TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  16/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 9

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

SÃO PAULO - 2019

Nº.

NOME

RA

01

CARLOS OLIVEIRA

444444

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO

“...Uma Atitude Diferente Para um Novo Resultado em Sua Operação Logística...”

Este é o Lema da Ellece Logística, um Operador Logístico pertencente ao Grupo Pandurata de Alimentos detentora das Marcas Bauducco e Visconti.

Você deve estar se questionando: Como Assim? A Bauducco está querendo mudar de negócio?

Na verdade, “mudar” de Negócio não seria bem o termo a ser usado, mas sim uma oportunidade de um Novo Negócio!

E será sobre esta Nova Oportunidade que iremos transcorrer nossa Pesquisa!

O que Levou uma Marca de Alimentos conceituada mundialmente a estar Buscando Novos Negócios fora daquilo em que sua Expertise de mais de 70 anos de Tradição lhe mante como umas das principais Marcas de Biscoitos e Panetone do Brasil.

Quais Foram os Critérios, Com Quais Recursos, qual o Tipo de Gestão?

Estas Questões e outros temas é o que estaremos avaliando através dos temas estabelecidos neste Estudo.

  1. ECONOMIA DE MERCADO

Para melhor entendermos sobre esta nova Oportunidade de Mercado da Ellece Logística, vamos adentrar em uma Pequena Explanação Sobre a Detentora das Marcas Bauducco e Visconti, onde entenderemos onde se inicia a História da Ellece.

O Grupo Pandurata é atuante no Mercado de Alimentos no Brasil a mais de 70 Anos,

A Princípio a detentora da Marca de Panetone mais conhecida no mundo utilizada apenas o nome da família como Marca (¹Bauducco), e atuavam apenas em um único Nicho de Negócio no Ramo de Alimentos, o Panetone.

Com os Consumidores ao longo do Tempo Demandando um aumento não Somente do Panetone, mas de todos os Produtos a Empresa cresce de tal maneira a Ponto de Obter 4 Fabricas com mais de 2000 Funcionário em todo território Nacional e uma Produção Anual de mais de 500 toneladas em Variados Produtos

Como toda Empresa está Ligada Diretamente na Economia e em todos os seus Conceitos, tais Como Produção, Oferta e Demanda, Mercado, enfim conceitos que Baseiam e Identificam de Forma específica o Cenário de Atuação dentro do Sistema Econômico.

E Ellece Logística é Introduzida dentro dos Negócios do Grupo Pandurata no ano de 2011 Devido ao Grande Crescimento da Produção de seus Produtos onde houve um Grande Gargalo na Gestão de Armazenagem dos Produtos. A Bauducco utilizava Operadores Logísticos de Mercado, Terceiros, que faziam toda a Sua logística. Porém como um dos Seus Principais Produtos é sazonal, no caso o Panetone, cuja a Demanda é em sua totalidade na Época de festas Natalinas, estes operadores Logísticos não conseguiam Atender de Forma Eficiente toda a Demanda de Panetone.

É um Volume Absurdo, mais de 70 milhões de ²unidades em uma época de Comercialização onde toda a Economia está aquecida e cujo os Custos de qualquer Operação é Refletido conforme seu Consumo.

Exatamente um Reflexo do que nos Diz Vasconcellos sobre Capitalismo e Globalização:

[...] produção e distribuição de valores dentro de redes em escala mundial, com o acirramento da concorrência entre grupos multinacionais. O crescimento tecnológico acelerado gerou maior eficiência produtiva e maiores condições de produtividade. (Vasconcellos 2007, p 424)

E foi justamente por conta deste Volume Absurdo de Produtos onde sua Demanda existente é nos meses onde existe um aquecimento geral na Nossa Economia Interna

Que a ³Ellece Logística iniciou sua História dentro do mercado, ofertando um Serviço cujo a Qualidade e o Nível de Serviço já foram Parametrizados para Atender o seu Principal “Cliente” e parceiro.

Exatamente o que podemos ver na Lei de Oferta de Bens e Serviços, ou seja, o Grupo Pandurata terá o seu Principal Produto sendo distribuído em uma época onde a Demanda de vários outros Produtos também se comporta de modo agressivo no Mercado, além disso atendendo seus Principais pontos de Nível de Serviço.

Pois bem, entendemos que foi realmente uma ótima visão de Mercado, aliar seu Produto ao um Serviço de Qualidade em uma época onde o Nível de Serviço é muito exigido, mas como vimos, o Principal Produto da Empresa é Sazonal, ou seja, o tempo de consumo deste produto é por tempo Limitado, a pergunta agora é o que Fazer após o Período de Natal? Como equilibrar uma empresa cujo sua Maior Demanda é na época de Festas?

Novamente adentramos no Tema Demanda, onde vimos que a Economia Oferece Alternativas com Relação a Fatores que Afetam a Demanda ou a Oferta de Bens e Serviços. E quais seriam as Alternativas? Pois agora o Cenário é outro, se manter dentro de um Mercado onde Existe Concorrência com muitas e muitas Particularidades não é uma jornada fácil.

Pois Bem a Ellece se Estabelece no Setor Terciário da Atividade Econômica, com suas próprias Politicas de Formação e Atuação. Ela otimizou toda a Experiencia de seus Acionistas do Grupo Pandurata para que a Empresa pudesse caminhar com seus Próprios Recursos.

  1. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Para discorrermos este Tópico é Primordial tratarmos dos três pilares que regem este tema: Planejar, Executar e Controlar.

Administrar estes Pilares de forma Harmônica é um grande desafio e requer além de uma Dedicação Contínua Conhecimentos Específicos que foram introduzidos desde os Primórdios de nossa humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (277.8 Kb)   docx (970.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com