TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III Administração

Por:   •  12/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.303 Palavras (22 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA

PIM III – PREFEITURA DE LINHA NOVA

PAULO CESAR DA MOTTA, RA 1937635

VANESSA DRESSLER, RA 1963591

VANIA DRESSLER DOS SANTOS, RA 1938329

IVOTI, 05 de Outubro de 2019.

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar III apresenta um estudo dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas de Recursos Humanos na Administração Pública, Contabilidade e Estatística Aplicada, demonstrando sua aplicação prática na gestão da Prefeitura de Linha Nova. Linha Nova é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, colonizado por alemães possui uma população estimada de 1714 pessoas, entre elas, cerca de 100 funcionários públicos. As empresas e organizações públicas ou privadas são feitas de pessoas e todo seu sucesso ou fracasso depende delas. Por outro lado temos os bens que fazem parte do patrimônio público, quem orienta, controla e registra os fatos relacionados à variação deste patrimônio? As organizações precisam acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, sabendo gerar, acessar, analisar e interpretar estes conjuntos de dados e informações transformando-as em recursos estratégicos na Gestão administrativa. Este trabalho busca responder os questionamentos relacionados aos temas citados acima, definindo o que são, onde são aplicados e para que servem. Neste trabalho será utilizada a pesquisa bibliográfica e documental bem como entrevistas e materiais fornecidos pela entidade escolhida.

Palavras Chave: Gestão, Recursos Humanos na Administração Pública, Contabilidade e Estatística Aplicada.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1 RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA        4

1.1 Definições        4

1.2 Gestão de pessoas        5

1.2.1 Gestão de pessoas na administração pública        6

1.3 Regime trabalhista        6

1.4 Estrutura Organizacional        7

1.5 Recursos Humanos Conceito        8

1.5.1 Recursos Humanos Estratégicos        8

1.5 2 Recursos Humanos Operacional        8

1.5 3 Recursos Humanos Táticos        8

1.6 Recursos Humanos Prefeitura Municipal de Linha Nova        8

1.7 Liderança        9

2 CONTABILIDADE        12

2.1 Conceito        12

2.2 Balanço Patrimonial        12

3 ESTATÍSTICA APLICADA        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        20

INTRODUÇÃO

        Neste trabalho explanaremos sobre a Prefeitura Municipal de Linha Nova RS
Situada na Rua Henrique Spier, 2800, Linha Nova, RS telefone (51)3445-5022. Linha Nova é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, colonizado por alemães provenientes da região serrana do Hunsrick na Renânia, sua primeira denominação foi o nome alemão “Neu Schneiss”, que foi traduzido para o atual nome devido à campanha de nacionalização da ditadura Varguista.

         Este município foi povoado por imigrantes alemães, a partir da década de 1840, tendo se tornado sede da primeira cervejaria do estado. Pertenceu a São Sebastião do Cai até 1959, quando passou a fazer parte do município de Feliz. Emancipou se no dia 20 de março de 1992 e possui uma população estimada de 1714 pessoas, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

        Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo das disciplinas de Recursos Humanos na Administração Pública, Contabilidade e Estatística Aplicada, buscando demonstrar de forma prática, através da pesquisa e análise do município, relacionando-o com os conteúdos desenvolvidos nestas disciplinas.

        O trabalho está estruturado em três capítulos, além desta introdução e da conclusão. No primeiro será apresentada uma abordagem sobre Recursos Humanos na administração Pública, destacando alguns dos principais pontos de como é feita esta gestão dos funcionários no município. No segundo será apresentado uma descrição do conceito de Contabilidade exemplificando sua aplicação na administração publica, com ênfase para o Balanço Patrimonial.  Por fim será demonstrada a importância do estudo da Estatística Aplicada na obtenção de informações, se tornando fundamental no processo de tomada de decisões para uma gestão eficaz.

        Para complementar este trabalho será utilizada a pesquisa bibliográfica e documental. Fachin (2001, p. 125) aponta como pesquisa bibliográfica, o "conjunto de conhecimentos humanos reunidos nas obras". Também afirma que a "pesquisa bibliográfica constitui o ato de ler, selecionar, fichar, organizar e arquivar tópicos de interesse para pesquisar em pauta".


1 RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

        Os recursos humanos na administração pública podem ser definidos como agentes de transformação a serviço da cidadania; estes servidores têm a oportunidade de assistir as comunidades nas quais estão inseridos. Portanto, esta não é e nem deve ser vista como uma profissão qualquer, e sim como o desafio do cuidado com excelência voltado a toda comunidade.

1.1 Definições

        Recursos humanos são de grande importância para uma administração de qualidade, tanto na esfera pública quanto na iniciativa privada. Um gestor que procura atingir resultados positivos, precisa conduzir de maneira eficaz seus colaboradores, motivando-os a atingir os objetivos traçados mantendo o foco não apenas nas metas, mas também nas pessoas (funcionários). Principalmente na área de serviços, os recursos humanos são fundamentais. Manter funcionários motivados é fundamental, pois a motivação aumenta e os resultados melhoram quando são dadas oportunidades de envolvimento e decisão no trabalho e suas metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (854.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com