TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico de Marketing.

Por:   •  24/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2

Passo 1



Aula Tema : Planejamento Estratégico de Marketing.

Vivemos em um mundo onde as mudanças, as evoluções e as variações do mercado acontecem de forma muito rápida e dinâmica. Para que a empresa possa sobreviver dentre este mercado é necessário que ela desenvolva um Planejamento Estratégico de Marketing.

Planejamento estratégico é um processo administrativo que ajuda a empresa a formulação de objetivos prevendo o futuro da empresa levando em conta suas condições externas e internas auxiliando no controle de custos e ações para aumentar as vendas.

McCARTHY e PERREAULT (1997,p.43) definem o planejamento estratégico como um processo administrativo destinado a manter o equilíbrio entre os  recursos de uma organização e suas oportunidades de mercado.

Os autores concluem que Planejamento Estratégico de Marketing é encontrar oportunidades que são atrativas a empresa transformando as mesmas em estratégicas de marketing lucrativo.

Segundo FERRELL ( 2000,p.20) menciona em sua obra que o plano estratégico de marketing deve estar integrado as metas e missão. “Desenvolver uma estratégia de marketing é impossível sem que as metas e objetivos organizacionais e de marketing estabeleçam os resultados específicos que devem ser atingidos por meios de plano de marketing”. 

Para um planejamento eficiente dentro das organizações podemos contemplar alguns itens necessários a seguir para que se torne eficaz.

  • SWOT- Análise da forças e fraquezas e das oportunidades e ameaças externas que a empresa pode ter.
  • Metas e objetivos de marketing
  • Estratégias corporativas ou de unidade de negócios.
  • Avaliação de controle
  • Implementação
  • Analise dos ambientes internos e externos dos consumidores
  • Plano de Marketing

Independente do tamanho ou do tipo da empresa não se pode deixar de realizar os 4P’s do Marketing.

  • Produto - é considerado o ponto de partida para sucesso da empresa, o que ele irá oferecer para os seus clientes, de  forma a realizar seus desejos e necessidades como consumidores pois pensando assim você consegue realizar a retenção de clientes.
  •  Preço – E definição de valor que irá ser cobrado pelo seu produto não deixando de verificar a realidade do seu consumido em potencial e produto que irá oferecer.
  • Ponto – A sua localização pode se dizer que é segundo P mais importante, pois se neste ambiente os seus clientes conseguem se sentir a vontade, o mesmo sempre será indicado para outros amigos.
  • Promoção – é indispensável para qualquer tipo de negocio, podemos dizer que ajuda a fixação da marca e ser a primeira alternativa quando o cliente procurar por uma referencia na categoria.

A partir do 4P’s  é necessário determinar qual é objetivo do plano gerando assim ações que agregam valor ao serviço ou produto transformando a mesma em grandes resultados. É preciso possuir um bom feeling para preparar seu próprio plano, porém não se deve descartar ajuda de um profissional da área que poderá ajudar a ver detalhes com uma visão diferenciada voltada para sucesso do negocio. Devemos mencionar que o fator principal para sucesso em longo prazo e verificar onde estão suas ameaças suas fraquezas e seu capital disponível para a realização das ações que levará o plano a serem colocados em pratica. E necessário compreender a necessidades de mercado o que de fato seu cliente busca e qual é o seu publico alvo sem esquecer-se de atingir outras classes para que o seu produto ou serviço se torne mais abrangente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com