TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCP - PLANEAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Projeto de pesquisa: PCP - PLANEAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

PCP - PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Introdução

Para que sejam obtidos melhores resultados e aumento da competitividade de mercado, as indústrias metalúrgicas em geral possuem como metas atingir a máxima produtividade, minimizar todos os custos e aumentar constantemente a qualidade final dos seus produtos, atendendo as demandas e cumprindo com os prazos de entrega estabelecidos.

Neste encadeamento de idéias e objetivos a serem atingidos, o planejamento e controle da produção – P.C.P. – é a técnica ou processo utilizado para fins de gerenciamento da produção e dos processos de fabricação metalúrgicos. Porém, para um bom P.C.P. funcionar, deverá ter como fonte, um Departamento de Engenharia/Projetos altamente organizado e estruturado em termos de informações (Listas ou Estruturas de Engenharia) dos produtos a serem fabricados. Sem um bom projeto, organizado e correto, as chances de um bom planejamento, vêem-se reduzidas.

Observa-se que indiferente da perfeição ou não do planejamento e controle da produção de uma indústria, os acontecimentos nem sempre ocorrem conforme o que foi planejado. Erros de previsões e simulações, qualidade, gargalos em processos de fabricação e quebras de máquinas podem acontecer fazendo com que a produção perca em produtividade.

Todas as indústrias metalúrgicas, por mais que trabalhem em um mesmo segmento, possuem particularidades. Assim sendo, as empresas planejam e controlam sua produção de maneira totalmente ajustada e adaptada para sua realidade de trabalho.

De acordo com o tamanho da indústria, do estilo de produção e da diversidade e quantidade de produtos fabricados, cada indústria necessita de um modelo particular de P.C.P., totalmente estruturado de acordo com as suas necessidades.

Várias ferramentas podem ser utilizadas dentro do contexto do planejamento e controle da produção, todas com o objetivo principal de auxiliar a gerência na tomada de decisões em casos de acontecimento de imprevistos e na análise do estudo comparativo entre o planejamento inicial e a realização efetiva dos processos de fabricação.

Conceitos teóricos

Planejamento e controle da produção (P.C.P.)

O planejamento e controle da produção é um processo que envolve o planejamento e a organização de todos os processos de fabricação da produção, sendo de extrema importância para a obtenção de melhores resultados a nível de aumento da produtividade.

O P.C.P. apóia os departamentos de Vendas e Produção no planejamento e na

coordenação de suas ações, com a finalidade de que sejam cumpridos e atingidos todos os resultados previamente estabelecidos em termos de quantidade, qualidade, prazo e lugar.

As funções do P.C.P., de maneira geral, são:

- Definição das quantidades a serem produzidas;

- Gestão de estoques de matéria prima e insumos;

- Emissão das ordens de fabricação;

- Programação e controle das ordens de fabricação;

- Movimentação das ordens de fabricação da produção;

- Controle e acompanhamento da produção.

“Planejar é entender como a consideração conjunta da situação presente e da visão do futuro influencia as decisões tomadas no presente para que se atinjam determinados objetivos no futuro”. Assim sendo, para que se tenha um bom processo de planejamento, deve-se ter uma visão adequada do futuro, de acordo com a eficácia dos estudos relacionados às simulações dos processos de fabricação.

Para que, em casos de imprevistos, as decisões possam ser tomadas de maneiras rápidas e corretas, é de fundamental importância que se tenha um bom processo de planejamento em funcionamento, o qual possa informar com a máxima clareza os objetivos que se pretendam atingir.

A seguir seguem descritas, as fases referentes ao planejamento e controle da produção:

- Determinar os tipos dos produtos e as quantidades que deverão ser fabricadas, através de informações oriundas dos pedidos dos clientes e nas previsões de vendas futuras;

- Realizar as listas dos processos para fabricação do produto, indicando assim o roteiro a ser seguido para sua execução;

- Determinar o início da fabricação, o prazo para término e o lead time da produção, indicando os tempos para duração dos processos;

- Gerar a liberação das etapas e processos de fabricação, antes do momento em que deverão ser iniciados, de acordo com os prazos determinados;

- Acompanhar e controlar o andamento dos processos de fabricação da produção.

As definições anteriormente citadas possibilitam transmitir os objetivos a serem alcançados

Gráfico de Gantt

Dentre todas as ferramentas que podem ser utilizadas no processo de planejamento e controle da produção, o gráfico de Gantt em geral é um dos mais utilizados pela maioria das indústrias metalúrgicas, principalmente para elaboração de cronogramas de planejamento e acompanhamento dos processos de fabricação.

O método de programação mais comum utilizado pelas empresas em seu planejamento da produção, é o gráfico de Gantt. Um gráfico de Gantt é uma ferramenta simples, inventada por Henry L. Gantt (1861-1919) no ano de 1917, que representa o tempo como barras num gráfico. Gantt ao se dedicar à organização de indústrias, percebeu a necessidade de um controle visual e imediato da produção, e imaginou um gráfico que pudesse demonstrar com clareza a situação atual da produção para qualquer colaborador, indicando o planejamento através dos tempos previstos para a execução e também dos tempos reais executados.

O gráfico foi definido através da utilização de barras horizontais, onde o comprimento de cada barra indica o tempo para execução de uma determinada tarefa de um projeto.

O gráfico de Gantt é uma das ferramentas que melhor propicia a visualização e o andamento de um projeto.

Também conhecido como Gráfico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com