TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Por:   •  4/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Allan Silva Maia

Heleen Rosy de Souza Leandro

Iago Espindola Oliveira

Wellington Ribeiro da Silva

SOCIOLOGIA

Trabalho sobre a matéria

Contagem

2020

1- Explique o papel da cultura e do controle social na vida em sociedade. Por que não haveria vida social sem essas duas coisas?

 Todas pessoas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida. Cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana, são ideias, artefatos, costumes, leis, cresças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.

A cultura é parte fundamental no processo de socialização do homem uma vez que o torna um ser social, a cultura é transmitida pela herança social, o individuo aprende cultura no grupo social e não por herança genética

A percepção individual do mundo é influenciada pelo grupo. Aquilo que o grupo aprova ou valoriza tende a ser selecionado na percepção pessoal. As pessoas são capazes de mudar seus hábitos para se adaptarem ao meio onde vivem, o que produz manifestações e mudanças culturais, as gerações mais antigas transmitem o conjunto de conhecimentos às gerais seguintes, criando uma continuidade de costumes, nessa transmissão a cultura perde alguns elementos, mas incorpora outros aspectos, influenciando novos hábitos e maneiras de pensar que surgem com o desenvolvimento do ser humano e da sociedade

O controle social trata-se de um mecanismo de intervenção de uma sociedade ou grupo, utilizados para que os indivíduos se comportem de maneira desejável, de acordo com regras sociais.

Existem formas de controle social que interferem diretamente no meio social, coibindo os indivíduos que não seguem o padrão social estabelecido, sujeito a sanções, punições que garantem o restabelecimento da ordem, podemos citar as leis ou a policias, existem controles que fazem parte da consciência dos indivíduos, regras que são interiorizadas, normas e valores que acabam por fazer parte da identidade dos indivíduos, e que regulam ações de acordo com o conjunto de regras estabelecidas pelo grupo.

O controle social pode ser visto de forma antagônica, de um lado como sendo necessário para que todos possam conviver em um mesmo espaço social de forma harmônica, e de outro como forma de manter o status quo.

Não haveria vida social sem a cultura porque é ela que molda a sociedade e torna o homem um ser social e o controle social surge para que essa vida em sociedade, o convivo entre os grupos seja possível, de forma a não gerar desentendimentos quantas normas, regras e leis no futuro, garantindo um convívio positivo na sociedade.

2- Explique, de acordo com Bauman, quais as consequências do desenvolvimento tecnológico e da globalização econômica para as relações sociais e para as relações entre países (4 pontos).

Bauman Zygmunt acredita que a humanidade está caminhando a passos largo para um caminho perigoso, onde o mundo é denominado como "mundo da fome". Conheci teoria parecida através de Theodore Kaczynski em "A Sociedade Industrial e seu Futuro".  Bauman denomina as relações atuais como "liquidas", onde ele define que na modernidade vivemos em um universo onde nada é feito pra durar, é totalmente o oposto de sólido ou concreto.

As grades e os muros criados na nova sociedade também são alvos de críticas por Bauman, que vê a atual geração pronta pra descartar tudo que lhe atinge, incomoda e não agrada criando assim uma grande bolha e pessoas frágeis nas relações. Isso limita muito o pensamento crítico e tornam as relações frágeis, ou liquidas como define Bauman, por ser tudo muito vulnerável e pronto para quebrar.  

Segundo o filósofo, a globalização vai de contra ao Estado, uma vez que uma grande indústria poderá se concentrar em vários países diferentes e poderá decidir uma demissão em massa em certa localidade e não ter nenhuma consequência econômica, ela poderá esmagar a economia de uma cidade e isso foge do controle de um Estado, para Bauman, o estado terá que largar toda sua soberania e privilegiar a nova ordem mundial.

3- Explique, a partir das ideias de Saskia Sassen, quais as mudanças que estão ocorrendo no Estado liberal e no bem-estar social atualmente.

 Para Sasken, mesmo que limitado, o Estado liberal tinha um projeto inclusivo que significava uma classe trabalhadora próspera e uma classe média em crescimento, distribuição de empregos e rendimentos. Atualmente, argumenta, o Estado decadente não possui mais condições para construir os espaços em que a economia e a educação floresceriam, em que produtores e consumidores se encontrariam, há diferentes alinhamentos que estão ligados a globalização e também a velhas lógicas corporativas de busca de lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com