TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE GESTÃO DE CUSTOS E INVESTIMENTOS

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  13.949 Palavras (56 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 56

[pic 1]

  1.                                                                                                                                                  [pic 2]

[pic 3]

  1.         


Conteúdo

SUMÁRIO EXECUTIVO        3

ANÁLISE ESTRATÉGICA        9

ANÁLISE MERCADOLÓGICA        21

PLANO DE COMUNICAÇÃO        35

PLANO DE GESTÃO DE RISCO        40

PLANO DE GESTÃO DE CUSTOS E INVESTIMENTOS        47

PLANO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS        57

  1. SUMÁRIO EXECUTIVO

O mercado de orgânicos é emergente e tem ganhado força devido à maior preocupação das pessoas com a saúde e o meio ambiente. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior país com áreas destinadas à plantação de orgânico e a taxa anual de crescimento no consumo pode atingir de 25% a 30%. Porém, apesar do grande crescimento da produção e do consumo, o grande desafio é a comercialização. Para os produtores faltam canais seguros, que paguem preços justos e garantam demandas previsíveis. Para os consumidores faltam canais com preços acessíveis e que possibilitem a rastreabilidade com segurança da origem dos alimentos. O mecanismo de circulação e comercialização que desempenha essa função de maneira satisfatória é o “comércio justo”, que busca o estabelecimento de cadeias produtivas baseadas em critérios socioeconômicos e ambientais, como formação do preço justo, transparência e relações de longo prazo. De acordo com o IBGE, o potencial de demanda por produtos oriundos do comércio justo cresce a taxas de 20% ao ano, porém, muitas vezes não concretizados por falta de canais de venda e distribuição.

O projeto  surge justamente para preencher esta lacuna, criando canais alternativos de comercialização para pequenos produtores ecológicos e solidários e possibilidade para os consumidores de acessar e investir em modelos de produção socialmente justos e ambientalmente sustentáveis. Dessa forma, promove um novo significado para as relações de consumo e desperta a consciência para a responsabilidade envolvida neste ato.

O projeto tem como objetivo central implementar a Organização  em suas dimensões jurídica, administrativa e operacional e alcançar a sua sustentabilidade ao final de 2012.

O projeto se propõe a criar uma cadeia logística eficiente e com profissionais qualificados que conectem pequenos produtores de orgânicos com o mercado consumidor de maneira que, ao mesmo tempo em que possibilite a oportunidade dos consumidores terem acesso a alimentos saudáveis a preços mais acessíveis, gere renda aos produtores.

Espera-se posicionar a  como um modelo de negócio sustentável inovador que seja referência no país no setor de orgânicos e que persiga valores humanos e ambientais em conformação com valores econômicos que garantam a sustentabilidade a longo prazo do empreendimento.

Abaixo segue uma tabela com os resultados esperados do projeto.

[pic 4] 

O escopo do projeto consiste em:

  • Realizar estudos e levantamento de informações sobre o mercado de orgânicos: principais concorrentes, potencial de crescimento do mercado; modelos de cadeias logísticas, de precificação, de abordagem ao consumidor e gestão de publicidade e propaganda adotadas pelos principais concorrentes.
  • Gerenciar o Projeto
  • Realizar uma pesquisa a fim de se captar as orientações do consumidor.
  • Planejar as estratégias de comunicação e de vendas.
  • Elaborar os planos operacional, financeiro, jurídico e de estrutura organizacional.
  • Providenciar protótipos dos produtos a serem comercializados e fazer testes de aceitação de mercado
  • Aceitação provisória e final, homologação, comissionamento, obtenção de licenças, preparo de manuais, e de documentação final do projeto
  • Apoiar o empreendimento e acompanhar o seu desenvolvimento por tempo pré-determinado de um ano.

        As premissas assumidas pelo projeto são:

  • Há aumento na demanda por produtos orgânicos como previsto pelo Planeta Orgânico, um portal vertical considerado a referência do setor orgânico brasileiro na internet.
  • Há aumento na compra de produtos oriundos do comércio justo segundo dados do IBGE.
  • Não ocorre qualquer variação negativa de forte impacto no Brasil pela próxima década, nenhuma hiperinflação ou mudança brusca no câmbio.
  • É possível gerar maior renda aos pequenos produtores de orgânicos e disponibilizar preços menores aos consumidores apenas por meio da melhoria da eficiência operacional na distribuição dos produtos.
  • Os produtos orgânicos de fato trazem benefícios à saúde daqueles que os consomem.
  • Os produtores de orgânicos os produzem de maneira sustentável ao meio ambiente.
  • Os produtores tem capacidade técnica e operacional para atender a toda demanda requerida.
  • Há recursos disponíveis suficientes para se realizar o projeto nos termos aqui propostos.
  • Todas as pessoas  envolvidas com a implementação do projeto vêem significado nas ações promovidas a fim de promover o desenvolvimento e conectar produtores e consumidores.

        Os fatores críticos do projeto são:

  • Por se tratar de produtos perecíveis, os alimentos devem ser armazenados de modo adequado e devem ser manipulados e entregues dentro do prazo de validade correndo-se o risco de se entregar produtos de má qualidade ou estragados.
  • O campo das Organizações Não-Governamentais, em geral, tem menor nível de profissionalização em relação ao setor privado. Assim, será necessário o estabelecimento de contratos bem estruturados e com garantias pré-estabelecidas que aumentem a chance de maior eficácia das parcerias. Além disso, é relativamente mais difícil recrutar profissionais qualificados no âmbito das ONGs e que aceitem trabalhar pelos níveis de salários oferecidos inicialmente.
  • Dependência ao setor privado e governamental para a atração de apoio e recursos financeiros o que pode comprometer a sustentabilidade do projeto.

Governança

O empreendimento esta organizado em regime de autogestão, incentivando todos os trabalhadores a terem visão geral das atividades relativas ao empreendimento, bem como compartilharem entre si conhecimentos específicos. A forma de organização em rede permite ainda a participação ativa dos consumidores, através dos núcleos e encontros da rede, servindo como um conselho consultivo ao empreendimento, que está sempre ligado quanto às necessidades e propostas dos núcleos e associados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (92 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (383.1 Kb)  
Continuar por mais 55 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com