TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.062 Palavras (21 Páginas)  •  1.019 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOC IAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

AUTO ESCOLA CANTU

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

PARANÁ

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOC IAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

AUTO ESCOLA CANTU

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

ALUNOS:

Projeto Integrado Multidisciplina – PIM II, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira.

Orientador(a):

PARANÁ

2016

RESUMO

Este trabalho se baseou em pesquisas realizadas na Auto Escola Cantu, localizada na cidade de Foz do Iguaçu/PR e fundada no ano de 1995. A presente pesquisa qualitativa e estudo de caso descreve e analisa a sua estrutura e forma de funcionamento em termos de Economia e mercado, Recursos materiais e patrimoniais e Matemática aplicada, estabelecendo assim uma relação entre os conceitos teóricos e práticos apresentados nas aulas e a prática desenvolvida na empresa por meio de analisar o funcionamento e como se organiza a empresa e que objetivos pretende alcançar. O estudo, provido de referenciais teóricos, apresenta práticas que possam auxiliar a empresa em suas atividades cotidianas e de modo que possibilite atingir os objetivos desejados.

Palavras-chave: Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL 6

3 ECONOMIA E MERCADO 8

3.1 Aplicações na Empresa 12 4 RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 15

4.1 Recursos Materiais e Patrimoniais na Empresa 15 5 MATEMÁTICA APLICADA_ 17

5.1 Matemática Aplicada na Empresa 17 6 CONCLUSÃO 18 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

O presente trabalho de pesquisa coletou dados da empresa Auto Escola Cantu, no sentido de entender a influência dos aspectos econômicos nos resultados da empresa, definindo os elementos e suas correlações no que se refere a demanda e oferta, renda e lucro. E também as influências de aspectos da macroeconomia como o desemprego, renda, taxa de câmbio e inflação. O objetivo deste trabalho a partir desses dados coletados é possibilitar fazer um estudo acadêmico, conseguindo relacionar aspectos dos conceitos teóricos vistos nas aulas e práticas observadas no dia a dia da referida empresa, possibilitando com isso, reunir conhecimentos teórico-práticos dos conceitos de economia, matemática e recursos materiais e patrimoniais.

Atualmente vive-se no Brasil um ambiente de crise política e econômica que tem afetado diversos ramos de negócios e provocado desastres no comércio que sente diretamente a inflação, reduzindo o poder aquisitivo dos consumidores, que resguardam seu dinheiro diante de um cenário de instabilidade. Sendo assim é imprescindível que a empresa esteja bem organizada para que possa lidar com este contexto desfavorável que atinge o comércio atualmente.

Este trabalho aplicado em um caso prático de uma empresa do ramo Formação de Condutores permitirá estudar os efeitos econômicos e políticos sobre a demanda, oferta, preços, lucros, desemprego, renda e taxa de câmbio, assim como aspectos referentes a utilização da matemática e a administração dos recursos dentro da organização.

2 DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL

Fundada em 1995, há 17 anos no mercado, a Auto Escola Cantu originariamente uma empresa familiar cresceu consideravelmente ao longo dos anos, conquistando um espaço relevante no ramo de atividade que pratica no município de Foz do Iguaçu. Fundada pelo senhor Paulo André da Silva e sua esposa, o Centro de Formação de condutores Cantu possui sua sede no centro da cidade na Avenida Brasil 255, uma das áreas comerciais mais disputadas no município. Sua razão social é Paulo André da Silva & Cia Ltda e seu nome de fantasia Auto Escola Cantu. O ramo de atividade que a Auto Escola Cantu atua é o de formação de condutores, prestando serviços de habilitação para a cidade de foz do Iguaçu e municípios vizinhos (inclusive do Paraguai).

Em seu início contava apenas com a mão de obra de seu fundador e sua esposa, hoje, entretanto, possui em seu organograma outras funções, que são desempenhadas por profissionais qualificados para desempenharem suas funções com grande competência.

O quadro organizacional da empresa conta hoje com os seguintes cargos:

• 01 Diretor Geral;

• 01 Diretor de Ensino;

• 02 Auxiliares Administrativos;

• 01 Instrutor Teórico;

• 02 Instrutores Práticos;

• 01 Secretária;

• 01 Zeladora.

Seu faturamento anual gira hoje na case

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com