TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV - Sprimento de Mão de Obra Dinâmica da Relaçaoes Interpessoais

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.307 Palavras (22 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA

DILMA PEREIRA GOMES

RA 1411290

COLÉGIO JOANA D‘ARC

PIM IV

SÃO PAULO

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA

DILMA PEREIRA GOMES

RA 1411290

COLÉGIO JOANA D’ARC

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV, para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Professor Orientador: Mauro Trubbianelli

           

SÃO PAULO

2016

RESUMO

        A empresa a ser analisada é a Escolas Reunidas Miraguaia Ltda. do ramo educacional de médio porte que está presente na região noroeste da cidade de São Paulo. Serão abordadas as disciplinas de Suprimento de Mão de Obra, Desenvolvimento de Recursos Humanos e Dinâmicas das Relações Pessoais, demonstrarei o processo de recrutamento e seleção de pessoal, interação entre colaboradores, administração do RH, programa de benefícios aplicados e clima organizacional. Os objetivos pedagógicos da instituição são bem definidos, estimulando o raciocínio e o espírito crítico, em uma abordagem mais atual para aquisição de conteúdo, preparação para o vestibular e formação de cidadãos ativos em nossa sociedade. Este projeto acadêmico pretende integralizar o aluno nas práticas, dificuldades e métodos vivenciados nas empresas, através da demonstração e análise, baseando-se nas disciplinas estudadas. Este projeto acadêmico é estruturado em pesquisas bibliográfica e de campo.

Palavras chave: Seleção, recursos, conflitos, cargos

SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO        5

2. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA        6

3. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS        10

3.1 Planejamento        14

4.  DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS        16

4.1 Comunicação e conflitos......................................................................................16

4.2 Estrutura Organizacional......................................................................................18

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

6. REFERÊNCIAS        20

  1. INTRODUÇÃO

        A Escolas Reunidas Miragaia Ltda., cujo nome fantasia é Colégio Joana D’Arc, é administrada pela família Pomarico, sendo seu diretor-presidente o Sr. José Carlos Pomarico. Localizada na Rua Miragaia, 158, Bairro Butantã – SP e fundada pelas irmãs educadoras francesas Tina e Baby Bonecher em 12 de agosto de 1937. O objetivo era valorizar e desenvolver os aspectos culturais da civilização europeia e prover serviços de educação diferenciados. Com o falecimento de uma das irmãs Bonecher, a remanescente não queria continuar sozinha, colocando-a à venda

         Em junho de 1963, Adelino Natal leu o anúncio de uma escola à venda no bairro Butantã e procurou seu ex-colega do colegial, José Carlos Pomarico (20), para comunicar-lhe o assunto. Embora lecionasse há bastante tempo, a ideia de ter uma escola regular era desafiadora.

Ambos foram ao local indicado no anúncio e se depararam com um prédio modesto, fechado, onde havia uma pequena placa, na qual se lia “Externato Joana D'Arc”. Souberam da história da escola e adquiriram o colégio, cheios de projetos.

A primeira dificuldade encontrada deve-se à anterior dispensa dos alunos e ao fechamento da escola. Puseram-se a campo, visitando todas as casas, informando que a escola seria reaberta, já marcando o início das aulas para 12 de agosto.

         Em 1970, a escola anexou o prédio nº 158 da Rua Miragaia e recebeu do MEC a autorização para implantar o então 2º ciclo (atual Ensino Médio). Um ano depois, o mesmo ocorreu com o prédio de nº 50 e desmembrou o Ensino Infantil, batizando-o como “Joaninha”. Nesses últimos anos, outros prédios foram anexados à rede física, no sentido de atender às necessidades de laboratórios - Física, Química, Biologia, Informática, biblioteca, refeitório, sala de multimídia – contando com área total de 6.500 m² e 2.200 m² de área construída, com salas de 20 a 25 alunos.

As disciplinas de Suprimento de Mão de Obra, Desenvolvimento de Recursos Humanos e Dinâmicas das Relações Pessoais serão abordadas de forma a demonstrar os processos de recrutamento e seleção de pessoal, interação entre colaboradores, administração do RH, programa de benefícios aplicados e clima organizacional.

A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica e de campo.

  1. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

        O suprimento de mão de obras, como o nome sugere, trata-se de recrutar e selecionar pessoas no mercado de trabalho. Os profissionais ideais devem atender as necessidades da empresa e possuírem diferenciais para agregar valor ao setor em que irá atuar. Para isso deverá haver um planejamento de pessoas, processo delicado devido ao impacto que a contratação surtirá na empresa, a sazonalidade, se ocorrerá captação interna ou externa e análise dos requisitos dos cargos disponíveis.

O tipo de captação de mão de obra utilizada é o misto, ou seja, captação interna e externa. Porém a mais utilizada é a externa, devido à atividade da empresa.

Quando há seleção interna, utiliza-se o modelo de substituição de postos-chave aonde é analisado o desenvolvimento, dedicação e desempenho do funcionário, os quais o administrador observa quem tem o perfil da vaga disponível. Após definição, a seleção é realizada por um processo decisório. Há a análise em que é escolhido entre as opções, o candidato ideal, juntamente com o responsável da área. A proposta é explanada ao funcionário, se houver a aprovação do mesmo, é estipulada a data para assumir o novo cargo, que também é o prazo para realizar uma seleção externa para a vaga que ficará em aberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (449.8 Kb)   docx (245.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com