TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.956 Palavras (24 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 24

                                      [pic 1]

                   PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Curso de Graduação em Administração

Mariana Paula Silva Pacheco

ZENA ADA PRODUTOS ARTESANAIS:

Plano de negócios para uma loja virtual

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias

Orientador: Professor Dr. José Wanderley Novato Silva

Área de concentração: Empreendedorismo

Belo Horizonte

2018

Mariana Paula Silva Pacheco

ZENA ADA PRODUTOS ARTESANAIS:

Plano de negócios para uma loja virtual

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Orientador: Professor Dr. José Wanderley Novato Silva

Área de concentração: Empreendedorismo

Belo Horizonte

 2018


LISTA DE SIGLAS

ABIHPEC- Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Apex Brasil (Agência Brasileira Promoção de Exportações e Investimentos)

BeautyCare Brazil- Projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

B2C- Business-To-Consumer

EBIT- Earnings Before Interest and Taxes

FIEMG- Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

MEI- Microempreendedor Individual

PIB- Produto Interno Bruto

POP - Poluentes Orgânicos Persistentes

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

SINDUSFARQ- Sindicato das Indústrias do Estado de Minas Gerais


1 INTRODUÇÃO

1.1 Tema

 Muitas das grandes corporações começaram em casa, de maneira informal, esse é o caso de Bill Gates e Henry Ford. (VASCONCELOS, 2012). Segundo a pesquisa do Global Entrepreneurship de 2017, a taxa de empreendedorismo em estágio inicial no Brasil é de 20% da população adulta, ou seja, a cada 100 brasileiros com idade entre 18 e 64 anos, 22 são empreendedores. A descontinuidade por falta de rentabilidade chega a 57% das empresas no Brasil.

O empreendedorismo deve vir acompanhado de planejamento. Para diminuir os riscos e incertezas comuns na abertura de uma nova empresa, é que realizamos o plano de negócios, que vai demonstrar se o negócio é viável. O plano de negócios é uma ferramenta que examina a viabilidade da empresa através da análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro. Sendo necessário para obtenção de investidores e financiamentos. Ainda pode ser uma ferramenta para auxiliar no crescimento ou inovação de um negócio já existente.

O plano de negócios também serve para conhecer melhor o negócio pois traz informações sobre o ambiente interno e externo, preço, estratégias promocionais, capital de giro, prazo de retorno do investimento, descreve os objetivos e quais as ações necessárias para alcançá-los. Ele também delineia a estratégia de atuação da empresa para o futuro.

  De acordo com Dornelas (2014), despois que o negócio entrar em funcionamento, o empreendedor pode ter novas ideias ou aparecerão novas oportunidades, sendo necessário desenvolver novos planos de negócio ou revisão do plano atual para capitalização dessas novas oportunidades. O plano de negócios é um documento dinâmico e deve ser atualizado constantemente.

A revista Veja, informou em seu site que o setor de beleza e higiene cresceu mais que a economia do país nos últimos anos. Em 2018, a previsão de crescimento é de 3,8% (uma receita de 106 milhões de reais), no ano passado o PIB cresceu apenas 1%.  O Brasil é o quarto maior mercado consumidor do setor. A perspectiva de crescimento para o setor é de 5 % nos próximos anos, indicando uma demanda crescente pelos produtos que a empresa visa produzir.

Beleza foi o segmento de lojas online que mais cresceu nos três primeiros meses do ano de 2018, de acordo com um levantamento realizado

pela Nuvem Shop, uma plataforma de e-commerce; ficando atrás somente da criação de novas lojas online de moda e acessórios.

1.2 Problemática

Para uma empresa se manter competitiva é fundamental estar atento a

muitas coisas, como planejamento, inovação, personalização, parcerias, conhecimento sobre o mercado de atuação e sustentabilidade. As maiores dificuldades encontradas por fabricantes de produtos relacionados à área da saúde são, além dos fatores comuns a outras atividades - como a entrada de novos concorrentes, perda de participação no mercado, mudanças no padrão de consumo e tributação - especificidades como maiores preocupações com higiene e certificações de órgãos do Estado.

Para novas empresas, obter a certificação da ANVISA é uma barreira porque o processo exige uma gama de documentos e ainda uma inspeção da agência reguladora tanto para e-commerce como para loja física. Considerando todas essas preocupações, cabe investigar se abertura da loja virtual Zena Ada é economicamente viável, e se o mercado está favorável para esse tipo de empreendimento.

Essas questões podem ser resumidas no seguinte problema de pesquisa: Quais são as variáveis a serem consideradas na elaboração de um plano de negócios para uma indústria no setor de higiene pessoal e cosméticos, que vai fazer a comercialização dos seus produtos diretamente aos consumidores pela internet?

 

1.3 Objetivos

Aqui estão elencados o propósito do presente trabalho, os alvos que se pretende alcançar.

1.3.1 Objetivo geral

Elaborar um plano de negócios para uma indústria em Belo Horizonte, MG, do setor de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria, para comercialização dos seus produtos pela interne

1.3.2 Objetivos específicos

a) Elaborar uma análise estratégica do negócio;

b) Desenvolver a análise de mercado;

c) Elaborar o desenho da estrutura organizacional;

d) Elaborar um projeto de arranjo físico;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (428 Kb)   docx (140.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com