TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 8

PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS

[pic 1]

                    MEMORIAL DESCRITIVO

PAE

        

PROGRAMA PLANO DE EMERGENCIAS

           

OUTUBRO DE 2015-2016

Sobradinho BA

PAE

POSTO SOBRADINHO

Sobradinho – BA.

Outubro de 2015.

1. OBJETIVO

Estabelecer critérios e responsabilidades para atendimento de situações emergenciais nas atividades desenvolvidas no Posto Sobradinho e empresas aliadas, visando à minimização de suas conseqüências.

2. TERMOS E DEFINIÇÕES

2.1 Emergências – são procedimento com padrões técnicos a serem abordados a fim de minimizar impactos diversos nas situações de todo e qualquer evento não esperados e suas conseqüências, de pequenas ou de grande relevância.  Inclusos todos os eventos acidentais que possa provocar danos asa saúde e integridades físicas das pessoas envolvidas nas diversas atividades no Meio Ambiente, envolvendo atos pessoais, máquinas e equipamentos em geral, tais como:

1.        Combate a Incêndio;

2.        Acidentes do Trabalho e Mal súbitos;

3.  Colisão entre veículos;

4.        Queda do mesmo ou de diferença de nível;

5.        Queda de condutores energizados no solo;

6.  Queda de materiais diversos;

7.        Acidentes com animais peçonhentos;

8.  Atendimento de emergência em espaço confinado;

9.  Atropelamentos; entre outros;

2.2- Abandono - Ações preventivas da retirada das pessoas de uma maneira organizada, encaminhando-as aos pontos de encontro ou local seguro e fora de risco.

2.3 - Impacto Ambiental - Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, desenvolvidas pelo POSTO SOBRADINHO (ex.: alteração da qualidade de produtos químicos utilizados e na, alteração da qualidade do ar, dos materiais diversos a serem utilizados, etc.).

3. CAMPO DE APLICAÇÃO

Este procedimento aplica-se em toda e qualquer atividade do POSTO SOBRADINHO nas atividades Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores e vendas de combustíveis em geral.

4.  DESCRIÇÕES BÁSICAS

A prevenção de incêndios e emergências é o melhor caminho para evitar e/ou minimizar os prejuízos, perda de bens, e interrupção de negócios. Quando os riscos não podem ser eliminados deve haver um plano de emergência que foi desenvolvido e é propriedade da equipe de gestão local.

Deverá a empresa assumir todas as responsabilidades pelo  o cumprimento destes procedimentos.

Este procedimento será revisado anualmente ou sempre que ocorram novos eventos ou situações descritas abaixo:

1. Alterações de leis pertinentes que tenham impacto nas atividades da empresa

2. Quando da implementação de novos processos, atividades ou mudanças de layout com potencial de desencadear novos cenários de situação de emergências;

3. O critério técnico das áreas de Segurança e Saúde Integral;

4. Quando da ocorrência de emergências, para os casos de a previsão inicial estar sub-avaliada ou super-avaliada.

O responsável pela atualização deste Plano e pela emissão de documentos relacionados ao mesmo serão de responsabilidade da empresa.

5. PROCEDIMENTOS

Este Plano de Atendimento a Emergências será divulgado e implantado pelo setor administrativo do POSTO SOBRADINHO cuja estrutura deve atuar full time, durante as atividades corriqueiras.

O setor administrativo da empresa irá divulgar a todo corpo Operacional da planta este Plano e para conscientização dos mesmos quanto aos procedimentos a seguirem.

Deverá ser disponibilizado na empresa um quadro de aviso para fixação do fluxograma de comunicação de Emergência.

6. ATRIBUIÇÕES

6.1 Cabem aos gestores administrativos do Posto Sobradinho:

  • Estabelecer critérios e procedimentos de resposta imediata para minimizar ou mitigar possíveis danos e/ou sofrimento á vítima de incidentes /acidentes decorrentes dos trabalhos dentro e fora da empresa.
  • Elaborar, validar, ou supervisionar e realizar treinamentos como também acompanhar aqueles ministrados interna ou externamente avaliando as equipes de emergências, dentre os mesmos.
  • Supervisionar, avaliar e propor melhorias ás atividades decorrentes demandadas pelos Principais Cenários de Emergência da empresa.

 6.2 Cabem aos profissionais responsáveis:

  • Identificar e avaliar os perigos e quantificar/Qualificar os riscos e propor medidas de controle.
  • Elaborar e implementar o Plano de Atendimento a Emergência, em conjunto com Áreas de atuação.
  • Elaborar cronograma dos simulados, coordenar/Supervisionar a realização dos exercícios e avaliar sua eficiência/eficiência por meio de relatórios.

6.3 Cabem aos Gestores do posto:

  • Programar as medidas necessárias, facilitar concessões de subsídio aos profissionais para melhorar o atendimento na Saúde de todos  e o controle dos riscos identificados.

6.4 Cabem aos colaboradores:

  • Comunicar aos responsáveis legais os riscos identificados e toda e quaisquer situações que julguem ser perigosas para a atividade a ser desenvolvida no local.
  • Sugerir medidas de melhorias e de controle dos riscos identificados.
  • Orientar, advertir, informar e auxiliar para garantir a integridade das pessoas que desconhecem os procedimentos a serem executados durante a situação de emergência.

7. Plano de Atendimento á situações de Emergências:

O Plano de Atendimento as situações de Emergências deve prever/Antecipar as principais ações que devem ser executadas no caso da ocorrência (Concretização do evento) de:

  • Situação de Incêndio da Empresa onde haja a permanência de pessoas.
  • Situação de mal súbito acometendo colaborador, prestador de serviço, visitante ou qualquer pessoa que estava nas dependências da empresa.
  • Situação acidental no trânsito (via pública urbana e rural) envolvendo colaborador e/ ou terceiro e/ou veículo automotor de propriedade máquinas equipamentos entre outras (locado ou a serviço) da empresa.
  • Situação onde o colaborador executa sua atividade posicionada em estruturas metálicas, plataformas, escadas, máquinas e equipamentos etc., que estejam expostos em atividades acima de dois metros de altura em relação à base da estrutura ou similar, com risco de queda por falta ou falha na proteção coletiva.
  • Situação de vazamento de produtos diverso ao solo, ou na execução de descarga de combustível  entre caminhão e tanques reservatórios, ou não, podendo oferecer risco  ao colaborador, terceiro ou qualquer pessoa do público.
  • Vazamento nas bombas dos produtos químicos líquidos inflamáveis

As ações de socorro, bem como a metodologia do atendimento, devem ser elaboradas por profissionais habilitados, com objetivo de reduzir o sofrimento das vítimas e/ou agravamento das lesões, privilegiando os recursos disponíveis (material e humano) no local de trabalho e outros específicos da região para  o pronto atendimento, tais como o Resgate, corpo de bombeiro, SAMÙ, polícia Militar, Hospital e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (320.4 Kb)   docx (197.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com