TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  1.601 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP – Universidade Paulista

Curso: CST em Gestão Financeira

Projeto Integrado Multidisciplinar II – PIM II

 

Marisa S.A

 Franciele Aparecida Floriano de Sousa

RA: 1627633

 São Paulo/Perus

 2016

RESUMO

A Marisa é a maior rede de lojas de varejo especializada em moda íntima e vestuário feminino, masculino e infantil do Brasil. O slogan, “De Mulher para Mulher”, é facilmente reconhecido em qualquer região do País. A Empresa iniciou suas atividades em 1948 na cidade de São Paulo sob o comando de Bernardo Goldfarb. Sempre com foco na classe C, a Marisa desde o início  buscou o crescimento contínuo de seus negócios e se tornou referência na venda da moda para esta nova classe média Brasileira. Buscando sempre se adaptar às necessidades de seu público, com a modernização das lojas e dos seus mix de produtos oferecidos, conquistando a confiança de seus clientes. São 401 lojas espalhadas por todas as regiões do Brasil, emprega mais de 13 mil colaboradores, sendo que mais de 70% desse quadro é composto por mulheres. A Companhia conta com uma equipe administrativa de profissionais altamente qualificados, com conhecimento na área de varejo e no mercado financeiro. O projeto tem por finalidade apresentar todas as informações sobre a história, constituição e ramo de atividade, demostrando como a empresa trata os assuntos relacionados com as disciplinas estudadas no curso de Gestão Financeira, com base em Economia e Mercado utilizando das ferramentas dos Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada.

Palavras-chave: Varejo.  Projeto.  Negócios .  Processos.

ABSTRACT

SUMÁRIO

RESUMO        

ABSTRACT        

1        INTRODUÇÃO        

2. ECONOMIA E MERCADO        

Problemas Economicos

Impactos econômicos sofridos pela instituição.

Variaveis macroeconômicas e suas consequências.

3        CONTABILIDADE        

3.1        Objetivo da Contabilidade        

3.2        Análise da Liquidez        

3.2.1        Liquidez Geral        

3.2.2        Liquidez Imediata        

3.2.3        Liquidez Seca        

3.2.4        Liquidez Corrente        

3.2.5        Ativo Imobilizado        

4        Estatística Aplicada        

4.1        Estatística e sua história.        

4.1.1        Estatísticas nas empresas        

5        CONCLUSÃO        

6        REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

Esse projeto tem como objetivo relatar um estudo da empresa Marisa S.A. utilizando o conhecimento teórico adquirido nas disciplinas: Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais.

 A Marisa é uma das maiores redes de lojas de departamento de vestuário feminino, masculino, infantil e moda intima do Brasil. Com mais de 65 anos de experiência possui forte reputação com o seu público-alvo, pois conhece e acompanha as exigências da população feminina, associada ao reconhecido slogan “De Mulher para Mulher” a Companhia acredita ser única no mercado brasileiro por ter construido uma relação de cumplicidade e intimidade com a mulher brasileira. Perante a administração do fundador da Marisa S.A, Bernado GoldFarb A companhia abriu sua primeira loja “ MARISA BOLSAS “ em 1948 que aos poucos foi conquistando seu publico consumidor feminino.

O ano de 1999 foi de grandes modificações para a empresa, iniciou-se um plano de expansão com o propósito de aumentar a variedade de produtos oferecidos, renovar a marca Marisa e modernizar suas lojas, reformando-as e ampliando-as, acrescentando suas receitas em lojas de departamentos de cama, mesa e banho e adotando o conceito de exposição dos produtos nas lojas por estilos de vida. As lojas tornaram-se  bem decoradas e iluminadas e passou a possuir vitrines criativas e atrativas. Além disso, nesse mesmo ano para melhor atender às necessidades das clientes, a companhia criou  seu cartão de crédito Private Label, o cartão Marisa, para oferecer crédito facilitado as suas clientes e além das Lojas Físicas, a empresa possui uma loja virtual, a Marisa Virtual que também foi criada em 1999.

Em 2008 foi fechado um acordo comercial com o banco Itaú, no qual foi estabelecido o lançamento do cartão de crédito bandeirado pela Mastercard com o logo da Marisa, que possibilita o cliente a utilizar não apenas na loja e sim em qualquer outro tipo de operação. E a mais recente conquista das Lojas Marisa é o setor de calçados inaugurado no dia 05 de maio de 2012.

E no final do ano de 2015 as Lojas Marisa apresentou as medidas para recuperar lucro e receita nos próximos trimestres. As ações envolvem o fechamento de lojas, fim das vendas por catálogo, redução do programa de fidelidade e mudanças no braço financeiro da companhia devido à crise economica enfrentada no Brasil que veremos ao longo do projeto apresentado.

  1. ECONOMIA E MERCADO

Segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus (2011), Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como a sociedade utiliza os recursos escassos para produzir bens com valor e de como esses bens são distribuídos entre os indivíduos.

Com base nos problemas econômicos básicos, que seria o que produzir? Quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?  a Marisa decidiu se especializar em moda feminina, tornando-se uma das maiores redes de lojas de departamento de vestuário feminino do Brasil, tendo como foco mulheres entre 20 e 35 anos de idade da Classe C que é a maior classe social do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (185.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com