TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTOS ESSÊNCIAS NA ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O ADMINISTRADOR..... 4

2.2 PAPEL DA CONTABILIDADE NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES 4

2.3 SITUAÇÃO TRIBUTARIA DO BRASIL, O IMPACTO DOS TRIBUTOS NAS OPERAÇÕES EMPRESARIAS 5

2.4 PESQUISA SOBRE EMPRESA: RAMO DE ATIVIDADE E TRIBUTOS INCIDENTES SOBRE O FATURAMENTO E SOBRE O LUCRO............................... 6

2.5 DIFERENÇA ENTRE JUROS SIMPLES E JUROS COMPOSTOS ......................7

2.6 DISSERTAÇÃO SOBRE EQUIVALÊNCIA DE CAPITAL E SISTEMAS DE AMORTIZAÇÕES.........................................................................................................9

3CONCLUSÃO 11

4 REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A orientação financeira e contábil busca proporcionar ao administradores de empresas e organizações, o conhecimento necessário para buscar a melhor forma de administrar. E esta deve estar voltada para o controle das atividades, acompanhamento e atitudes que rodeá e envolve-as empresas e organizações.

Partindo desse contexto, o trabalho proposto procura apresentar uma conceituação específica de temas essenciais como a matemática financeira e da contabilidade, para a organização bem como sua origem nas empresas e a importância de saber compreende-los. Apresentar conceitos sobre as receitas e contribuições em diversos ramos de atividades, sendo que os impactos das margem de tributação são de extrema importância para a sobrevivência ou não das organizações.Apresentar pesquisa realizada em um comercio do município de Tiradentes do Sul, dos tributos pago sobre o enquadramento fiscal. Apresentar a diferenciação entre juros simples e juros compostos, demonstrando exemplos. Dissertar sobre conceitos de equivalência de capital e os sistemas de amortização mais utilizados em nosso pais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O ADMINISTRADOR

Essencial na vida do profissional da administração, a matemática financeira possui extrema importância para a tomada de decisões nas empresas. Sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de expansão dos resultados.

A Matemática Financeira fornece aos administradores o conhecimento necessário para a avaliação de negócios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de bens de capital ou de investimentos financeiros.Sua aplicação vem crescendo cada vez mais em razão do aumento das relações financeiras e econômicas na sociedade moderna.

O administrador deve possuir visão ampla, geral, a respeito de todas as atividades e informações que circulam dentro da empresa, deve possuir capacidade de análise de dados, conhecimento e acompanhamento da economia, afim de que, amparado destas informações, ele possa desenvolver estratégias e tomar decisões a respeito dos riscos e retornos inerentes ao negócio.

2.2 PAPEL DA CONTABILIDADE NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Contabilidade é uma ciência com metodologia especialmente concebida pra cumprir as funções de registro, controle e interpretações dos fenômenos que afetam as circunstâncias patrimoniais, financeiras e econômicas das pessoas físicas ou jurídicas, do direito público ou privado, com ou sem finalidade lucrativa, independente do porte da instituição.

Em contabilidade existem várias técnicas que podem ser aplicadas para se unir teoria e pratica, por exemplo, na elaboração das demonstrações contábeis,se não houvesse o embasamento das normas,não haveria padronização,o que dificultava a análise e o entendimento por parte dos usuários.

Na gestão das organizações a contabilidade, tem por objetivo o controle do patrimônio das entidades, com a finalidade de fornecer as informações a seus usuários. Sendo o patrimônio um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a entidade. Os objetivos estão definidos como as informações que deveram ser geradas para os diversos usuários possam tomar conhecimento da situação da organização em todos os momentos, com a finalidade de tomar as decisões que considerem necessárias.

2.3 SITUAÇÃO TRIBUTARIA DO BRASIL, O IMPACTO DOS TRIBUTOS NAS OPERAÇÕES EMPRESARIAS

Receita Tributária: São os ingressos provenientes da arrecadação de impostos, taxas e contribuições de melhoria. É uma receita privativa das entidades competentes para tributar: União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Obs.: Trata-se da maior fonte de receitas públicas que, em tese, deveriam seguir os princípios teóricos da tributação.

Receita de Contribuições:É o ingresso proveniente de contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de intervenção nas respectivas áreas. Mesmo diante da controvérsia doutrinária sobre o tema, suas espécies podem ser definidas da seguinte forma:

* Contribuições sociais:destinadas ao custeio da seguridade social, compreendendo a previdência social, a saúde e a assistência social. Exemplo: PIS, PASEP, COFINS, CPMF, etc.

* Contribuições sobre o domínio econômico:deriva da contraprestação à atuação estatal exercida em favor de determinado grupo ou coletividade. Exemplo: CIDE – Combustíveis.

Receita Patrimonial: é o ingresso proveniente de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicações de disponibilidades em opções de mercado e outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes. Ex: Aplicações Financeiras das reservas internacionais, de títulos privados e etc.

Receita Agropecuária:é o ingresso proveniente da atividade ou da exploração agropecuária de origem vegetal ou animal. Incluem-se nesta classificação as receitas advindas da exploração da agricultura - cultivo do solo, da pecuária - criação, recriação ou engorda de gado e de animais de pequeno porte, e das atividades de beneficiamento ou transformação de produtos agropecuários. Ex: Taxas cobradas pelo Ministério da Agricultura, EMBRAPA e etc.

Receita Industrial: é o ingresso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com