TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV – EMPREGABILIDADE E O SINDICATO NA CIDADE DE SOROCABA

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.751 Palavras (20 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 20

 [pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

 PIM IV – EMPREGABILIDADE E O SINDICATO NA CIDADE DE SOROCABA

SANTANA DE PARNAÍBA 2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PIM IV – EMPREGABILIDADE E O SINDICATO NA CIDADE DE SOROCABA

Aline Fernanda Gouvêa Alves da Silva     RA: C31071-9

Andressa de Oliveira Sousa                       RA: C07BHJ-4

Elida Brito de Oliveira                                 RA: B29DGF-7

Francielly Silva do Nascimento                  RA: C371IF-9

Karine Leão Gomes                                     RA: C343GJ-3

ORIENTADORA: Prof.ª CASSIA VALÉRIA ANASTÁCIO DE SOUZA

SANTANA DE PARNAÍBA 2015

RESUMO

O Trabalho foi feito através de pesquisas, para esclarecimento nos assuntos empregabilidade e Sindicatos no Brasil, tivemos como escolha exemplificar e se aprofundar no assunto em relação a região de Sorocaba. Onde demostraremos como está à empregabilidade na região, e quais seguimentos os sindicatos são mais fortes.

Os Recursos Humanos está inteiramente ligado à empregabilidade e ao Sindicato de forma que o Sindicato determina certas regras e procedimentos em relação aos direitos e deveremos da empresa e do empregado.

A pesquisa abaixo irá detalhar melhor os objetivos dos assuntos pesquisados através de exemplificação de números e exemplos de como funciona nas empresas.

Palavra chave: Empregabilidade, Sindicato

ABSTRACT

The work has been done through research, for clarification on matters employability and trade unions in Brazil, we had to choose an example and to delve into the matter regarding Sorocaba region.        Where will demonstrate how employability in the region is, and which segments the unions are stronger.

The HR is entirely linked to employability and unions so that the Union lays down certain rules and procedures regarding the rights and we should the company and the employee.

The below will detail the best research affairs objectives researched through exemplification numbers and examples of how the companies.

Keyword: Employability, Union

INTRODUÇÃO

Empregabilidade é um tema extremamente dinâmico e a lista de pré-requisitos necessários para ser desejado pelo mercado cresce continuamente. A importância do nosso trabalho é demonstrar o que significa a palavra empregabilidade, qual o seu uso, como ela nos interfere e saber que esta palavra está mais a presente dentro de nossas vidas não somente no momento que vamos ao mercado de trabalho, mas sim antes mesmo de estarmos nele, nos momentos de preparação para que nos tornemos mais competitivos e mais bem qualificados perante aos demais.

O trabalho a seguir destaca também a relação de empregado e empregador, visando seus direitos seja qual seu ramo de atuação, perante um contrato de trabalho. Acordos firmados pelos Sindicatos, como Convenção Coletiva, Acordo Coletivo e o inicio do Sindicato e sua evolução, o modo como ele se operacionaliza junto às empresas e de que modo ele pode influenciar em nossas vidas antes de fazermos parte dele.

E por final falamos da importância de como o maior sindicato do interior paulista se operacionaliza quais seus benefícios e qual o seu grande papel perante a sociedade se falando de micro e macro ambiente político social, tudo para deixar bem claro que o trabalho dele não é um fato independente Ele cumpre com um dos seus objetivos, que é defender os interesses econômicos profissionais, sociais e políticos dos seus associados e que de alguma forma tem sua importância política e de interação social. 

 


1        EMPREGABILIDADE

Esse termo está sendo muito utilizado, vem do inglês Employability e significa “o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam o profissional importante para qualquer empresa”. Essas características transcendem às empresas e atendem às necessidades do mercado de uma forma geral, portanto empregabilidade é a condição que o profissional apresenta ou deve apresentar para se adequar às novas exigências do mercado.

Esse termo se difundiu nos últimos tempos e passou a ter extrema importância graças à concorrência empresarial, aos avanços tecnológicos, globalização dentre outros fatores. Já que vivemos este panorama onde o mercado está cada vez mais exigente e busca profissionais cada vez mais competentes, atualizados, qualificados e preparados para atuar em qualquer empresa nacional ou multinacional, precisamos ter esta condição de "empregáveis".

Quanto mais aumenta o nível da competitividade e, porque não dizer, a histeria corporativa, mais as questões relativas à capacidade de enfrentar e conviver com altos níveis de pressão tornam-se evidentes. Conviver cotidianamente com este nível de pressão não requer apenas intelecto relevante, mas, condições físicas e mentais para lá de saudáveis. As maiores causas de afastamentos a partir do nível gerencial se devem a transtornos psicológicos, muitos deles potencializados pelo estresse negativo oriundo dos níveis crescentes de pressão e da falta de uma disciplina que permita crescimento na carreira associado à qualidade de vida.

O conceito de empregabilidade é extremamente simples, resume-se nas respostas às seguintes perguntas:

1. Quanto a sua bagagem pessoal e profissional é interessante para o mercado? 
2. Que “diferenciais nobres” você possui quando comparado a outros profissionais com uma formação e trajetória parecidas com a sua?

3. Quais as razões que justificam o desejo de uma empresa em ter você como parte do capital estratégico/competitivo da organização?

4. O quanto a sua história de vida e de carreira falam mais alto que seu currículo.
Ou seja, quando você pensa nas pessoas que detêm o poder de contratá-lo você tem que pensar: Afinal, por que elas se importariam? Você não vale apenas o quanto sabe, mas vale o quanto “é”. Uma pessoa de grande competência técnica cujas qualidades morais e éticas não sejam comprováveis já não interessa a uma organização lúcida.
Ser digno de confiança é um pré-requisito fundamental que sobrepõe o desejo por desafios e a capacidade de trabalhar sobre pressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (338.1 Kb)   docx (77.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com