TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL

Projeto de pesquisa: PLANEAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 9

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO.

ETAPA 1

O PCP - Planejamento e Controle da Produção (em inglês, Production Planning and Control) consistem em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção. Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento (o que e quando será produzido), programação (recursos utilizados para a operação, com início e término de todo o fluxo de trabalho) e controle (monitoramento e correção de desvios da produção), bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias primas passo a passo. Com a consolidação de todos estes dados, será criada a carta mapa da produção, o chamado PMP – Plano Mestre da Produção, nas quais estão expostas as diretrizes do processo em geral.

Nos dias atuais existem departamentos especializados apenas no PCP, sendo estes dedicados as atividades mais operacionais do cotidiano de produção.

Outra característica marcante da evolução do PCP como um todo é a transcendência de tal atividade do nível operacional para outros níveis essenciais da administração, como, por exemplo, o nível tático, onde a aplicação do PCP determina a aquisição de novos insumos, sejam eles as quantidades de matérias primas, máquinas ou pessoal, no nível de vendas, onde a provisão de produção torna-se importante na previsão de oferta e demanda, e no nível financeiro, onde a programação de gastos e receitas ajuda em uma visão mais ampla do gerenciamento empresarial.

ETAPA 2

A busca da competitividade por parte das empresas, notadamente quando se objetiva reduzir os custos - associados aos estoques e ao nível de utilização e variação da capacidade produtiva - e melhorar o nível de serviço percebido pelo cliente - em termos de uma maior velocidade de entrega, uma melhor pontualidade nos prazos acordados e um aumento de flexibilidade em relação às variações da demanda e dos recursos produtivos - coloca o sistema de planejamento, programação e controle da produção (PPCP) como uma área de decisão prioritária para os executivos nos anos 90.

Artigo Publicado na RAE da FGVSP vol 36 numero 4, 1996 Basicamente, o sistema de PPCP é uma área de decisão da empresa que objetiva planejar e controlar os recursos alocados ao processo produtivo visando atender a demanda dos clientes.

Este conceito pode ser analisado através da figura 1. Tradicionalmente, a literatura tem abordado predominantemente sistemas como MRPII, JIT e, que já há alguns anos faz parte do jargão da área. Recentemente, um novo conjunto de sistemas e termos como ‘Leitstand’, ‘finite capacity scheduling systems’, simuladores, ‘manufacturing systems’ e ‘manufacturing operation management systems’ têm sido crescentemente divulgados na literatura 3 aplicativos informatizados como ferramenta de suporte às decisões em administração da produção e, particularmente, em PPCP.

Todos estes sistemas são, basicamente, centrados na utilização de aplicativos informatizados como ferramenta de suporte às decisões em administração da produção e, Particularmente, em PPCP.

O mercado apresenta hoje centenas de alternativas de aplicativos de software para apoiar a

implantação e as decisões decorrentes destes sistemas. Entre estes aplicativos estão aqueles que

utilizam a lógica MRPII4

solução do problema5

software apresenta. Além dos aplicativos que se utilizam da lógica MRPII, outras soluções mais

- que apresentam todos, em linhas gerais, uma mesma estrutura básica de

e variam entre si nas funcionalidades que cada particular aplicativo de específicas e ainda em estágio menos avançado de desenvolvimento têm sido recentemente

disponibilizados comercialmente: os sistemas de programação da produção com capacidade finita (ou

“finite capacity scheduling sistems”, cujo conceito será apresentado mais adiante neste artigo), que

possuem cada um sua lógica própria de solução de problema - normalmente baseada em simulação

em computador -, sem que ainda se tenha chegado a um design básico que, como ocorre com o

MRPII, domine a abordagem adotada pelos diversos fornecedores de sistemas.

A decisão sobre a adoção de um sistema de PPCP deve considerar a multiplicidade de

soluções hoje possíveis, assim como a adequação destas ao ambiente particular de cada empresa.

Na realidade, entretanto, as decisões envolvendo a escolha e implantação de sistemas de PPCP têm

ocorrido nas empresas, em muitos casos, segundo uma lógica que pode ser caracterizada como induzidas por promessas de panacéias, em detrimento da escolha de um sistema que melhor

suporte a estratégia competitiva da empresa. Podem-se verificar casos em que foram investidos

alguns milhões de dólares no processo de desenvolvimento (que pode envolver a escolha de alternativas de pacotes de software) e implantação de sistemas de PPCP, sendo que os resultados

esperados jamais tenham sido alcançados6

de uma metodologia adequada que suporte o projeto, escolha e implantação de um sistema de PPCP

que seja adequado às necessidades estratégicas da empresa, e que considere sistemicamente suas

competências e restrições7

Este artigo objetiva analisar o impacto, na estratégia de manufatura das empresas, da adoção

de determinado sistema de PPCP. Em particular, serão enfatizados os denominados sistemas de programação da produção com capacidade finita, já que o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com