TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - GESTÃO COMERCIAL - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  4/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

DIANA DE ASSIS LOPES - RA 1806721

WILTON DE FREITAS BRASIL – RA 1806827

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

GRUPO ZEMA

TRÊS PONTAS

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA

GESTÃO COMERCIAL

DIANA DE ASSIS LOPES - RA 1806721

WILTON DE FREITAS BRASIL – RA 1806827

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

GRUPO ZEMA

Projeto Integrado Multidisciplinar I apresentado à Universidade Paulista – UNIP Interativa, como parte da avaliação para obtenção do título de Gestor Comercial, sob a coordenação da Profa. Dra. Solimar Garcia.

Orientador (a): Prof. Me. IVETE ROLIM DANIEL

TRÊS PONTAS

2018

RESUMO

O Presente trabalho PIM tem como objetivo a aplicação das teorias estudadas no bimestre vigente no curso de Gestão Comercial, cujas disciplinas são: Fundamentos da administração, Comunicação empresarial, Técnicas de informática, iremos usar a empresa ZEMA para aplicarmos as técnicas aprendidas, para realização desse trabalho usamos o site, www.grupozema.com.br, como fonte de pesquisa.

Palavras - chave: ZEMA, administração, tecnologia.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO 5
  2. EMPRESA7
  3. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO8
  4. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL10
  5. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA12
  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS15

REFERÊNCIAS16

APÊNDICES17

  1. INTRODUÇÃO

No Brasil, o mercado do varejo, apesar da crise tem se desenvolvido bastante nos últimos anos. E entre tantas lojas varejistas no Brasil esta o GRUPO ZEMA.

Das dez atividades monitoradas pelo IBGE, oito tiveram resultados positivos na comparação anual. Destaque para a atividade móveis e eletrodomésticos, que tiveram o maior crescimento em agosto de 2017 na comparação anual, dentre os outros segmentos, fechando em 16,5%. O aumento de vendas por subcategoria em agosto foi de 18,0% na linha de Eletrodomésticos e de 11,4% em Móveis.

(Fonte: IDV- Instituto para Desenvolvimento do Varejo)

A história das lojas ZEMA começou quando o empresário Ricardo ZEMA adquiriu uma concessionária de veículos, revendedora da Chevrolet. Na época, a revendedora detinha o direito de comercialização das marcas Dako e Frigidaire e a ela foi proposto também um negócio no ramo de eletrodomésticos.



            Assim, em 1976, foi fundada a primeira loja ZEMA em Araxá (MG).  Desde então, o crescimento da rede de lojas é contínuo e seguro.

(Fonte: www.grupozema.com.br)

Temos como objetivo nesse trabalho, conhecermos melhor o grupo ZEMA, estudando as três disciplinas já estudadas nesse bimestre, começando com fundamentos da administração, comunicação empresarial e por fim técnicas de informática.

Fundamentos da administração: com essa matéria temos o objetivo de entender a importância da administração e do administrador na empresa.

“[...] as organizações desejam profissionais de Administração com as seguintes características: Capacidade de identificar prioridades; Capacidade de operacionalizar ideias; Capacidade de delegar funções; Habilidade para identificar oportunidades; Capacidade de comunicação, redação e criatividade; Capacidade de trabalho em equipe; Capacidade de liderança; Disposição para correr riscos e responsabilidade; Facilidade de relacionamento interpessoal; Domínio de métodos e técnicas de trabalho; Capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos; Capacidade de estabelecer e consolidar relações; Capacidade de subordinar-se e obedecer à autoridade. (MEIRELES, 2003, p. 34).”

Comunicação empresarial: com essa matéria iremos entender melhor a importância da comunicação, e os diferentes meios de comunicação da empresa.

“A palavra comunicação é uma derivação do termo latinoCommunicare que significa; partilhar, tornar comum” (MATOS, 2014, p.02).”

Técnicas de informática: teremos como objetivo nessa matéria entender os conceitos de tecnologia e informação (TI).

“Somente com informações precisas e na hora certa os administradores podem monitorar o progresso na direção de seus objetivos e transformar os planos em realidade (STONER, 1999).”

  1. EMPRESA

As lojas ZEMA tem sido uma das lojas destaque no varejo brasileiro, são mais de 500 lojas no varejo de móveis, eletroeletrônicos, confecções, ferramentas, pneus e brinquedos, já esta entre as maiores redes em numero de vendas e numero de lojas, atuando em diversos estados, com o seu centro de distribuição localizado na cidade de Araxá – Minas Gerais.

Figura1 – Loja Araxá - MG

[pic 1]

Fonte: Google imagens

A empresa também tem sido destaque pela sua qualidade de trabalho, sendo reconhecida há mais de dez anos como uma das dez melhores empresas para trabalhar no Brasil, a empresa também já foi reconhecida entre as “150 Melhores para Você Trabalhar” em seleção realizada pela Revista Exame.

Vamos conhecer seus valores, sua missão, visão e compromisso:

MISSÃO:

         Atuar no mercado de varejo e distribuição, de forma ética e responsável, oferecendo produtos e serviços que gerem valor para nossos clientes, colaboradores, fornecedores, cotistas e sociedade.

VALORES:

Méritos de dedicação e trabalho. Respeito ao ser humano e ao meio ambiente. Consideração às pessoas dentro de seu diferencial competitivo. Busca da excelência com economia, simplicidade e humildade. Melhoria contínua, inovação e lucro como fatores de desenvolvimento. Honestidade e transparência em todas as ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com