TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Tese: PLANEAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 12

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Passo:1

Conceito:

O plano para a programação da produção,deve ser implementado para ser executado e implementado em um período de tempo geralmente longo que deve ser detalhado e transformado em programa de execução diária. Deve ter praticidade e ordens claras para todas as unidades ou seções envolvidas diretas e indiretas no processo produtivo da organização.

Após a elaboração do plano de produção, o passo seguinte é a programação do plano de execução que determina quando serão executados e estabelecer uma agenda de compromisso para as diversas áreas envolvidas no processo produtivo.

A previsão visada deve ser adaptada a capacidade de produção sendo que envolve diversos departamentos como: almoxarifado, compras, depósito, custos, contabilidade pessoal etc.

Os principais objetivos da programação da produção são:

• Coordenar e integrar todas as unidades envolvidas diretas e indiretamente no processo produtivo da empresa.

• Garantir a entrega dos produtos acabados aos clientes nas datas previstas e prometidas.

• Garantir disponibilidade de matéria prima.

• Distribuir a carga de trabalho.

• Balancear o processo produtivo para evitar os gargalhos, desperdícios.

• Aproveitamento ao máximo da capacidade instalada, bem como o capital empregado.

• Estabelecer uma maneira racional de obtenção de recursos como matéria prima, mão de obra, máquinas e equipamentos.

• Estabelecer por meio de ordens de produção padrões de controle para que o desempenho seja continuamente monitorado, avaliado e melhorado. No geral, o programa de produção nada mais é do que um detalhamento e fragmentação do plano de produção por meios de princípios de tempo e a produção definida em quantidade. Portanto concluímos que o PCP é primordial para o bom andamento na rotina diária, bem como a execução de todo processo organizacional.

Sistema de Programação da Produção com capacidade finita: uma decisão estratégica?

Este artigo analisa o impacto, na competitividade das empresas, da crescente utilização em nível nacional e mundial.

FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

Fluxo de Caixa Relevante são projetos utilizados para analisar os investimentos das organizações e elas apresentam em geral um formato padrão. E ele é formado por basicamente de três partes:

1) Investimento Inicial ou nos períodos iniciais: eles podem ser no formato de bens físicos quanto na forma de investimento em capital de giro, para suportar o projeto, ele deve ter o sinal negativo no fluxo de caixa

2) Retornos de caixa do Investimento: após alguns períodos o projeto se torna rentável, gerando fluxos de caixa positivo para a empresa.

3) Valores Residuais: normalmente são positivos e eventualmente negativos, por exemplo: como a obrigação de reflorestar determinadas áreas após retirar toda a madeira ou realizar gastos para compensar danos ambientais causados pelo investimento, o chamado “passivo ambiental”.

Passo:2

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras, ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”. (LOPES;MICHEL, 2007 apud MOREIRA, 1999) .

Slack et al. (1997) afirmam que o projeto da operação produtiva estabelece a forma física e a estrutura da produção. Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que preocupam-se o planejamento e o controle, “gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores”. (2007 apud SLACK et al., 1997, )

O PCP pode ser decomposto, segundo ERDMANN (1994), em Planejamento,Programação e Controle. Por planejamento deve-se entender aquelas funções de longo alcance ou mais genéricas, que alimentarão a programação. Constituem-no a criação ou o projeto do produto (o que vai ser produzido), a definição do processo (como e com que recursos vamos produzi-lo) e a definição de quantidades (projeção de médio ou longo prazo) a ser produzida. A programação e o controle são funções interdependentes que, valendo-se do planejamento, definem as quantidades a serem produzidas a cada período (curto prazo), as necessidades de materiais, os prazos e as capacidades do sistema de produção requeridos, liberam as ordens e executam o controle propriamente dito. (ZACCARELLI (1987, p.18),

Planejamento e controle da produção

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o

melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que

foi previsto. “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras

ao estabelecer linhas de ação, que devem ser seguidas para satisfazer objetivos

estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”.

(MOREIRA, 1999, p. 7) Slack et al. (1997) afirmam que o projeto da operação produtiva estabelece a forma fisica e a estrutura da produção. Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que preocupam-se o planejamento e o controle, “gerenciar as ativividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores”. (SLACK et al., 1997,p. 318) Apesar de serem complementares e estarem inter-relacionados, planejamento e controle são diferentes. Slack et al. (1997) afirmam que um plano é a formalização do que se pretende que aconteça em um determinado momento no futuro. “(...) é

uma declaração de intenção de que aconteça”. (SLACK et al., 1997, p. 320) Os

autores atentam para isso, porque, segundo eles, um plano não garante que aquilo

vá acontecer como o esquematizado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com