também coordena e desenvolve o Programa do Artesanato Gaúcho dando suporte a comercialização, bem como administra o Vida Centro Humanístico que oferece atividades de inclusão social a população. Serão aplicados os conhecimentos obtidos nos estudos dessas matérias, de maneira a dar evidências para melhorar as atividades da Entidade pesquisada neste Projeto. Todos os assuntos aqui mencionados foram levantados por meio de relatos dos servidores da entidade, levantamento de dados e referências bibliográficas.

Palavra-chave: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.


SUMARIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        6

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA FGTAS        7

2.2 ELABORAÇÃO DA ESTRUTURA        8

2.3 ESTATUTO DA FGTAS        9

2.4 REGIMENTO INTERNO DA ORGANIZAÇÃO        9

2.5 PLANO DE EMPREGOS, FUNÇÕES E SALÁRIOS        10

3 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        11

3.1 A COMUNICAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO        11

3.2 FLUXO DAS COMUNICAÇÕES        12

3.3 A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO NA COMUNICAÇÃO        12

4 TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        14

4.1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO        14

4.2 INFRAESTRUTURA DE TI        15

5 CONCLUSÃO        17

6 REFERÊNCIAS        19


1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem a finalidade principal de explanar sobre as disciplinas estudadas, levando em conta os Fundamentos da Administração, a Comunicação Empresarial e as Técnicas de Informática e da importância de ter práticas administrativas na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social - FGTAS, entidade de personalidade jurídica de direito privado com autonomia administrativa e financeira, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, criada em 30 de dezembro de 1991. A FGTAS é o resultado da fusão de três outras fundações, FUNLAR (1975), FUNDASUL (1964) e FGT (1966), regulamentada pelo Decreto nº 34.155/91.

No tema Fundamentos da Administração serão abordadas as teorias administrativas como a empresa se comporta em sua organização, quanto a sua estrutura, suas decisões, sua responsabilidade, também sobre as áreas funcionais meios e fins, bem como sua estratégia de gestão quanto ao mercado, liderança, processos e projetos.

Quanto ao tópico Comunicação Empresarial, será verificado se a FGTAS desenvolve níveis de comunicação de qualidade dentro da entidade, qual a postura, como são feitas as apresentações no ambiente de trabalho, as dificuldades na comunicação e como efetua sua comunicação dentro da empresa.

No âmbito das Técnicas de Informática, serão abordados temas sobre a infra-estrutura da Entidade, sistemas utilizados, redes dos computadores, a segurança da informação, suporte, tecnologia, internet e sistema de gestão.

A referida Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social conta com a colaboração de 551 servidores concursados e 91 cargos de confiança, contando com 148 unidades espalhadas pelo estado do RS, para executarem as atividades administrativas e técnicas, distribuídos em Presidência, Diretorias, Departamentos, Seções, Agências SINE, Casa do Artesão e Centro Vida, bem como, 75 terceirizados que atuam nas áreas de segurança e de higienização e limpeza e 39 estagiários administrativos. Essas informações foram adquiridas por meio de consultas nos Departamentos e Seções da FGTAS e junto aos servidores que tornaram possível que o presente Projeto Integrado Multidisciplinar I nos proporcione conhecimentos suficientes para compreendermos as atividades quanto aos Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.


2 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A administração consiste em congregar diversas áreas relativas aos conceitos, técnicas, ferramentas e teorias na busca da qualidade de uma gestão financeira transparente, produtiva, eficiente e eficaz, através de fundamentos que busquem, por meio de seu administrador, alcançar os objetivos organizacionais, tais como: estratégicos, táticos e operacionais.

O processo da administração também busca saber o que as pessoas almejam, a fim de conhecer suas necessidades e solucionar os problemas para esse fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (199 Kb)   docx (399.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com