TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico de Marketing CVC

Por:   •  22/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.555 Palavras (31 Páginas)  •  2.255 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD

POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – CEAD

CURSO: MBA EM MARKETING E VENDAS

DISCIPLINA: PLANO DE MARKETING – MÓDULO A

JAQUELINE GAMBIN – RA 2209708952

Desafio apresentado como requisito para  obtenção de nota da disciplina Plano de Marketing do Curso de MBA em Marketing e Vendas, supervisionada pela Tutora Profª. Ms. Thais Cereda Ravasi.

PLANO DE MARKETING CVC VIAGENS E TURISMO

Caxias do Sul - RS

2015

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Matriz SWOT        

    SUMÁRIO

                        

1. INTRODUÇÃO        

2. SUMÁRIO EXECUTIVO        

2.1 CVC VIAGENS E TURISMO/BRASIL        

2.1.1 Missão        

2.1.2 Visão        

2.1.3 Valores        

2.1.4 Mix de Marketing da CVC Viagens e Turismo        

3. ANÁLISE DE AMBIENTE        

3.1 AMBIENTE EXTERNO        

3.1.1 Ambiente Sociocultural        

3.1.1 Ambiente Econômico        

3.1.2 Ambiente Tecnológico        

3.1.3 Ambiente Político-legal        

3.2 AMBIENTE INTERNO        

4. MATRIZ SWOT        

5. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO        

6. OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING        

6.1 ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL        

7. PLANO DE COMUNICAÇÃO        

7.1 OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO        

8. AÇÕES PROPOSTAS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING        

APÊNDICES        

REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

Este Plano de Marketing tem por objetivo analisar o atual cenário em que está inserida a CVC Viagens e Turismo/Brasil de modo a facilitar o aumento de sua participação no mercado, mais precisamente voltado para o público da classe C. Público muito assediado pelas empresas do segmento, em função do aumento do poder de compra e de suas mudanças de comportamento. Desta forma, pretende-se trabalhar novas maneiras de inserção dos serviços da CVC Viagens e Turismo/Brasil direcionados para o público da classe C. A interpretação do mercado atual, seus concorrentes, assim como a avaliação e identificação dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças servirão de norte para execução do Plano de Marketing da CVC Viagens e Turismo para conquista da classe C.

  1. SUMÁRIO EXECUTIVO

 O planejamento será a primeira etapa a ser mapeada neste projeto. Para Kunsch (2010), uma organização somente conseguirá atingir seu público consumidor depois de um planejamento de dentro para fora da organização. Portanto, será imprescindível conhecer a história da CVC Viagens e Turismo, a fim de poder estruturar o foco deste Plano de Marketing.

  1. CVC VIAGENS E TURISMO/BRASIL

A CVC Viagens e Turismo foi fundada em 1972 pelos sócios Guilherme Paulus e Carlos Vicente Cerchiari, na cidade de Santo André (SP). Foi criada com o objetivo de atender as associações de funcionários de empresas do ABC Paulista. No início as viagens eram restritas aos passeios de finais de semana e feriados prolongados.

Na década de 1980 com uma carta de clientes formada por mais de 300 associações que usufruíam do turismo rodoviário, surgiram os primeiros pacotes aéreos, simplificando e tornando possíveis as viagens de lazer, de avião.  O serviço começou a se expandir para outros centros, até conquistar a marca de 8.000 agências credenciadas e 720 agências exclusivas em todo o Brasil. Com a introdução de passagens aéreas, os pacotes de viagens caíram no gosto dos usuários.

Em 1989, a CVC Viagens e Turismo comprou mais de 100 mil passagens aéreas da Vasp. Essa foi a primeira grande jogada de marketing da empresa, o que impulsionou o pioneirismo no fretamento de aeronaves inteiras para formação de pacotes de viagens de lazer. As primeiras viagens foram para Maceió, Natal, Porto Seguro, Serra Gaúcha e para a Pousada do Rio Quente em Boeings 737-500 ou 737-300.  Em 1997, a CVC Viagens e Turismo começou a oferecer pacotes para Europa e Ásia.

A CVC Viagens e Turismo foi pioneira ao apostar em novo canal de distribuição de produtos turísticos no varejo. Era o início da estratégia de facilitar o acesso do brasileiro ao turismo, e de promover as viagens no varejo. No ano 2000, o avanço tecnológico, proporcionou a abertura de uma loja virtual, o que proporcionou novas funcionalidades e um reforço da marca. Anos depois a marca iniciou serviços com pacotes de cruzeiros marítimos incluindo as passagens aéreas com avião personalizado. Todas essas iniciativas transformaram a CVC em uma importante incentivadora do turismo nacional e internacional, e também como uma importante agente de transformação social, de geração de empregos e renda.

  1. Missão

A Missão é o motivo da existência da empresa. Para Tavares (2001), é a empresa quem define o propósito que deverá seguir para identificar seus produtos, serviços e clientes. Desta forma, a missão da CVC Viagens e Turismo tem o seguinte contexto: Formatar produtos e adaptar o preço desses produtos à capacidade de pagamento dos clientes; Desenvolver novos mercados nacionais e internacionais; Incentivar o desenvolvimento de fornecedores e de receptivos locais.

  1. Visão

A Visão diz respeito aonde a empresa quer chegar. De acordo com Chiavenato (2003), as visões se baseiam na realidade da empresa, mas com foco em uma realidade futura. Desta forma, pode-se dizer que a Visão é uma forma de orientar a empresa para a escolha de suas ações e compromissos. Desta forma, a Visão da CVC Viagens e Turismo tem o seguinte foco: Tornar o Turismo acessível a todas as pessoas, oferecendo produtos, serviços e atendimento de qualidade a preços justos, dedicando-se diariamente a realizar o sonho de cada cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)   pdf (370.5 Kb)   docx (399.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com