TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA

Por:   •  27/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  10.192 Palavras (41 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 41

PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA

Ano. 2015

1 – Introdução

O Plano de Atendimento Emergencial será gerenciado pela Ketlog Internacional Agenciamento de Cargas Ltda.

O Plano de Emergência para Atendimento a acidentes no Transporte de Produtos Perigosos abrange todo o Território do Estado do Rio de Janeiro.

DADOS CADASTRAIS

RAZÃO SOCIAL

KETLOG INTERNACIONAL AGENCIAMENTO DE CARGAS LTDA.

NOME FANTASIA

KETLOG

CNPJ

13.247.991/0002-34

ENDEREÇO

RUA SETE DE MARÇO

NÚMERO

163 A

BAIRRO

BONSUCESSO

MUNICÍPIO

RIO DE JANEIRO

ESTADO

RIO DE JANEIRO

CEP

21043-030

TELEFONE

21

3105-7927

TEL. EMERGENCIA

21

97118-6664

E-MAIL

Thiago.lazarini@ketlog.com

ATIVIDADE EMPRESARIAL

TRANSPORTE DE CARGAS

2 – Objetivos do Plano

O Plano aqui proposto tem como finalidade de:

a)        Orientar pessoas e equipes responsáveis pelo atendimento a emergências com produtos perigosos, definindo as primeiras ações a serem adotadas, e os recursos humanos e materiais disponíveis.

b)        Estabelecer procedimentos técnicos e administrativos, com base em legislações e normas brasileiras, contemplando todas as fases de: carregamento, movimentação, descarga e transporte de produtos perigosos em acidentes que eventualmente possam ocorrer.

O planejamento de resposta à emergência envolve fases distintas que devem ser periodicamente testadas, avaliadas e aprimoradas.

O Plano abordará critérios de controle para minimizar as consequências, abordando temas de:

Acionamento – Avaliação – Medidas de Controle – Ações de Recuperação do Meio Ambiente.

3 – Caracterização da Empresa

Procedimentos operacionais e de segurança

A Ketlog Internacional Agenciamento de Cargas Ltda. é uma empresa, que atenderá a todos os acidentes / incidentes, comunicados a ela, não importando o local (Estado do Rio de Janeiro), quantidade, ou cenário da ocorrência.

Enviará ao local da ocorrência seu representante com plenos poderes para definir em conjunto com as autoridades a melhor solução para o ocorrido.

Na área de segurança, conta com técnicos, que fazem parte deste plano e, portanto estarão alertas durante 24 horas do dia e 365 dias por ano, permanecendo sempre atualizados os telefones e endereços dos integrantes deste PLANO.

As principais Rotas são dos terminais de distribuição e os fabricantes dos produtos ou detentores das cargas. Fazem parte dessas Rotas empresas como: Porto do Rio de Janeiro, Bayer e Dupont. Rodovias como BR-101, Br-040, Via Dutra, BR-493 são consideradas as principais vias de acesso do Estado, sendo obedecidas todas as restrições e regulamentos existentes.

A documentação para as viagens são Ficha de Emergência do Produto Químico a ser transportado e Nota Fiscal do Serviço junto com sua Ordem de Serviço.

Os motoristas e ajudantes terão treinamentos especializados e em caso de transporte de Produtos Químicos, os Motoristas terão capacidade específica do Certificado MOPP - Movimentação Operacional de Produtos Perigosos.

4 – Estrutura do Plano

4.1 – Pressupostos Básicos

Atribuições dos setores e órgãos da empresa.

O setor de Segurança da Matriz, é responsável pelo PAE, fornecerá lista atualizada e completa de todas as pessoas / organizações e seus telefones 24 horas, inclusive as alternativas, dentro e fora do local, que podem ser envolvidas na ativação do PAE.

No caso de acidentes os responsáveis por este plano deverão ser os primeiros a serem acionados e estes coordenarão as atividades, efetuando um planejamento onde possa envolver os contratados e os setores responsáveis para cooperarem com determinadas atividades, visando uma resposta mais efetiva a emergência.

O acionamento deverá ser efetuado de imediato, assim como, a confecção de relatórios, e o acompanhamento das ações de, transferência, rescaldo, e o implante de medidas de ações corretivas, quando forem necessárias.

4.2 – Área de abrangência do plano

A abrangência deste plano está restrita a todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro.

4.3 – Cenários Acidentais

Tipos de acidentes

Há diversos tipos de cenários e muitas combinações, mas alguns cenários são considerados mais perigosos que outro.

O motorista, antes de iniciar qualquer procedimento abaixo descrito, deve lembrar-se das informações contidas na ficha de emergência, sempre mantendo a calma, e seguir demais orientações constantes do Manual do Motorista

Cenário 1 – Colisão/tombamento com potencial de vazamento

Após o acidente o motorista, estando consciente, acionará a KETLOG, que desencadeará as ações.

Em caso de inconsciência do motorista, o mesmo não poderá comunicar o acidente, o que poderá ser realizada por terceiros, Policia, Corpo de Bombeiros, outros.

Neste Cenário 1 o motorista deve:

Estacionar o caminhão no acostamento, realizar o acionamento do PLANO, adotar os procedimentos emergenciais de sinalização, isolamento e aguardar a chegada dos grupos de atendimento e dos Órgãos, que atuarão em conjunto até o controle da situação.

Cenário 2 – Colisão / tombamento seguido de vazamento

Além das providências previstas no Cenário 1, como neste caso há ocorrência de vazamento, o motorista deve:

Utilizar EPI, sinalizar o acidente, utilizando o conjunto de equipamentos de proteção individual para avaliação de emergência e fuga, constante no veículo, comunicar o fato ao Coordenador do plano, isolar a área do acidente, isolar possíveis fontes de calor (ignição), construir diques para contenção do produto, em distância superior a 15 metros e sem a presença do produto (gás / líquido), entregar a ficha de emergência às Autoridades, e quando da chegada das Autoridades, obedecer aos preceitos do programa de treinamento ou assumir novas atribuições que serão necessárias, conforme a ocorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.4 Kb)   pdf (664.4 Kb)   docx (632.8 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com