TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Por:   •  15/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 7

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Graduação em Ciências Contábeis

Carolina Oliveira Sardinha

Davi Damas de Castro

Gabriel Victor Lima Brandão

TRABALHO FINAL

Belo Horizonte-MG

2020

Carolina Oliveira Sardinha

Davi Damas de Castro

Gabriel Victor Lima Brandão

TRABALHO FINAL

Trabalho referente a disciplina fundamentos de administração apresentado à universidade PUC Minas como um dos requisitos para a conclusão do semestre.

Orientadora: Profª Liliane Guimarães

Belo Horizonte-MG

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

PARTE 1

MAPAS MENTAIS.......................................................................................................4

PARTE 2

PESQUISA...................................................................................................................7

QUADRO COMPARATIVO........................................................................................10

BIBLIOGRAFIA..........................................................................................................11

INTRODUÇÃO:

          O presente trabalho trata a respeito do Fordismo, das teorias de Relações Humanas e Administração Científica e tipos de organizações. Nesse sentido, o grupo discutiu acerca dos temas com o intuito de buscar um aprendizado mais completo sobre o assunto.

          Desta maneira, o Fordismo, Teoria de Relações Humanas e a Teoria da Administração Científica serão apresentados na forma de mapas mentais, já os tipos de organizações serão apresentados através de uma pesquisa que contem suas características jurídicas e de atuação e para finalizar será exibido um quadro comparativo.

          Através deste trabalho o grupo pôde retirar conhecimentos de extrema importância, uma vez que o entendimento sobre esses temas os auxiliará na melhor compreessão da administração.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Características jurídicas e de atuação das organizações empresariais

          As organizações empresariais atuam no segundo setor, o mercado; são empresas privadas que visam obter lucros. Essas são algumas das organizações empresariais:

Sociedade limitada:

           É designada por meio de razão social (firma social) ou denominação social e deve ser acrescentado o termo “Limitada”, por extenso ou de forma abreviada. O capital deste tipo de sociedade é dividido em quotas, entre no mínimo 2 sócios, que não são vendidas na bolsa de valores e atendem a valores iguais ou desiguais; o valor da quota que o sócio possuir indica o tamanho de sua responsabilidade na companhia.

Sociedade anônima:

           Sua designação é feita através da denominação social a qual deve ser acrescentada a expressão “Sociedade Anônima”, por extenso ou abreviadamente. Diferente da sociedade limitada, a sociedade anônima possui seu capital dividido em ações que são vendidas na bolsa de valores e delimitam a responsabilidade dos acionistas, que devem ser 5, no mínimo.

EIRELI (Empresário Individual e de Responsabilidade Limitada):

           Uma única pessoa controla a empresa, autônomo, que designa a companhia por meio de uma firma social com a expressão “Sociedade Unipessoal” ou “Unipessoal” seguida da expressão “Limitada”, por extenso ou abreviadamente. Nesta empresa suas responsabilidades se restringem apenas ao patrimônio da companhia. Para iniciar o negócio o capital social deve ser de no mínimo 100 salários mínimos.

EI (Empresário Individual):

           Assim como a EIRELI, a empresa é dirigida por uma só pessoa considerada autônoma, porém, ao contrário da EIRELI, o empreendedor é uma pessoa física, não há CNPJ. Sendo assim, as responsabilidades da companhia podem alcançar o patrimônio pessoal do proprietário e suas dívidas pessoais podem atingir o patrimônio da empresa; não há diferença entre os bens do empreendedor e os bens da organização.

Sociedade em comandita:

          Neste tipo de sociedade existem duas categorias de sócios: os sócios comanditados, que administram a empresa e possuem responsabilidades ilimitadas, subsidiárias e solidárias e os sócios comanditários, que não podem administrar a empresa e possuem responsabilidades limitadas. Mesmo com essas diferenças, todos os dois tipos de sócios contribuem com a integralização do capital social. Há a      sociedade em comandita simples, em que a razão social, que designa a companhia, deve conter apenas os nomes dos sócios comanditados (a menos que os sócios comanditários concordem em ter seu nome expresso) seguidos pelo termo “Em Comandita”. E, ainda, tem a sociedade em comandita por ações, onde o capital é dividido em ações e o nome deve conter “& Comandita por Ações”.

Sociedade em nome coletivo:

           É designada por firma ou razão social, com o nome de todos os sócios ou o nome de um deles acrescido da expressão “E Companhia”, por extenso ou abreviadamente, ou também pode ter qualquer termo equivalente a este. Deve ter no mínimo dois sócios e todos eles com responsabilidades ilimitadas, subsidiária e solidária.

Características jurídicas e de atuação das Organizações Não Governamentais

          As ONGs atuam publicamente, apesar de não pertencerem ao Estado, nas áreas de educação, saúde, ambiente, entre outros; são entidades sem fins lucrativos que proporcionam assistência à sociedade. Uma das muitas características das ONGs é que elas agem também por meio do trabalho voluntário possibilitando que pessoas da própria comunidade que têm objetivos e ideologias parecidas possam ajudar nos propósitos da entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (609.9 Kb)   docx (205.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com