TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VI GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  6/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.282 Palavras (14 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

RAQUEL NERI DE OLIVEIRA

PIM VI PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Gestão Financeira

SÃO PAULO

2019

RAQUEL NERI DE OLIVEIRA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR VI

Pesquisa acadêmica apresentada no programa de Curso Superior de Gestão Financeira como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de Gestor Financeiro.

Orientador: Fábio Arten

SÃO PAULO

2019

RESUMO

Este Projeto Multidisciplinar trata-se de uma pesquisa acadêmica com objetivo de aumentar o conhecimento e desenvolver na prática os conceitos oferecidos nas disciplinas PLANO DE NEGÓCIOS, CRÉDITO E COBRANÇA e ÉTICA E LEGISLAÇÃO com foco na empresa UBER DO BRASIL TECNOLOGIA LTDA. A pesquisa foi feita em caráter qualitativo a fim de conseguir compreender as particularidades da entidade escolhida e notar a função da Gestão Financeira para minimizar riscos e aumentar o lucro.

Palavras Chave. PLANO DE NEGÓCIOS, CRÉDITO E COBRANÇA, ÉTICA E LEGISLAÇÃO.

Sumário

INTRODUÇÃO        5

Plano de Negócios        6

Ideias e oportunidades de negócios        6

Crédito e Cobrança        8

Importância da análise de crédito eficiente e segura        8

Análise de riscos financeiros na prestação de serviços        9

Retorno de investimento dos motoristas da UBER        9

Ética e Legislação        12

Sistema de avaliação dos motoristas        12

Responsabilidade Social        12

Definição clara dos seus valores        13

Estabelecimento de um código de ética        14

Benefícios da Responsabilidade Social        14

Ajuda no reconhecimento da marca        14

Promove maior engajamento no ambiente de trabalho        15

Maior capacidade de atrair talentos        15

Projeto de Responsabilidade social da Uber        15

Conclusão        16

6.0 Referências:        17


INTRODUÇÃO

O objetivo principal do Projeto multidisciplinar VI é traçar um paralelo entre o que foi absorvido nas aulas e estudos das disciplinas e as situações que realmente acontecem na empresa ao longo do tempo. O estudo de caso que será apresentado nessa pesquisa apresentará uma análise dos dados obtidos, sob a perspectiva da Gestão Financeira.

Identificação da empresa:

Razão Social: Uber do Brasil Tecnologia Ltda

CNPJ: 17.895.646/0001-87

Nome fantasia: Uber

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – São Paulo – SP, CEP:05426-100.

Atividade econômica: Uber é uma empresa multinacional americana, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, através de um aplicativo de transporte que permite a busca por motoristas baseada na localização, oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi.

Recentemente, dia 9 de maio de 2019, a Uber iniciou a venda das suas ações na New York Stock Exchange, sendo avaliada em 82 milhões de dólares.

Como trata-se de uma empresa de capital aberto, foi possível encontrar grande quantidade de informações financeiras, facilitando a compreensão das situações apresentadas.

Plano de Negócios

Ideias e oportunidades de negócios 

Como acontece em toda grande história empreendedora, as startups são desenvolvidas para aprimorar o atendimento de algum público que não está sendo atendido, ou seja, melhorar a vida das pessoas ou a experiência delas em relação a algo. A Uber também surgiu através de uma necessidade. Imagine: Estavam em Paris, em uma noite fria, Travis Kalanck e Garret Camp, ambos recém milionários após venderem suas empresas no ramo da tecnologia. Como não conseguiam encontrar um táxi, eis que surgiu a grande ideia: imaginaram um serviço onde poderia ser possível chamar um carro com motorista particular, apenas com um toque no celular.

Primeiramente a ideia precisou ser emadurecida pois uma simples ideia nem sempre significa uma oportunidade de negócio. Uma ideia somente se transforma em oportunidade quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado, ou seja, quando existem clientes potenciais. Esse é o momento em que um plano de negócios deve ser elaborado.

O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. É por meio dele que se tem informações detalhadas do seu ramos, produto e serviços, cliente, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e da gestão da empresa.

Construir um plano de negócios leva tempo, consome muito esforço e deve demonstrar todo o potencial de uma empresa para investidores, para se ter uma chance de chamar sua atenção é preciso ter muito cuidado na elaboração do documento destacando os itens abaixo:

  • Analise o mercado da sua empresa: Saber quem são seus clientes, de onde eles vêm e qual diferencial fará eles comprarem da sua empresa é algo indispensável para se manter forte no mercado. Por isso, é importante conhecer os seus concorrentes e os fornecedores para saber o valor que o seu produto agregará ao mercado.
  • Crie uma estratégia de marketing: etapa que vai definir os principais produtos que sua empresa irá trabalhar. Quanto mais detalhes sobre os produtos melhor. Nessa etapa também entram as estratégias promocionais, precificação dos produtos e qual será a abordagem de comercialização.7
  • Elabore um plano operacional: após amadurecer a odeia de negócios da empresa, é importante saber como executá-la, por isso, é a vez de elaborar um plano operacional. Ele vai descrever a estrutura da empresa: localização, instalações físicas e equipamentos. É importante incluir também a capacidade produtiva e quantos clientes a empresa consegue atender por mês. Nessa fase é imprescindível destacar cada item incluso, assim possível ter um panorama operacional do negócio e evitar desperdício.
  • Defina um plano financeiro: Planejar o investimento é parte fundamental na criação do plano de negócio, por isso é importante saber de a empresa é financeiramente viável. O empreendedor saberá o capital necessário para a sua empresa começar a funcionar, tendo como base: as estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, capital de giro, fluxo de caixa e de lucros.
  • Gestão de contingências: o empreendedor deve apontar as principais dificuldades que poderão ser enfrentadas pela empresa durante o desenvolvimento do projeto e descrever as estratégias que serão utilizadas para reduzir ou eliminar o impacto dessas dificuldades.

A empresa foi fundada em 2009, e oferecia somente carros de luxo, nesse começo uma corrida realizada pela Uber custava cinco vezes mais o que um táxi cobrava, mas isso não afastava o cliente-alvo da época: empresários e investidores com alto poder aquisitivo, pois a praticidade e o conforto eram os fatores mais importantes para o sucesso desse início.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (308 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com