TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II GESTÃO COMERCIAL UNIP

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  972 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar tem por objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas. Estudaremos a uma loja de uma franquia de Lanchonetes especializadas em vender coxinhas, chamada de Zé Coxinha, essa franquia fica situada na cidade de Viana no Espírito Santo, instalada no bairro Marcílio de Noronha que é um dos bairros mais desenvolvidos do município. Analisaremos como o mercado afeta os serviços desta franquia deste bairro, como ela faz a gestão de seus materiais e como ela aplica a matemática em sua rotina.

Palavras chave: Franquia, Coxinha, Mercado, Economia, Matemática, Materiais, Patrimônio.

SUMÁRIO AQUI!!!

  1. INTRODUÇÃO

        Este Projeto Integrado Multidisciplinar tem por objetivo analisar a uma loja da franquia de coxinhas, sob a ótica dos aspectos de Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada baseando-se nos conceitos estudados das disciplinas a que se referem.

        A lanchonete da franquia Zé Coxinha está situada em um dos bairros mais desenvolvido da cidade de Viana do estado de Espírito Santo.

        A análise da instituição se baseará nos conceitos das disciplinas estudadas e contemplará:

  • Economia e mercado, evidenciando o tipo de mercado, como esta exerce sua função neste mercado, as principais variáveis econômicas que influenciam nos custos de operação.
  • Recursos Materiais e Patrimoniais, onde descreveremos os meios adotados pela loja para o planejamento, gestão e dispensação dos materiais utilizados para a fabricação e venda da mercadoria.
  • Matemática Aplicada, verificaremos as várias utilizações da matemática dento da lanchonete.

        A análise pretende evidenciar em qual mercado a lanchonete está inserida, como as variáveis econômicas a afetam. Como ela procura mitigar seus riscos. Como é feita a gestão dos materiais. Bem como onde a loja aplica matemática em suas operações.

2. ECONOMIA E MERCADO

        Já que esta disciplina é a base deste trabalho, vamos esclarecer o que é economia.

A Economia estuda a alocação de recursos escassos (dinheiro, capacidade de trabalho, energia, etc.) entre fins alternativos (lazer, segurança, sucesso, etc.) por parte dos proprietários de recursos que buscam obter o máximo benefício por unidade de dispêndio. (Paiva, 2008, p.15)

        A franquia de filial em Viana estudada pertence ao senhor Paulo Andre Tosta, sendo uma empresa privada. Embora existam muitas outras lanchonetes que utilizam bens substitutivos, esta lanchonete trabalha com a marca, padronização da mercadoria oferecida e pouca variedade de produtos, onde conseguem trabalhar com preço na aquisição dos insumos.

        Com relação às mercadorias vendidas, sua especialidade são coxinhas de frango. A lanchonete franquiada em questão deve seguir o padrão estabelecido pela franquia, prezando pela marca e qualidade igual a todas as lojas onde é o diferencial das demais lanchonetes.

        Se todo o mercado de venda de coxinhas deste bairro fosse praticado somente por essa franquia, seria considerado um monopólio natural, uma vez que não teria o produto coxinha em outras lanchonetes, isso exporia os consumidores à possibilidade de serem explorados por preços abusivos. Todavia o que impera é o livre mercado, onde podemos dizer que existe a concorrência perfeita, pois neste bairro existe uma grande quantidade de participantes, tanto ofertantes quanto demandantes de mercadorias, por se tratar de um dos bairros mais desenvolvido.

        Um dos desafios da franquia é sobreviver em relação a sua concorrência, pois outras lanchonetes possuem o mesmo produto, coxinha, e ou produtos substitutivos. A empresa pretende continuar a investir na marca, qualidade do produto e o preço acessível para conseguir atender a demanda e também continuar gerando receita para novos investimentos.

3. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

        A franquia se utiliza de muitos materiais para exercer suas atividades. Assim se faz necessário que a lanchonete tenha estoque desses materiais para que o atendimento aos clientes não sofra interrupções. Os estoques são calculados utilizando o histórico de consumo.

        Os estoques da franquia do Zé Coxinha atualmente são calculados em função do histórico de consumo, o estoque mínimo é calculado com a multiplicação entre a diferença do consumo máximo e o consumo médio de determinado período pelo tempo de ressuprimento.

        Sendo que a especialidade da franquia é apenas um produto, não existe grande lista de materiais para a fabricação e controle, assim mesmo quando acontece algum imprevisto, os insumos são de fácil acesso devido aos supermercados pertos, desta maneira pode ser sanado de forma rápida e efetiva algum problema de estoque.

        O controle da dispensação dos materiais foi instituído com a padronização dos procedimentos e dos materiais a serem utilizados em cada um deles. O principal é o óleo utilizado para fritar as coxinhas, que precisa de uma atenção maior para ser descartado, onde essa franquia possui contrato com uma empresa especializada que vai até o local e recolhe o óleo velho para ser utilizado na fabricação de sabão em barra.

        

4. MATEMÁTICA  APLICADA 

  

Esta  disciplina   procura  relacionar  os  conteúdos  matemáticos  as  aplicações  dadas  a eles  nas atividades de gestão.  Quando   uma  indústria ou comercio lança um produto no mercado,   para   fixar   o  preço  deste  produto,   ela  tem  que  levar  em  conta   os   custos   para  sua  produção  e  distribuição, que  dependem  de  diversos   fatores,   entre  eles  as  despesas  com  energia,  aluguel  de  prédio ou loja,  custo  de  matérias-primas   e  salários.   Como  esses   custos   podem  variar,  a indústria tem  que “equacionar” essas  variáveis  para compor  o preço do seu produto.  (Batista,   2008,  p.87).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com